Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Odair Cunha será o relator da CPI do Cachoeira

Nome do petista foi escolhido em reunião da bancada nesta segunda-feira. Paulo Teixeira e Cândido Vaccarezza também farão parte da comissão

O PT indicou o deputado Odair Cunha (MG) para ser o relator da CPI do Cachoeira na Câmara. Paulo Teixeira (SP) e Cândido Vaccarezza (SP) serão os outros titulares da legenda na Comissão Parlamentar de Inquérito. A decisão foi tomada em uma reunião da bancada, nesta segunda-feira. O partido, dono da maior bancada na Câmara, tem direito à escolha do relator graças ao critério da proporcionalidade.

Aos 35 anos, Odair Cunha está no terceiro mandato. Entre Vaccarezza, tido como mais moderado, e Teixeira, mais agressivo, a escolha de Cunha significa um meio-termo. Ele também é considerado um parlamentar ligado à ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; a escolha é um sinal de que o Planalto pretende influir na condução da CPI.

“Odair é um parlamentar que, apesar de jovem está no terceiro mandato. Então a relatoria está em boas mãos”, disse nesta segunda-feira o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP). O parlamentar mineiro terá a missão de guiar o trabalho da CPI e apresentar, no fim, um relatório que apontará os crimes cometidos por agentes públicos ligados à quadrilha do contraventor Carlinhos Cachoeira.

Os deputados Doutor Rosinha (PR), Luiz Sérgio (RJ) e Sibá Machado (AC) devem ser os suplentes petistas na CPI. Com a indicação do PT na Câmara, faltam poucos nomes para que a lista de integrantes da comissão esteja completa. O prazo para as indicações se encerra na noite desta terça-feira. O PMDB escolheu o senador Vital do Rêgo para presidir a CPI.

Câmara:

PT – titulares: Odair Cunha (MG), Paulo Teixeira (SP) e Cândido Vaccarezza. Suplentes: Doutor Rosinha (PR), Luiz Sérgio (RJ) e Sibá Machado (AC)

PMDB – titulares: Luiz Pitiman (DF) e Íris de Araújo (GO). Faltam dois suplentes.

PSDB – titulares: Carlos Sampaio (SP) e Fernando Francischini (PR). Suplentes: Domingos Sávio (MG) e Rogério Marinho (RN)

DEM – titular: Onyx Lorenzoni (RS). Suplente: Mendonça Prado (SE)

PSB – titular: Paulo Foleto (ES). Suplente: Glauber Braga (RJ)

PTB – titular: Sílvio Costa (PE). Suplente: Arnaldo Faria de Sá (SP)

PR – titular Maurício Quintela Lessa (AL). Suplente: Ronaldo Fonseca (DF)

PDT – titular: Miro Teixeira (RJ). Suplente: Vieira da Cunha (RS)

PSC – titular: Filipe Pereira (RJ). Suplente: Hugo Leal (RJ)

PPS – titular: Rubens Bueno (PR)

PV – suplente:Sarney Filho (MA)

Senado:

PSDB – titular: Alvaro Dias (PR). Suplentes: Cássio Cunha Lima (PB) e Aloysio Nunes Ferreira (SP)

PMDB – titulares: Vital do Rêgo Filho (PB), Romero Jucá (RR), Jarbas Vasconcelos (PE)*. Falta um suplente.

DEM – titular: Jayme Campos (MT)

PTB – titular: Fernando Collor (AL)

PDT – titular: Pedro Taques (MT). Suplente: Acir Gurgacz (RO)

PP – titular: Ciro Nogueira (PI)

PR – suplente: Vicentinho Alves (TO)

PSOL – suplente: Randolfe Rodrigues (AP)**

* Vaga cedida pelo PSDB

** Vaga cedida pelo DEM