A cada salsicha consumida você perde 15 minutos de vida

Essa é a conclusão do estudo conduzido pelo "British Medical Journal". A culpa pode estar no fato de o alimento ser processado. O café tem efeito oposto

Poucos discordarão desta frase: salsicha é uma delícia, mas não se trata propriamente de um alimento saudável… Pois bem, o cenário agora ficou pior. Os amantes de um bom cachorro-quente agora têm mais um motivo para se preocupar com a qualidade do prato. Estudo conduzido pelo prestigioso periódico British Medical Journal comprovou que a cada salsicha consumida, a vida pode ser reduzida em 15 minutos.  Sim, 15 minutos.

O problema, que se mantém independentemente se a salsicha for misturada a ingredientes saudáveis, como salada e macarrão, está, sobretudo, no fato de se tratar de um alimento embutido.

Em novembro do ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou que o efeito ruim dos processados não é do alimento em si, mas essencialmente da maneira como são elaborados. Antes de ir para o prato, esse tipo de comida é submetido a técnicas artificiais. Os nitritos e os nitratos de sódio, por exemplo, compostos químicos que possuem a função de evitar a formação de bactérias (e, portanto, fazer com que os alimentos durem mais), têm potente ação carcinogênica.

Leia mais:

Angélica ‘ataca’ salsicha em comercial e é comparada a Roberto Carlos

Carne processada faz mal ao coração do homem, diz estudo

Já o método de defumação, que dá sabor e também contribui para prolongar a data de validade do alimento processado, usa o alcatrão da fumaça do carvão. Ainda que os mecanismos biológicos não estejam completamente desvendados, acredita-se que esses compostos danifiquem a estrutura do DNA das células, dando origem a mutações que podem fazer com que elas cresçam incontrolavelmente.

O mesmo estudo que associou o consumo de salsicha à redução do tempo de vida mostra ainda que o café tem efeito absolutamente contrário: a ingestão de duas ou três xícaras diariamente pode aumentar a perspectiva de vida em um ano a mais.

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Napoleao Gomes

    Se é verdade, por que a OMS não faz alguma coisa para barrar o consumo? Nesse caso, a salsicha mata mais que o cigarro!

    Curtir

  2. Marcos MOraes

    Mole! A cada cachorro tome um café! MAM

    Curtir

  3. É que você leva 15 minutos para comer uma salsicha, portanto…

    Curtir

  4. Claudene Carneiro

    A Suíça, ou a Alemanha, batem records de longevidade… e o prato mais comido é… salsicha!!!

    Curtir

  5. Marcos Ficarelli

    Como sempre, uma grande bobagem. Coisa malfeita é coisa malfeita, mas uma boa salchicha é uma jóia, como a mortadela ou salame. Senão, nós italianos morreríamos aos 17 anos.

    Curtir

  6. Paulo Bandarra

    A matéria aceita pacificamente a autoridade da revista sem entrar no método utilizado para medir a perda de vida de 15 minutos por cada salsicha. É difícil de acreditar nesta afirmação.

    Curtir

  7. Luciano Oliver

    Bom saber…vou comer cachorro que te bebendo um capuccino…kkkk

    Curtir

  8. Maria José Nia

    SE NÃO FOR SALSICHA VEGANA, COM CERTEZA ESTARÁ MORRENDO AOS POUCOS!

    Curtir