Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Temer nomeia ex-advogado de Dilma para vaga no TSE

Admar Gonzaga, que defendeu a petista na campanha de 2010, já era ministro-substituto da corte e deve participar de julgamento de chapa

O presidente Michel Temer (PMDB) decidiu se antecipar em duas semanas e nomear o advogado Admar Gonzaga para a vaga de ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Gonzaga assumirá a cadeira após a aposentadoria do ministro Henrique Neves, no próximo dia 17 de abril e deve participar do julgamento que pode cassar a chapa formada por Temer e pela ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

O magistrado foi o mais votado na lista tríplice enviada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ao lado de Tarcísio Vieira e Sergio Silveira Banhos, e vai ocupar uma das vagas destinadas a advocacia. O TSE é composto por sete ministros, sendo três do STF, dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois defensores. Nomeado por Dilma Rousseff, Admar Gonzaga se tornou ministro-substituto da Corte em 2013.

A escolha de Gonzaga, que advogou para a primeira campanha da chapa Dilma-Temer, em 2010, foi publicada no Diário Oficial da União nesta sexta-feira, mais de quinze dias antes da saída de Neves. Segundo o colunista do site de VEJA, Felipe Moura Brasil, o presidente Temer conta com a presença de Gonzaga na corte para fortalecer as suas possibilidades de ser inocentado no processo, que apura se a coligação recebeu recursos de corrupção na campanha da reeleição.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Sonia Vieira

    Vai sair os dois ilesos. Ele presidente e ela com direitos políticos, assessores, etc. Tudo um grande teatro para ingles ver.

    Curtir

  2. Jorge Dias da Silva

    É, temer !.

    Curtir

  3. Israel de farias

    Isso um escarnio com o povo brasileiro, por isso sou a favor da intervenção, e agora sou a favor do fuzilamento dos políticos que estão destruindo a nação. #revolta

    Curtir