Lula e Marcelo Odebrecht são denunciados pelo MPF

O ex-presidente é acusado dos crimes de tráfico de influência, lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção passiva na Operação Janus

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado pelo Ministério Público Federal (MPF) pelos crimes de tráfico de influência, organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção passiva na Operação Janus — que investiga negócios suspeitos em Angola com dinheiro do BNDES. O sobrinho do petista Taiguara Rodrigues dos Santos, que tinha contratos milionários com a Odebrecht no país africano, também foi denunciado por organização criminosa e lavagem de dinheiro. Além deles, Marcelo Odebrecht, dono da maior empreiteira do país e preso na Operação Lava-Jato, foi denunciado por organização criminosa, lavagem de dinheiro e corrupção ativa.

Conforme VEJA antecipou há duas semanas, os investigadores encontraram “indícios de vantagens auferidas pelo ex-presidente e seus familiares em decorrência de supostos serviços prestados”. No esquema mapeado pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal, Lula atuava como “verdadeiro lobista da construtora Odebrecht”. Formalmente, a empreiteira contratava o ex-presidente para dar palestras em países da América Latina e da África, onde a empresa desenvolve projetos bilionários financiados com dinheiro do BNDES. Ao todo, o petista recebeu 7,6 milhões de reais da Odebrecht em sua empresa, a L.I.L.S., e em doações ao Instituto Lula. Nessas andanças pelo exterior, o ex-presidente se encontrava com chefes de Estado e autoridades estrangeiras com os quais discutia assuntos do interesse da construtora — que, por sua vez, contratou a Exergia Brasil, empresa de Taiguara Rodrigues, para ajudar numa obra em Angola.

O sobrinho de Lula, mesmo sem experiência no ramo de engenharia, recebeu 7 milhões de reais da Odebrecht. Uma parte desses recursos foi usada para pagar uma viagem a Cuba de Fábio Luis, filho mais velho do ex-presidente conhecido como Lulinha, e despesas pessoais de José Ferreira da Silva, conhecido como “Frei Chico”, irmão de Lula. A Exergia Brasil, segundo os investigadores, financiou até a campanha de Luiz Marinho, amigo do ex-presidente, em São Bernardo do Campo, em 2012.

A existência do negócio suspeito entre Taiguara e a Odebrecht foi revelada por VEJA em fevereiro de 2015. Antes de assinar contratos milionários com a empreiteira, Taiguara era dono de uma pequena vidraçaria em Santos, no litoral paulista. De uma hora para a outra, virou empreiteiro, comprou uma cobertura luxuosa, enamorou-se por carrões e ostentou riqueza nas redes sociais. Na esteira das viagens internacionais do tio Lula, prospectou negócios na América Central e na África. Taiguara, que sempre negou qualquer favorecimento da Odebrecht, é filho de Jacinto Ribeiro dos Santos, o Lambari, amigo de Lula na juventude e irmão da primeira mulher do ex-presidente. Funcionários do governo e executivos de empreiteiras costumavam identificá-lo como “o sobrinho do Lula”.

A investigação conduzida pelo MPF e pela PF começou em abril do ano passado e focou os empréstimos concedidos pelo BNDES para a Odebrecht entre 2008 e 2015, especificamente em Angola, por causa das condições camaradas. Segundo o MPF, na comparação entre dez países que receberam financiamentos públicos do banco estatal, o país africano teve um dos menores prazos médios de concessão dos empréstimos, celebrou a maior quantidade de contratos e recebeu o maior volume de dinheiro, com a menor taxa de juros.

Essa é a terceira vez que Lula é denunciado pelo Ministério Público Federal. Em julho passado, o ex-presidente foi denunciado por ter comandando um esquema para obstruir a Operação Lava-Jato. De acordo com o procurador Ivan Cláudio Marx, Lula “impeliu a adoção de medidas para a compra do silêncio de Nestor Cerveró”, ex-diretor da Petrobras envolvido no escândalo do petrolão. A intenção do ex-presidente, que contou com a ajuda do ex-senador Delcídio do Amaral e do pecuarista José Carlos Bumlai, era evitar que Cerveró fechasse um acordo de delação premiada com a Lava-Jato, o que comprometeria o PT. Poucos dias depois, a Justiça Federal no Distrito Federal aceitou a denúncia do MPF — e Lula sentou pela primeira vez no banco dos réus. A primeira audiência dessa ação está marcada para o próximo dia 8 de novembro. Mais recentemente, em 14 de setembro, o ex-presidente foi denunciado pela força-tarefa da Lava-Jato pela prática dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Lula, que foi apontado pelo MPF como o “comandante máximo” do esquema do petrolão, recebeu 3,7 milhões de reais em propinas da construtora OAS. No dia 20 de setembro, a denúncia foi aceita pelo juiz federal Sergio Moro, e o ex-presidente se tornou, mais uma vez, réu. Agora, caberá à Justiça Federal no Distrito Federal decidir se acolherá a nova acusação apresentada pela Procuradoria da República em Brasília.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. UAI! Se LULA é o homem mais honesto do mundo, coitado dos que não são honestos, eles devem estarem P da vida com esta desclassificação.

    Curtir

  2. Democrata Cristão

    Agora vai? Aqui em casa já tá combinado um churrasco com a esposa para comemorar a Justiça Seja Feita.

    Curtir

  3. Alberto Romeu Gerbasi

    Gostaria de saber se esse Lacaio var poder concorrer as próximas eleicões ,,, UMA VERGONHA .

    Curtir

  4. Sergio Moro para Presidente, gente se todos fizerem esta campanha pelo Brasil pode ser que ele aceite.

    Curtir

  5. Ronaldo Silva Jr

    Vamos acabar com os estoques de foguetes. A comemoração vai ser grande quando este crápula for preso. O Brasil terá sua alma lavada.

    Curtir

  6. Eduardo Da Plancha

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk bandido de petista otario

    Curtir

  7. Lago Gonçalves

    PETRALHAS LULADRÕES, ”OS VERDADEIROS GOLPISTAS”, existe onde não roubaram? ”VAMOS TIRAR O BRASIL DO VERMELHO” AVANTE TEMER, país precisa de sua paciência, sensatez, habilidade no trato com as pessoas!

    Curtir

  8. Gostaria muito de ver o Lularápio e essa corja de seguidores dele tdos juntos na cadeia, mas antes queria saber das autoridades competentes: E o dinheiro roubado, dinheiro que deveria ser direcionado as escolas públicas/merendas, melhora o nível de atendimentos nos hospitais, melhorar o sistema de financiamento da casa propria, o sistema de transporte: önibus/metrös e trens e etc e tal esse safado vai dvolver ou näo, cadë a nossa justiça. Por favor esse bandido tem que passar urgentemente por uma entrevista com o Dr. Sergio Moro. Hoje no Brasil ele é a unica pessoa limpa capaz de peitar esse larápio e manda-lo pra cadeia. Sergio Moro, quando o molusco de nove dedos ouve esse nome ele se borra todo.

    Curtir

  9. Ate quando temos que esperar para ver esse crapula na cadeia. Ate quando?

    Curtir

  10. Napoleao Gomes

    Fico imaginando os “empréstimos secretos” do BNDES para a filha do Ditador de Angola; acho que eu tenho a impressão que talvez pode ser que o BNDES tenha financiado ARMAS BÉLICAS DA ODEBRESCHT DEFESA para a Angola..!

    Curtir

  11. housekeeping

    será com o tempo, logo logo, uma longa lista de denuncias e ações nas quais ele é e será réu; quantos anos o totalzão será que o energumeno vai pegá hein?

    Curtir

  12. Cláudio Moura

    BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento da Esquerda Socialista.

    Curtir

  13. alfredo carlos gomes

    só quas quas quas, lula isso , lula aquilo , mas prender nada

    Curtir

  14. Guina Duarte

    O alto escalao da da VEJA deve esta muito triste com essa noticia…. vendo o maior idolo quaimando aos poucos nos marmoeres do INFERNO…!!! Comunistas safados

    Curtir

  15. Marc Guima Olivei

    Não vai dar em nada.

    Curtir

  16. Sérgio Tricarico

    Vaso ruim não quebra. Tem que chutar três vezes pra ver se funciona. Uma hora vai!

    Curtir

  17. vocês pensam que acabaram os crimes as ladroagens, não não, aguardem pois tenho certeza que vem mais, ah lembrei aqui, aquela ilha… que o ex funcionário do Zoológico Lulinha né, tem, arrumou como, além de ser feita a justiça, peço que a justiça faça a desapropriação de todos os bens adquiridos de forma ilicita, #protofalei

    Curtir

  18. Antonio Claudio Pedace

    Agora não tem mais jeito, e jogar a jararaca na ilha da cobras para fazer companhia as sua amiguinhas, mas tem um porem , o perigo de êle envenenar as pobres serpentes.

    Curtir

  19. Prof. Pinheiro

    Lula já é Tri-réu!!! Bah, tchê!

    Curtir

  20. Nelson Marchetto

    Continua a obstrução dos meus comentários, apesar de eu não usar palavras de baixo calão e as ofensas ao pt e seus partidos asseclas serem objeto da maioria dos comentários que lí, caso os comentários que faço atingindo essas agremiações não sejam possiveis de publicação nada teremos o que fazer usando nosso tempo, assim agradeço o espaço que me deram!!!

    Curtir

  21. Gilson Ferreira Santos

    O pior tudo isso é o nosso povo ignorante e necessito de seus valores, privados de seus direitos que mesmo sendo conhecedores de todas essas falcatruas, metendo as mãos em seus bolsos, mesmo faltando um dedo, o que causa um estrago maior, ele se candidata daqui a oito anos, se não acontecer antes ( o que no Brasil não podemos duvidar de nada), esse povo votarão nele do elegerá a qualquer cargo pretendido por ele e sua quadrilha. Sou da Bahia e vi na ultima eleição elegerem um “apologico” das drogas, tive o desprazer de vê Fernando Collor de Melo ser eleito depois de ter assasinado o Brasil, imaginem o que um povo não pode fazer? Pelo ao menos nessa eleição deu um branco em suas mentes e eles derrubaram a seita PT no Brasil, uuufaaaa já era sem tempo.

    Curtir

  22. Franklin de Paula

    E por falar nisso: que é de SIBÁ MACHADO ? O homem que vai ferrar a CIA.

    Curtir

  23. Alberto Lopes Lapolli

    Já tens umas trinta denuncias,quando chegar a 100 a justiça vai fazer alguma coisa.Eta homem de aço…

    Curtir

  24. JOSÉ ALVES GUIMARÃES

    Essa novela de Lulalau e sua quadrilha Petralha, já está saturando a paciência do cidadão mais ignorante deste país de bananas. Está passando da hora da “justiça” definir a sentença condenatória de todos estes ladrões. Chega!

    Curtir

  25. Já pode pedir música no #FantásticoGolpista hahahaha.
    #CadeiaJá

    Curtir

  26. Arceu Cesario DA Silva

    Estou me cansando de perguntar às autoridades: “Quando o Lula será preso?”

    Curtir

  27. Catson Aruak

    Sei, sei, entendi tudo.
    MAS CADÊ A CADEIA?

    Curtir

  28. William Domingues

    Esse cara precisa ser preso urgentemente para nós, brasileiros, possamos descansar. Não aguentamos mais esse cidadão andando livremente por aí e falando besteira ainda, desafiando a justiça

    Curtir

  29. Sobrinho era auxiliar do limpador de bosta de elefante e da noite para o dia ficou milionário. Um milagre desses nem na Universal se consegue.

    Curtir

  30. Daqui a pouco ele vai dizer o seguinte: ” Eu sou a pessoa mais denunciada deste país”. E aí? Vai ficar só na denúncia, denúncia e denúncia. Só falta ele dizer: “Quero ver quem tem coragem de me prender”.

    Curtir

  31. JOSE CARLOS KLEINHAPPEL

    É só observar o semblante para ter uma percepção da capacidade intelectual…….completem de acordo com seu instinto.

    Curtir

  32. desta vez o pingaiada vai pro xilindro fazer companhia com o terrorista petista preso José Dirceu, daqui a pouco a dentuça vai tb, eta petralhada do inferno…

    Curtir

  33. João carlos

    Tem que colocar esses dois pilantras na prisão.

    Curtir

  34. João carlos

    É o homem mais honesto da história do país conseguiu fazer um vidraceiro em um empresário de sucesso com vinte milhões,LULA é um milagreiro é por isso que se compra a DEUS,só que sabemos que esse idotas do laranja vai para a prisão.

    Curtir

  35. Vanessa Pereira

    Mas Lula não era o “paladino da justiça”, o “baluarte da honestidade” acima de tudo e de todos, o impoluto homem defensor das massas??? Pelo visto, Lula não passa de um mentiroso contumaz capaz de vender a própria mãe para permanecer com algum poder. Teu castelo de cartas ruiu, Lula. VOCÊ IRÁ P/ CADEIA, LULA!!

    Curtir

  36. Magalhães, não vou fazer nenhum campanha para o juiz Moro. Ele pode ser um bom juiz, mas isso em momento algum significa que ele tem talento para ser um bom presidente!

    Curtir

  37. Magalhães, não vou fazer nenhuma campanha para o juiz Moro. Ele pode ser um bom juiz, mas isso em momento algum significa que ele tem talento e jogo de cintura para ser um bom presidente!

    Curtir

  38. Alguns comentaristas querem Moro com presidente. Não é assim que se resolve.
    O motivo é simples. Tem que seguir as leis e as leis no Brasil não ajudam em nada. Ela está bem adaptada para favorecer os larápios. O que pode ser feito é a população e todos os setores, associações se unirem para uma campanha para uma ampla reforma nas instituições com o firme propósito de desmontar todo o esquema montado pelas quadrilhas que se instalaram no congresso ao longo da república.

    Curtir

  39. Alguns comentaristas querem Moro como presidente. Não é assim que se resolve.
    O motivo é simples. Tem que seguir as leis e as leis no Brasil não ajudam em nada. Ela está bem adaptada para favorecer os larápios. O que pode ser feito é a população e todos os setores, associações, entidades se unirem para uma ampla campanha para as reformas nas leis, instituições com o firme propósito de desmontar todo o esquema montado pelas quadrilhas que se instalaram no congresso ao longo da república.
    Para tanto devemos atacar pela reforma eleitoral, reforma política,penal, jurídica, regras básicas da aposentadoria que previlegiam certas classes da sociedade, principalmente os servidores publicos, principalmente pela extinção radical dos cargos de nomeação.

    Curtir

  40. Paulo Bertazzi

    “Lambari” Olha só o nível de amizades de um prizidenti… Huahuahuá

    Curtir

  41. francisco pape

    sou de Santos e combinei com eese pai dégua de instalar um box no meu apto,quando me dei conta o safado usou vidro temperado de 6mm,quando o correto seri usar 8mm,tá me devendo essa,xibungo !!!!

    Curtir