Na ONU, Temer diz que impeachment foi exemplo ao mundo

Presidente Michel Temer abriu a 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York

O presidente Michel Temer (PMDB) disse que o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff foi um “exemplo ao mundo”. Ele abriu, nesta terça-feira, a 71ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. O tema do encontro deste ano são os “objetivos do desenvolvimento sustentável”.

Segundo Temer, o processo “transcorreu dentro do mais absoluto respeito constitucional”, regrado e conduzido pelo Congresso Nacional e pela Suprema Corte brasileira. “O fato de termos dado esse exemplo ao mundo implica que não há democracia sem Estado de direito, sem normas que se apliquem a todos, inclusive aos mais poderosos”, afirmou Temer. O presidente concluiu dizendo que, no Brasil, há “um Judiciário independente, um Ministério Público atuante e órgãos do Executivo e do Legislativo que cumprem com o seu dever”.

Leia também:
Temer tenta atrair investidores ao país em Nova York
Suspeito por explosões em Nova Jersey e Nova York é detido

Inicialmente, havia a expectativa de que Temer evitaria questões pontuais, como o impedimento de Dilma e a tese de golpe. O presidente também focou sua fala na situação econômica do país ao dizer que o objetivo de seu governo “é retomar o crescimento econômico e restituir aos trabalhadores brasileiros milhões de empregos perdidos”, e na busca pela retomada de confiança do mercado internacional. “A confiança já começa a se restabelecer e um horizonte mais próspero já começa a desenhar-se”, afirmou Temer aos Chefes de Estado e de Governo que estão em Nova York.

No início de seu discurso, o peemedebista disse que o país atua com os “pés no chão e sede de mudança na nossa região e além dela”. “[O Brasil é] um país que persegue seus interesses sem abrir mão de seus princípios. Queremos para o mundo o que queremos para o Brasil: paz, desenvolvimento sustentável e respeito aos direitos humanos. Esses são os valores e as aspirações da nossa sociedade. Valores e orientações que nos orientam no plano internacional”, disse Temer.

Temer citou os desafios para o combate ao tráfico de drogas e às armas de fogo, que “se faz sentir em nossas cidades, escolas, famílias”. Segundo ele, o combate ao crime organizado requer trabalho “de mãos dadas”. “A segurança de nossos cidadãos depende da nossa ação coletiva”, afirmou ele.

A guerra na Síria também foi citada pelo presidente brasileiro, que declarou ser “inadiável” uma solução política. Ele ressaltou que as maiores vítimas do conflito são mulheres e crianças e disse que é preciso garantir “acesso a ajuda humanitária da população civil”. Temer também falou sobre a questão de Israel e Palestina, que reivindicam seu próprio espaço. “O Brasil apoia a solução de dois estados em convivência pacífica, dentro de fronteiras mutuamente acordadas e internacionalmente reconhecidas”.

O presidente falou, ainda, sobre a agenda nuclear, afirmando que “são milhares de ameaças à paz e a segurança internacional”. “O mais recente teste nuclear na península coreana não nos deixa esquecer o perigo da proliferação nuclear”, disse Temer, a respeito dos recentes testes nucleares coreanos. Ele também ressaltou a atuação brasileira na questão, dizendo que o país “fala com a autoridade de quem tem uso de energia nuclear para fins estritamente pacíficos”.

Refugiados

Nesta segunda-feira, o peemedebista fez seu primeiro discurso na ONU, durante reunião sobre refugiados e migrantes com outros líderes mundiais. Ao longo de sua fala, feita em português, Temer destacou que o Brasil tem cerca de 80.000 haitianos com permanência registrada e mais de 2.000 refugiados sírios reconhecidos pelo governo.

Ele também reafirmou o empenho do país em acolher cidadãos que fogem de conflitos e desastres naturais. “Estamos engajados em iniciativas de reassentamento de refugiados de nossa região, com atenção especial para mulheres e crianças”, afirmou Temer.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Tremendo cara de pau. Se tivesse um pingo de vergonha na cara teria renunciado.

    Curtir

  2. Roberto Leone

    Parabéns, que coloque ordem na bagunça deixada – ou podemos chamar de herança maldita.

    Curtir

  3. JArnaldo Nunes

    Contra o PT e demais bandidos vale tudo e o choro é livre porque para eles(PT) vale tudo para arrombar os cofres públicos e se perpetuarem no poder. Perderam novamente.

    Curtir

  4. vital pontes

    Kkkk, quem diabos quer esse exemplo para seu País? O que se espera de um Presidente que assuma alguém que foi impedido de governar é que ele seja o OPOSTO do que foi cassado, esse Temer é totalmente o inverso, pois ele e toda sua equipe são piores do que os que estavam no poder…FORA TEMER !!!

    Curtir

  5. Luiz Carlos de Siqueira

    Não podemos confiar totalmente em homens. Mas peço a Deus para iluminar Michel Temer para nos tirar deste abismo deixado por Lula e sua casta maldita. Sou da opinião que quem deve tem que pagar. A começar por Lula, Renan, segue relação…

    Curtir

  6. Paulão Santa Cecília

    Pelos menos paramos de passar vergonha com à analfabeta da Dilma. Temer fala com coerência e de maneira correta, como alguém que tem cabedal para ser Presidente da Republica.

