13 formas de emagrecer sem fazer dieta

A preocupação em restringir a alimentação acaba fazendo com que as pessoas deixem de lado medidas simples que também podem funcionar para a perda de peso. Conheça algumas delas e saiba por que elas são benéficas

É possível, sim, emagrecer sem fazer dieta, sem sofrer e sem ficar contando calorias. É tudo uma questão de mudança de hábitos. Abandone a TV e coma calmamente na mesa de jantar. Troque o copo gigante de refrigerante por outro menor. Não tem tempo de ir pra academia? Deixe o carro em casa no fim de semana e vá a pé ao cinema, à padaria, ao restaurante…

É importante lembrar que não é só com alimentação e exercícios que os quilos podem ser eliminados. O sono também é importantíssimo. Dormir bem pode ajudar a regular o relógio biológico, a produção de hormônios e ser benéfico ao emagrecimento. “Isso não significa, porém, que uma pessoa que dorme bem e não faz dieta vai necessariamente emagrecer, mas sim que o hábito pode contribuir com esse objetivo”, diz Marcio Mancini, endocrinologista da regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Endocrinologista e Metaboligia (SBEM-SP) e chefe do departamento de obesidade do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP).

Leia também:

Nove erros clássicos na hora de emagrecer

Em vez de dieta, crie hábitos saudáveis para emagrecer

“No final, é essa somatória de hábitos que ajudam no emagrecimento que pode fazer com que uma pessoa que não esteja em dieta perca peso”, diz Mancini. Se você cansou das dietas, aproveite o aval médico e conheça 13 formas de perder peso sem restringir a sua alimentação:

Fontes: Cintia Cercato e Marcio Mancini, endocrinologistas da regional de São Paulo da Sociedade Brasileira de Endocrinologista e Metabologia (SBEM-SP) e do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo