Chocolate e água podem ajudar a aliviar a dor

O chocolate tem o poder de aliviar a dor, segundo um estudo divulgado nesta terça-feira no Journal of Neuroscience, dos Estados Unidos. O doce age sobre uma parte do cérebro que controla os impulsos dolorosos – o que torna mais difícil parar de comer chocolate.

A água tem um poder parecido, segundo o estudo da Universidade de Chicago. A equipe liderada pela neurologista Peggy Mason e pelo pesquisador em neurobiologia Hayley Foo alimentou ratazanas com uma barra de chocolate enquanto acendiam uma lâmpada elétrica sob suas gaiolas. O calor irradiado pela lâmpada fazia com que as cobaias levantassem suas garras.

Quando os ratos comiam chocolate, porém, sua resposta ao calor se atenuava e eles não levantavam as garras com tanta rapidez. As cobaias também não paravam de comer o chocolate.

Segundo Mason, o ato de se alimentar estimulava uma parte do cérebro que controla as respostas do subconsciente a estímulos dolorosos. Esta forma natural de aliviar a dor, no entanto, contribui para a obesidade entre os humanos, destacaram os cientistas.

(Com agência France-Presse)