Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Segurança é a principal preocupação dos eleitores na internet

Um estudo mostra que o tema voltou a ser o mais comentado na internet depois dos protestos em SP

Um pente-fino nas redes sociais, blogs e fóruns esta semana mostra que o assunto principal entre os internautas mudou. À frente do computador ou do celular, as pessoas deixaram de publicar tantas mensagens sobre temas relacionados à educação brasileira, como na semana anterior. Os protestos de São Paulo causaram uma onda de postagens e foram os responsáveis por levar a segurança pública ao topo dos assuntos mais comentados no país, segundo dados coletados pela Diretoria de Análise de Políticas Públicas (DAPP), da Fundação Getúlio Vargas. A discussão se alastrou por outras cidades e só amainou nas redes com a abertura da Paralimpíada, na quarta-feira.

O fim do impeachment, tema bastante repercutido na internet durante a semana passada, abriu espaço para que assuntos municipais fossem mais comentados esta semana. A maior aparição dos candidatos na mídia ajudou a aumentar as publicações nas redes sobre as eleições. Os assuntos relacionados à educação e saúde saíram da esfera nacional e começaram a ser mais debatidos a nível local. No Rio e em Belo Horizonte, os internautas reclamaram da falta de equipamentos em hospitais.

Na comparação com São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre, a capital fluminense é onde mais se fala sobre mobilidade. A espera pelo uso da linha 4 do metrô, ainda fechada ao público em geral, e o problema dos ônibus sem ar-condicionado fizeram o Rio disparar nas publicações sobre transporte público. Em 8% dos comentários sobre o tema os internautas escreveram a palavra “calor”. Um prato cheio para os políticos em campanha.