Lula e Taiguara, seu sobrinho, são indiciados por corrupção

Negócios entre eles e a empreiteira Odebrecht foram revelados por VEJA em fevereiro de 2015

Conforme VEJA antecipou na última sexta-feira, a Polícia Federal indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o seu sobrinho Taiguara Rodrigues dos Santos na Operação Janus. O inquérito, com 235 páginas, foi entregue ontem ao Ministério Público Federal — que vai avaliar se oferecerá ou não denúncia contra o petista. A investigação mira em contratos milionários firmados entre a Odebrecht e a empresa Exergia Brasil, cujo sócio é  Taiguara Rodrigues dos Santos, para a realização de obras em Angola.

dupla-empurraozinho-do-tio-lulaDe acordo com o relatório da Polícia Federal, obtido por VEJA, há “indícios de vantagens auferidas pelo ex-presidente e seus familiares em decorrência de supostos serviços prestados”. No esquema delineado pelos investigadores, Lula atuava como “verdadeiro lobista da construtora Odebrecht”. Formalmente, a empreiteira contratava o ex-presidente para dar palestras em países da América Latina e da África, onde a empresa desenvolve projetos bilionários financiados pelo BNDES. Ao todo, Lula recebeu 7,6 milhões de reais da Odebrecht em sua empresa, a L.I.L.S., e em doações ao Instituto Lula. Nessas andanças pelo exterior, o ex-presidente se encontrava com chefes de Estado e autoridades estrangeiras com os quais discutia assuntos do interesse da construtora, conforme revelam telegramas do Itamaraty analisados pelos investigadores. “Percebe-se, no contato de alguns telegramas, a atuação de Lula no intuito de beneficiar a construtora”, diz o relatório da PF.

Em algumas dessas viagens ao exterior, Lula foi acompanhado pelo ex-diretor de relações institucionais da Odebrecht, Alexandrino Alencar. Conforme VEJA revelou na última sexta-feira, o lobista da empreiteira, ao negociar seu acordo de delação, afirmou que Taiguara foi contratado pela Odebrecht a pedido de Lula, no mesmo ano em que o BNDES aprovou um financiamento para a empreiteira construir a hidrelétrica de Cambambe, em Angola. Foi nessa obra que Taiguara prestou serviço à construtora e recebeu 3,5 milhões de reais.


MENSAGENS NO WHATSAPP

Entre as provas utilizadas pela Polícia Federal em seu relatório, estão mensagens e documentos apreendidos pelos investigadores no computador de Taiguara. Conforme VEJA revelou, foi encontrado o seguinte diálogo no WhatsApp do sobrinho de Lula:


Taiguara:
Hoje quando o HOMEM me ligou fiquei felizão

Taiguara: Mandei SMS e 05 segundos ele ligou

Taiguara: Quarta estarei com ele

 

(…)

Fábio Oktober: Mandou no direto dele?

Taiguara: No segurança

Taiguara: Que é o contato oficial. Aí ele falou: o que está acontecendo companheiro

Taiguara: Foi legal

Fábio Oktober: Vai mexer todos os pauzinhos a teu favor

Taiguara: Vai !! Sempre fez…

(…)

 Taiguara: A T7 vai bombar mais que a Exergia

 Taiguara: E o TIO dando empurrãozinho

Taiguara: O Tio hoje preocupado com Cuba, se vira ou não vira…, ele é f…

Taiguara: Não tem um cara igual a esse na minha vida…Ele me trata melhor que os filhos

 

