Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novas inscrições para o Mais Médicos começam amanhã

Ministério da Saúde estima que 2.600 vagas de trabalho serão abertas

Começa amanhã e vai até sexta-feira o novo período para inscrições de profissionais no programa Mais Médicos. O número exato de vagas abertas será calculado pelo Ministério da Saúde no último dia de adesões, quando os municípios que já participam do programa confirmarem se ainda precisam dos médicos. A estimativa da pasta, no entanto, é de que serão criados cerca de 2.600 postos de trabalho.

Leia também:

Mais Médicos: Brasil já transferiu R$ 2,8 bi para Cuba

Mais Médicos: a ordem era ignorar o Itamaraty

Os clínicos que concluem em janeiro o ciclo de um ano no programa poderão continuar nele por mais três anos, sem sair do município onde já trabalham. “O esperado é que a maioria desses profissionais saia agora em janeiro, já que se inscreveram para ganhar pontuação na residência médica “, diz o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Hêider Pinto. Desde o ano passado, o Ministério da Saúde permite ao candidato, no momento da inscrição, optar pela modalidade que prevê atuação por um ano e ganho de pontuação adicional de 10% em provas de residência, ou escolher a permanência no município por três anos, com ajuda de custo.

As vagas serão abertas primeiro a médicos registrados nos conselhos regionais de medicina brasileiros. Caso esses profissionais não preencham todos os postos, os brasileiros formados no exterior terão oportunidade de concorrer. Por último, profissionais estrangeiros poderão ficar com as vagas restantes.

Criado em 2013, o Mais Médicos conta hoje com 18.240 médicos em 4.058 municípios e 34 distritos sanitários indígenas especiais.

(com Agência Brasil)