Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

STJ suspende decisão que bania direitos políticos de Angela Amin

A candidata pepista à prefeitura de Florianópolis foi condenada por improbidade administrativa na última terça-feira

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu a decisão que retirava os direitos políticos da candidata à prefeitura de Florianópolis, Angela Amin (PP). A decisão foi proferida em caráter liminar nesta terça-feira pelo ministro Mauro Campbell Marques.

A retirada dos direitos políticos de Angela por cinco anos era parte da pena aplicada devido a condenação por improbidade administrativa na última terça. “Defiro o pedido liminar para atribuir efeito suspensivo à decisão proferida. Oficie-se, com urgência, ao Juízo da 101ª Zona Eleitoral de Florianópolis para ciência da presente decisão.”, afirma o ministro na decisão.

LEIA TAMBÉM:
Em Curitiba, Ney Leprevost aparece na liderança, com 52%
Mensalão é coisa do dia a dia, diz juíza de Cuiabá

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina, em 2000 – quando disputava a reeleição, Angela usou uma campanha publicitária para divulgar “filmes, anúncios, jingles, outdoors e distribuição de livretos destacando mais de 800 obras realizadas” sob o pretexto de comemorar o aniversário da capital. Para o MP, a pepista usou um “elo indisfarçável entre as duas formas de publicidade, o que evidencia, mesmo em caráter subliminar, a intenção de promoção pessoal, com verbas públicas”, o que configura o crime de improbidade.

Na ocasião, ela foi condenada a apenas ressarcir os cofres públicos, mas, para o desembargador Newton Trisotto, o ato foi “extremamente grave” e de intensa “repercussão e reprovabilidade sociais”, por isso o caso foi para o STJ. Campbell decidiu, no último dia 28, que Angela deve ter os direitos políticos suspensos por cinco anos, paga o valor de 1 milhão de reais pelo prejuízo causado ao município, além de multa de 20% sobre o valor.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Neri Antonio

    Parece até jogo de carta marcada. Porque este ministro não se manifestou bem antes? Deixou chegar ao ponto que chegou para fazer esta presepada? Se investigar é até capaz de se descobrir que tem filiação em algum partido da coligação do oponente.

    Curtir

  2. Valesca Nessa

    Teve um ano que o Esperidião Amin ganhou na capital POR FRAUDE ELEITORAL.
    Não sei como tem gente que vota nessa gente ainda!!!

    Curtir

  3. Valesca Nessa

    ELA FOI CITADA NO CASO DA MOEDA VERDEEEEEE!!! CORRUPTA!!! O DONO DO COSTÃO DO SANTINHO TAMBEM FERNANDO MARCONDES.

    Curtir

  4. Valesca Nessa

    ELA FOI CITADA NO CASO DA MOEDA VERDEEEEEE!!! CORRUPTA!!! O DONO DO COSTÃO DO SANTINHO TAMBEM FERNANDO MARCONDES…

    Curtir