Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

VEJA.com e Contas Abertas fecham parceria

Teve início no dia 9 de abril parceria entre VEJA.com e a ONG Contas Abertas. Fundada em dezembro de 2005, a organização Contas Abertas se dedica ao acompanhamento da execução orçamentária da União. Nesse período, conquistou diversos prêmios, como o Prêmio do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime pelo “importante trabalho de conscientização pública sobre prevenção e combate à corrupção”, em 2008, e o Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2011, concedido pela Câmara dos Deputados.

Fiscalização – A ONG Contas Abertas também participou como observadora das duas últimas convenções das Nações Unidas contra a Corrupção, em 2009, em Doha, no Catar, e em 2011, em Marrakesh, no Marrocos. Além disso, já administrou cursos de jornalismo investigativo para mais de mil profissionais em diversos veículos de comunicação. Desde a sua fundação, notabilizou-se, portanto, como um importante agente de fiscalização do dinheiro público.

“O controle por parte da sociedade é essencial para o aprimoramento tanto da legalidade quanto da quantidade dos gastos públicos”, diz o secretário-geral da ONG Contas Abertas, Gil Castello Branco.

Com a parceria, o site de VEJA pretende fortalecer a cobertura sobre o uso dos recursos públicos pelo governo federal, ciente de que a vigilância e o acompanhamento das instituições, além da busca pela transparência, são tarefas fundamentais da imprensa.

Conheça o site do Contas Abertas

Leia também:

Governo tem gasto recorde do Minha Casa, Minha Vida

Com empurrão do governo, Delta Construção faturou uma Marfrig em dez anos