Quase metade dos cariocas não votou em ninguém

Total de eleitores que se absteve de comparecer às urnas ou que votou em branco e nulo chegou a 42,5% no Rio de Janeiro

A eleição do Rio de Janeiro levou Marcelo Crivella, do PRB, e Marcelo Freixo, do PSOL, ao segundo turno. Mas quem ficou na dianteira, na verdade, foram os votos brancos, nulos e as abstenções. Juntos, somaram 42,5%. Em números absolutos significa dizer que 1,9 milhão de cariocas não foram às urnas ou, quando o fizeram, não votaram em nenhum dos candidatos. Na disputa pela prefeitura em 2012, ocasião em que Eduardo Paes foi reeleito no primeiro turno, os três índices somados chegavam a 34%. Comparado com a votação neste domingo, o aumento foi de 8,5 pontos percentuais.

Leia também: Crivella e Freixo disputarão segundo turno no Rio de Janeiro

Como a lei eleitoral considera apenas os votos válidos, Crivella ficou com 27,28%, seguido por Freixo, com 18,26%. Pedro Paulo, do PMDB, partido que governou a cidade por oito anos, ficou em terceiro com 16,12% dos votos. Ele foi seguido por Flávio Bolsonaro (PSC), com 14%; Indio da Costa (PSD), com 8,99%; Carlos Roberto Osório (PSDB), com 8,62%; Jandira Feghali (PC do B), com 3,34%; Alessandro Molon (Rede), com 1,43%; e Carmem Migueles (Novo), com 1,27%.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Pois é, 42.5% de omissos que votaram nulo, em branco, ou não compareceram às urnas. Depois se acham no direito de reclamar, pelos maus serviços prestados, etc…, Quem se omitiu é covarde, e se quisesse mudanças mesmo teria exercido a sua cidadania indo as urnas. Tomara que reclamem muiiiiito de tudo, vcs merecem hipócritas, preguiçosos, dementes. Vcs são uns bostas.

    Curtir

  2. Bernardo Reis Bastos

    Votar em branco não é ser OMISSO mas simplesmente não concordar com ninguém que é candidado… Respeite o DIREITO de DISCORDAR…

    Curtir

  3. André Teixeira

    Isso mostra claramente que o povo é contra a obrigatoriedade de votar, e que o nível dos candidatos não está agradando, talvez com o fim do voto obrigatório melhora o eleitor e os candidatos, e por consequência a administração pública.

    Curtir

  4. Rosana Duelis

    Olga Sessa, quanta ofensa às pessoas que votaram nulo ou em branco. Essa opção tb faz parte da democracia. Agora pra mim obrigatoriedade em votar já não é democracia. Eu só vou porque é obrigatório e pra mim não tem um politico que mereça meu voto portanto voto nulo e assim o até que tenha um candidato que realmente valha a pena. Pra mim, os cariocas demonstraram um ato de inteligência, assim todos os brasileiros fizessem o mesmo. Seria um ato de protesto dois mais inteligentes possíveis e com certeza nota coisa mudaria nesse país. Infelizmente o povo não conhece a força que tem.

    Curtir

  5. Rejane Rodrigues

    Também votei nulo e foi minha forma de expressar meu descontentamento com nosso sistema de representação política. Nossa sociedade precisa reformular todo esse sistema, que só está muito bom para os políticos. Até lá, voto nulo e branco é a melhor opção.

    Curtir

  6. Para votar em ladrões e corruptos, é o que todos são, é melhor não votar em ninguém, pelo menos tenho a minha consciência tranquila, nessa republica carcomida.

    Curtir

  7. Ricardo Almeida

    A todos os que estão declarando seu voto branco/nulo eu deixo um questionamento. Já que estão reclamando tanto de que o sistema está ruim/falido, como é que vocês pretendem mudá-lo, visto que votar em branco/nulo simplesmente alavanca quem está na frente das pesquisas mais perto dos cargos?

    Curtir

  8. Anderson Fernandes

    Falo e insisto… Não sou obrigado à votar em ninguém… o Comentário desta Olga é típico do clã que pede voto nos Bolsonaros… Acertei? Para mim o Pai e os filhos são umas antas… E não tem meu voto, com certeza…

    Curtir

  9. Vanessa Rodrigues

    Ricardo Almeida apenas os votos válidos são destinados aos candidatos ,como o voto em branco e o voto nulo não são válidos,não são transferidos para nenhum candidato.O voto nulo é um tipo de manifestação do eleitor.O voto em branco indica que o eleitor não aprova nenhum dos candidatos .

    Curtir