Lula pede que ‘Temer saia logo’ do cargo e defende eleição direta

Em São Bernardo do Campo, seu berço político, ex-petista pede que pessoas saiam às ruas no domingo para pedir a saída do presidente após escândalo da JBS

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse neste sábado que o presidente Michel Temer (PMDB) tem que deixar o cargo “logo” e considerou que seu substituto deve ser definido por meio de eleições diretas.

“Nós queremos que o Temer saia logo, mas não queremos um presidente eleito indiretamente”, disse Lula durante a posse dos novos integrantes do diretório municipal do PT em São Bernardo do Campo, seu berço político, na Grande São Paulo.

“O que queremos é uma eleição direta!”, proclamou Lula, primeiro colocado para a sucessão presidencial em 2018 em todos os cenários pesquisados pelo Datafolha em abril, apesar de ser réu em cinco investigações, três delas na Operação Lava Jato. Neste domingo, pela primeira vez, ele indicou que talvez não se candidate novamente, porque isto “vai depender de muita coisa”. O ex-sindicalista, 71 anos, disse que disputará a eleição apenas se “a Justiça e sua saúde” permitirem.

Este foi o primeiro pronunciamento do ex-presidente desde que veio à tona o escândalo das delações da JBS, principalmente as afirmações do presidente do grupo, Joesley Batista, de que Temer sabia e avalizou o pagamento de propina ao ex-presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) para mantê-lo em silêncio.

Lula disse que “o golpe” que pôs fim em 2016 ao mandato de sua sucessora, Dilma Rousseff (PT), revelou-se “uma mentira” e levou o país à crise atual. O ex-presidente convocou os presentes a comparecer neste domingo à Avenida Paulista em manifestação para pedir a saída de Temer e eleições diretas.

(Com agências)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Se for assim, meus candidatos serão Heloísa Helena ou General Mourão este sem precisar ter filiação partidária, existe grande brecha na constituição para ser candidato da presidência

    Curtir

  2. Lago Gonçalves

    Lula, o maior bandido impune do Brasil pede para Temer sair, logo ele que deveria estar preso?
    Lula e Dilma, tivessem o mínimo de vergonha não abririam a boca, eles são os grandes causadores de tudo isto, pois COMPRARAM APOIADORES COM O DINHEIRO PÚBLICO , cometeram todos os crimes e ainda estão soltos e vomitando sua sujeira em cima do país?

    Curtir

  3. Diretas para Lula voltar? É brincadeira . Não?

    Curtir

  4. direta para a cadeia… !

    Curtir

  5. JOSÉ ALVES GUIMARÃES

    O Brasil todo assistiu dois ladrões espertos demonstrar publicamente o nível de estupidez das “autoridades” brasileiras ou a burrice já estava prevista no plano?. Os irmãos metralhas venderam ações da empresa em alta; compraram dólares a preço estável; provocaram o escândalo ; venderam os dólares em alta e recompraram as ações da empresa em baixa. O que de fato ocorreu? Parece enredo de filme ou os metralhas (ou petralhas?) deram um chapéu na “justiçinha” brasileira? A arapuca armada para derrubar o presidente Temeroso foi tão escabrosa que premiaram os irmãos Petralhas (ou metralhas?) com liberdade garantida e devolução de valor simbólico dos bilhões roubados do BNDES. Qual o objetivo da encenação? Promover o retorno de Lulaladrão, o pai de todas as quadrilhas? Parabéns rede bobo!!!!!!

    Curtir

  6. Manuel De Araujo Goes

    Descompemssado. Nada de eleições diretas! É inconstitucional

    Curtir

  7. wilmar arnold

    este canalha está louco para voltar a presidência, mas não vai conseguir. Bolsonaro será nosso presidente. É o único que acredito.

    Curtir