DOCUMENTOS

Os investigadores também encontraram um arquivo que revela como Taiguara agia em nome de Lula. No documento, de setembro de 2009, o sobrinho do ex-presidente escreve para “Dr. Helder”, identificado pela PF como Helder João Beji, ex-funcionário do Tribunal de Contas de Angola. Na correspondência, Taiguara diz que está enviando uma reportagem sobre o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula e preso na Operação Lava-Jato. “Esse mesmo (Bumlai) me procurou a pedido do Chefe Maior, e de seu filho, para tocarmos em conjunto projetos em Angola. Estamos falando de um empresário do mais alto escalão, e que está a nossa disposição. Ele é muito poderoso meu irmão. Projeto acima de US$ 100 milhões é a sua pretensão”, escreveu. A insistência de Taiguara em prospectar negócios na África deu certo. A sua empresa, Exergia Brasil, associou-se com uma companhia portuguesa em Angola — e foi contratada pela Odebrecht para a obra de construção da hidrelétrica de Cambambe, que recebeu um empréstimo de 464,4 milhões de dólares do BNDES. Somente por esse serviço prestado, Taiguara, sem experiência na área de engenharia, recebeu 3,5 milhões de reais.

A existência do negócio entre Taiguara e a Odebrecht foi revelada por VEJA em fevereiro de 2015. Antes de virar parceiro de negócios da Odebrecht, Taiguara era dono de uma pequena vidraçaria. Transformado em empreiteiro de uma hora para a outra, comprou uma cobertura, enamorou-se por carrões e ostentou riqueza nas redes sociais. Na esteira das viagens internacionais do tio Lula, prospectou negócios na América Central e na África. Taiguara sempre negou qualquer favorecimento da Odebrecht. Taiguara é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, o Lambari, amigo de Lula na juventude e irmão da primeira mulher do ex-presidente. Funcionários do governo e executivos de empreiteiras costumavam identificá-lo como “o sobrinho do Lula”.

Lula foi indiciado pela Polícia Federal pelo crime de corrupção passiva. Taiguara Rodrigues e Marcelo Odebrecht, preso na Operação Lava-Jato, e outros executivos da construtora foram indiciados por corrupção e lavagem de dinheiro. Em nota, O Instituto Lula afirmou em nota que a defesa do ex-presidente “irá analisar o documento da Polícia Federal, vazado para a imprensa e divulgado com sensacionalismo antes do acesso da defesa”. O advogado Roberto Podval, que defende Taiguara, disse que ainda não teve acesso ao relatório da PF. “Com o indiciamento de Taiguara, agora iremos trabalhar na defesa do nosso cliente. Iremos nos manifestar nos autos”, afirmou Podval.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Fernando BHZ

    Que injustiça …. PF questionando a competência técnica e humana de um ex-vidraceiro e ex-despachante na empreitada absolutamente banal que é construir uma usina hidrelétrica …

    Curtir

  2. Regina Coeli

    É um mafioso profissional. Onde quer que se investigue, esse sujeito está lá.
    O que falta para prendê-lo?

    Curtir

  3. deixa eu entender? o Lula pingaiada já foi considerado réu, agora indiciado, e o que precisa mais pra ir pro xilindro junto com o irmão gêmeo o petista Terrorista José Dirceu? o que precisa mais, roubar, matar, sequestrar traficar???? eta petralhada do inferno. Quantas crianças e jovens perderam seu futuro por estes trastes.

    Curtir

  4. Claudio wesley peixoto

    Três processos tem direito a pedir música no fantástico ..pede aí

    Curtir

  5. O DR: JUIZ SÉRGIO MORO, além de ASTUTO é SAGAZ…Penso que O MAGNÂNIMO MAGISTRADO, ainda não indiciou lula, ou pediu prisão preventiva, simplesmente para deixar ”sangrar” psicologicamente em praça pública.. Após as eleições do segundo turno, quando definitivamente o eleitor ”enterrará” o P.T. definitivamente; mandará recolher a ”cambada” restante..

    Curtir

  6. Jorge Luiz Dutra Iório

    Quantas pessoas perderam suas vidas por causa de Lula e sua gang? O que esta se esperando ainda para por esses mafiosos na cadeia? Afinal, Lula quase destruiu o Brasil e merece apodrecer na prisao pelo resto de seus dias.

    Curtir

  7. Sergio Cihgral

    “Não há alma mais honesta do que eu neste país”.
    (Como entender que ainda existem brasileiros que acreditam e depositam fé no que diz e no que faz este cidadão?)

