Publicidade


 

* Conteúdo exclusivo
para assinantes de
VEJA NA SALA DE AULA
     
 


Edição 1967, 2 de agosto de 2006

Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias - Biologia e Informática

Máquina e vida

Discuta como as novas tecnologias
eletrônicas se inspiram nos seres vivos


Direto do Cérebro
A Superameba
A Usina da Inovação
Especial Teconogia


Três aulas de 50 minutos


Tecnologia e biologia celular


Conhecer as características gerais dos seres vivos e relacioná-las com os desenvolvimentos da moderna microeletrônica

Muitas das novas tecnologias inspiram-se no mundo biológico para criar soluções de comunicação e processamento. Delas resultam máquinas e ambientes que parecem reagir tal qual seres vivos. As reportagens exploram essas excitantes possibilidades, o que pode se converter no fio condutor de uma discussão sobre como os engenhos humanos aproximam as fronteiras entre o universo orgânico e o virtual e mecatrônico.

Divulgação



Atividades

1ª aula - Debata o que é vida. Trata-se de uma forma abrangente de retomar o início de um curso de Biologia geral ou celular. Conte que essa questão recebe respostas mais amplas a cada avanço da ciência. Para sistematizar o exame, organize a classe em grupos, distribua entre eles cópias do quadro acima, à direita e discuta as características ali sintetizadas em seis aspectos. Entidades vivas são freqüentemente estudadas e descritas como se fossem máquinas. A metáfora é válida, pois essas engenhocas são, em essência, produtos finais de seres vivos.

2ª e 3ª aulas – Leia as reportagens de VEJA com os alunos e, em seguida, promova uma reflexão sobre os aspectos dessas máquinas e dos sistemas que lembram características dos organismos vivos. Com base nos itens do quadro, eles podem assinalar similaridades na organização hierárquica. Embora os engenhos humanos não obedeçam a um princípio celular, vale lembrar que eles se aproximam disso no caso da arquitetura dos processadores. E em relação ao crescimento e à reprodução? Sistemas e programas podem fazer isso. Alguns são capazes de evoluir e produzir mutações espontaneamente, selecionadas de acordo com a eficiência. Os nanorrobôs podem agir como seres vivos em comunidade ou como células de um tecido e exercer tarefas mais complexas, graças às propriedades emergentes dos sistemas auto-organizados. Chips decodificam impulsos nervosos e os transformam em informações para ações mecânicas.

Examine a organicidade própria da internet, que agrega informações e com elas se desenvolve. O mundo interligado pela comunicação eletrônica cria um novo ambiente com sensibilidade e onipresença que lembram os seres vivos de um ecossistema. Ali ocorre plena interação entre o sistema e a vida. A biosfera possui uma faceta virtual. Nessa nova tecnologia digital, seres virtuais interagem e aprendem com os homens, ganhando vida própria. A proposta central deste plano é ampliar a percepção de que o desenvolvimento tecnológico inspira-se nos conceitos que temos sobre a vida e acaba por transformá-los. Ajude os estudantes a compreender que, a exemplo do que sugere o aforismo filosófico, a criatura torna-se criadora porque conhece a si mesma.


Para seus alunos

Os seres vivos...

... apresentam organização hierárquica, cuja base funcional é a célula. Cada nível hierárquico (tecido, órgão) possui propriedades emergentes.

... são sistemas energéticos abertos e trabalham basicamente com energia química, proveniente de reações de complexas moléculas orgânicas.

... possuem sistema de informação. Moléculas de DNA e RNA contêm informação codificada, necessária à sua organização e reprodução.

... podem crescer. São sistemas autopoiéticos, ou seja, possuem capacidade de autoconstrução e manutenção da forma.

... respondem a estímulos e interagem com o ambiente, direcionados pela tendência à manutenção do equilíbrio interno do organismo – a homeostase.

... evoluem. A constância da reprodução não é perfeita. De tempos em tempos, mudanças adaptativas aumentam as chances de sobrevivência e a diversidade biológica.

 

Aula criada por Ricardo dos Santos Paiva, professor de Biologia do Colégio Santa Cruz, de São Paulo

 
 
menu
copyright © 2006. Editora Abril S.A. Todos os direitos reservados