Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cresce o número de adolescentes que não usam camisinha

Hábito fez aumentar os casos de aids e sífilis entre os jovens brasileiros

Entre os anos 80 e 90 do século passado, a aids impôs mudanças abissais no comportamento sexual — o medo da contaminação fez reduzir o número de parceiros e levou às carteiras e bolsas o preservativo. Bastou que a epidemia fosse controlada para o pavor recuar. E, no vácuo desse recuo, veio o desleixo nos necessários cuidados: pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) feita com mais de 100.000 alunos do 9º ano do ensino fundamental, entre 13 e 15 anos, mostra que, em 2015, 66% tinham usado camisinha na última relação sexual — uma redução preocupante em relação a 2012, quando 75% revelaram ter posto o preservativo. O infectologista Artur Timerman, do Hospital Edmundo Vasconcelos, em São Paulo, afirma: “Os jovens estão deixando de se cuidar porque simplesmente não temem as doenças transmitidas pelo sexo”. O dado assustador: no Brasil, os casos de aids nos adolescentes entre 15 e 19 anos cresceram de 2,8 para cada 100 000 habitantes em 2006 para 5,8 a cada 100 000 pessoas em 2015.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Que morram!!!

    Curtir

  2. O brasileiro está em média regredindo mentalmente e isso está demonstrado pela queda contínua nos rankings que medem as performances dos alunos brasileiros. Essa regressão mental com a produção cada vez maior de analfabetos funcionais impacta não somente na performance da saude mas tb da econômica, da segurança, da política. Por outro lado, os mais dotados mentalmente pela natureza que não dependem do sistema educacional brasileiro que é um fracasso total, tem cada vez mais oportunidades, e isso se aplica aos mais pobres, de fugirem do Brasil para se refugiarem em paises mais avançados onde poderão desabrochar todo o seu potencial intelectual. Com isso no Brasil, o atraso mental em média só aumenta e estamos nos tornando os párias dos Homo sapiens.

    Curtir

  3. Marc Guima Olivei

    Piada. Jovens praticamnete nunca usaram camisinha. Isso é fato. Só idiota pensa o contrário. Quem diz que usa está mentindo. Não usam. É na chapa, nu e cru.

    Curtir

  4. Os jovens atuais não têm nem cérebro quanto mais vontade de usar ‘camisinha’.

    Curtir

  5. Clara Eñelee Kornetz Alves

    O pior é que eles procriam um bando de crianças doentes que só vão gastar dinheiro do Estado, com tratamento dos efeitos das doenças que os pais transmitirão à eles.

    Curtir

  6. Querem sexo seguro? Casem e sejam féis.

    Curtir

  7. É só o início das dores ………as coisas vão piorar. Junto com essa mudança de comportamento está o consumo de álcool e drogas……..e aquela estorinha de ” que só transo com você”.

    Curtir

  8. Luiz Humberto Nunes

    Só pega DST quem faz exame…

    Curtir