    Curtir

  8. Jonas ninive

    E conhecereis a verdade e ela vos libertará. Lula 2018!!!!! Coxaiada pira…

    Curtir

  9. Arlindo Forni

    Quando será que afinal Lula encontrar-se-á com um juiz para que seja condenado ou inocentado? Esta história já está cheirando mal.

    Curtir

  10. Edson G Fernandes

    Família que empreendeu unida irá em cana unida.
    Com certeza Lula entrará para História como o gangster que criou a maior quadrilha de todos os tempos.

    Curtir

  11. Reinaldo Favoreto Júnior

    estou começando a ter uma leve impressão que talvez o lula deveria ser preso….roubo é crime, né? nem sei mais

    Curtir

  12. paulo roberto carmesini

    Como se diz aqui no interior: Cada enxadãosada, uma minhoca. PQP, não tem lugar onde se mexe que não aparece uma falcatrua. Tá demorando muito para prender o “Bagrão ensaboado”.

    Curtir

  13. Giovani Justo Como Dedo N´água

    Todos só querem cadeia para estes canalhas. Somente se for perpétua seria uma punição realmente justa. Tem que desestimular a corrupção. Porém isto só acontece quando há punição maior que o benefício alcançado. O certo seria enquadrar crimes de corrupção como hediondos, pois os estragos social, econômicos e psicológicos que causam para uma comunidade, um estado ou uma nação inteira é muito grave. Além , é claro, de que filhos e netos responderiam pelas falcatruas dos progenitores. Duvido que com este modelo, os próprios parentes não ficariam contra a “esperteza” dos pais e avós. Simples. E não me venham com “jurumelas”

    Curtir

  14. Gabriel Carneiro

    Se eu pudesse, colocaria ele e a outra na mesma jaula, colocaria varias cestas de ovos e tomates a uns 10 metros de distância e uma placa na jaula com os seguintes dizeres: “só atire ovos ou tomates aquele que se achar mais honesto do que ele!”, kkkkkkkk

    Curtir

  15. jose milton mascarim

    Parece estar sendo aguardado parecer do STF, a respeito de ser condenado e preso em 2ª instância judicial. Creio.

    Curtir

  16. Ficarem pobres de novo (depois de devolver o que roubaram) não será novidade. Novidade será irem todos pro xadrez.
    É certo que o árduo trabalho da operação Lava Jato precisa de todo nosso apoio, pois esses bandidos (P.T., caciques do PMDB, Lula e comparsas) estão fazendo O DIABO pra quebrar tudo E SABEMOS DISSO. Mas a justiça vai vencer, a República vai vencer, a Carta Magna vai vencer.

    Curtir

  17. adson miranda de almeida

    quando Lula vai ser preso. ta demorando

    Curtir

  18. Angela Moraes

    Cada dia que passa mais nojo estou pegando da política brasileira. FORA PT, ACABOU, NÃO DÁ MAIS PARA ENGANAR O POVO!!

    Curtir

  19. Tanta “maldade” para alguém que nasceu analfabeto mas que tornou-se expert em burlar o sistema…

    Curtir

  20. Carlos Andrade

    “Antes de virar parceiro de negócios da Odebrecht, Taiguara era dono de uma pequena vidraçaria”. São muito bons em criar fenômenos de hora para outra. Na família de Lula, só tem fenômenos.

    Curtir

  21. Que vergonha essa família do Lula!!! Deveriam desaparecer deste país.

    Curtir

  22. Visite Nosso Site : LOJAO DO LAVA JATO Lojao

    Tantas e tantas denuncias, e ele continua livre , leve e solto……….. ISSO É BRASIL

    Curtir

  23. roberta zilio

    A justiça brasileira precisa criar um formulário padrão com todos os crimes previstos em nossas leis para o Lula. Não existe crime que ele não cometeu. Será mais prático. É só assinar.

    Curtir