    Curtir

  7. Paulo Bertazzi

    É isso aí…BORA TEMER

    Curtir

  8. Até que enfim temos um presidente que tem pelo menos postura de presidente.

    Curtir

  9. Paulo Bertazzi

    Renúncia é o que deveria ter feito a a cadela dentuça. O estrago que esse parto de mula do impitima causou na economia, será sentido por décadas.

    Curtir

  10. Avelino Maxi

    Quem elegeu esse politico presidente , pelo que eu sei ele entrou pela porta dos fundos com conchavos da elite e a imprensa os quais não aceitam que o trabalhador viva dignamente. ele não passa de um cara de pau golpista.

    Curtir

  11. Leonardo Freitas

    Bravo!!!! o empenho do país em acolher cidadãos que fogem de conflitos e desastres naturais, também é um grande exemplo que passamos para o mundo.

    Curtir

  12. Januario Neto Souza Neto

    Parabéns Temer!cexemplo de como no Brasil politico bandido apoiado pelas elites e uma midia cartelizada, transforma o País num exemplo de Republic of Bananas.

    Curtir

  13. Roberto Michelson

    Que enorme diferença na qualidade no contexto da ultima fala da Anta na ONU que chegou ao ponto de defender o EI.Depois de treze anos voltamos a ter um presidente com perfil de estadista, parabéns Presidente Temer.

    Curtir

  14. Um golpista safado e mentiroso. Proibiu a vinda dos sírios e vem dar uma de santo. #ForaTemer

    Curtir

  15. Severino de Araújo Ferreira

    Temer está absolutamente certo. Temos uma democracia que funciona, não obstantes as mazelas da corrupção, da ética e da moral institucionalizadas no País nos últimos 14 anos.

    Curtir

  16. Parabéns Presidente Temer, as pessoas sérias estão apoiando o Senhor. Eu não votei no senhor em 2010 nem em 2014, pois não confiava na cabeça de chapa, mas hoje sei que sua excelência e sua excelente equipe, são as pessoas mais indicadas para tentar tirar o Brasil dessa enrascada! Obrigado!

    Curtir

  17. Agora temos um Presidente de verdade e que fala português, parabéns Temer!

    Curtir

  18. Falou a mais pura verdade.
    Não votei na chapa dele, mas me sinto muito melhor como brasileiro tendo o Temer como o presidente legítimo que é.

    Curtir

  19. Tradução… Os petralhas, petistas ou mortadelas (o resultado é o mesmo) tambem perdem nas redes sociais… PT NUNCA MAIS !!

    Curtir

  20. Frederico Corvalan

    Ainda me espanto com a ignorância do povo. Alguém acredita que o PMDB não sabia do que acontecia? Que o Temer não sabia! Esqueceram da gravação feita por Sérgio Machado? Povo burro!

    Curtir

  21. Bravo, Temer! Os analfabetos corruptos que nem sabem se expressar desceram ou estao ainda descendo ao puxar a descarga. Quanto aos comunas das republiquetas de banana…. Tchau queridos! Muito melhor sem voces. ADIOS!!!!

    Curtir

  22. Micky Oliver

    Bora Temer!!! Arruma a casa pro Bolsonaro chegar em 2018!!!!

    Curtir

  23. adson miranda de almeida

    DEUS LHE ABENÇOE E TE DÊ SABEDORIA PARA CONTINUAR PRESIDENTE TEMER.

    Curtir

  24. Grande exemplo de imbecilidade que esses líderes do atraso deram ao mundo! Por favor, Presidente Michel Temer e Sr. Ministro José Serra, façam a vontade da grande maioria do povo brasileiro: Retirem nossas representações diplomáticas desses países. Toda a distância deles ainda é pouca, pois representam o atrás o e a imbecilidade da Praça esquerda que ainda resta no mundo e que infelizmente concentra-se toda ela praticamente só na América Latina. São uns imóveis que assumiram o poder na última década, desfrutando do desenvolvimento e da melhora econômica e crescimento dos PIBs e empregos gerados pelos Liberais de Centro-direita e puseram tudo a perder! Por favor, fechem nossas embaixadas nesses países! Faríamos um favor a nos Brasileiros e faríamos um exemplo ao mundo!!!

    Curtir

  25. A retirada dos presidentes dos paises Latinos em protesto foi um grande exemplo de imbecilidade que esses líderes do atraso deram ao mundo! Por favor, Excelentissimo Presidente Michel Temer e Sr. Ministro José Serra, façam a vontade da grande maioria do povo brasileiro: Retirem nossas representações diplomáticas desses países. Toda a distância deles ainda é pouca, pois representam o atraso e a imbecilidade da parca esquerda que ainda resta no mundo e que infelizmente concentra-se toda ela praticamente só na América Latina. São uns inuteis que assumiram o poder na última década, desfrutando do desenvolvimento e da melhora econômica e crescimento dos PIBs e empregos gerados pelos Liberais de Centro-direita e puseram tudo a perder! Por favor, fechem nossas embaixadas nesses países! Faríamos um favor a nos Brasileiros e faríamos um exemplo ao mundo!!!

    Curtir