Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Protestos em 80 cidades pedem o julgamento do mensalão

Movimentos anticorrupção prometem ir às ruas neste sábado nos 26 estados. Se não for julgado até junho, o processo poderá ser adiado para 2013

Pelo menos 81 cidades nos 26 estados do país prometem realizar mobilizações contra a corrupção neste sábado, feriado de Tiradentes. É a terceira manifestação deste ano organizada pelos movimentos anticorrupção, que em 2012 vão pedir a realização do julgamento do mensalão pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Se não entrar na pauta da Corte neste semestre, o processo poderá ser adiado para 2013.

“Essa questão é a mais urgente, porque pode mudar o resultado das eleições municipais de outubro”, afirma Carla Zambelli, fundadora do NasRuas, um dos movimentos que organiza a mobilização nacional. Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e São Paulo são as cidades onde se espera a maior adesão de pessoas aos atos de protesto. A convocação está sendo feita principalmente pelas redes sociais.

Em algumas cidades, os manifestantes planejam firmar um abaixo-assinado que será entregue na quarta-feira para o revisor do processo do mensalão, o ministro Ricardo Lewandowski, numa audiência pública no Salão Branco do STF. Já foram reunidas 16.000 assinaturas e a meta é chegar a 30.000. Além do documento, Lewandowski receberá uma ampulheta representando o tempo que está se passando sem que sejam julgados os 40 réus envolvidos no escândalo.

Em São Paulo, a concentração será no vão do MASP a partir das 15 horas. A expectativa da organização é de que 2.000 pessoas participem do protesto. Na manifestação de 7 de setembro do ano passado, cerca de 4.000 pessoas foram à Avenida Paulista.

No Rio, a estratégia será levar um carro de som com música para o Posto 9, na Praia de Ipanema. Os manifestantes cariocas pedirão que a CPI do Cachoeira seja ampla e irrestrita, investigando autoridades e políticos de todos os partidos. Além do ex-ministro José Dirceu e do presidente do Senado, José Sarney, os escândalos recentes devem colocar novos personagens entre os alvos de críticas dos manifestantes, como o senador Demóstenes Torres.

Os movimentos que realizam as manifestações pelo Brasil neste sábado já defenderam em seus protestos causas como a aprovação da Lei da Ficha Limpa, que entrou em vigor no começo deste ano.

Confira no mapa abaixo os locais de horários das manifestações pelo país: