Líderes da Rede anunciam desfiliação e criticam Marina

Principal crítica foi ao fato de o partido ter apoiado o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff

Sete intelectuais anunciaram nesta segunda-feira – dia seguinte ao primeiro turno das eleições municipais – que estão se desfiliando da Rede Sustentabilidade. A principal crítica feita foi à ex-senadora Marina Silva, líder política da legenda.

Luiz Eduardo Soares, Miriam Krenzinger, Marcos Rolim, Liszt Vieira, Tite Borges, Carla Rodrigues Duarte e Sonia Bernardes classificaram o rumo que o partido tomou como “frustrante e melancólico”. “Por conta da reduzida definição política, a REDE tem se construído como uma legião de pessoas de boa vontade e nenhum rumo. Um partido cuja coesão depende exclusivamente de uma liderança, mesmo que ela tenha a admirável e extraordinária dimensão humana de Marina, não é sustentável”, diz o texto.

Leia também:
Partido Novo elege quatro candidatos nas capitais

A decisão de apoiar o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff também foi alvo de críticas do ex-integrantes do partidos. Eles disseram que o partido se aliou ao movimento que entregou o governo ao PMDB a políticos envolvidos da Operação Lava Jato, comprometidos em aplicar políticas “radicalmente contrárias” ao que acreditaram ser os valores da sigla. “Por mais desastroso que fosse o governo Dilma (e o era) e por piores que fossem os crimes perpetrados por políticos do PT (e muitos deles o foram concretamente), o fato é que não foram esses os motivos que pautaram o processo de impedimento.”

“A direção nacional da REDE pretendeu se somar ao impeachment em nome da bandeira, ‘Nem Dilma, nem Temer’, indicando que o próximo passo haveria de ser dado pelo TSE, com a cassação da chapa Dilma- Temer. Uma estratégia tão inverossímil quanto ingênua e equivocada. A hipótese TSE só haveria se o impeachment não passasse; só não via essa realidade quem não quisesse – e não faltaram os alertas”, escreveram os intelectuais.

Porto Alegre

Os ex-integrantes do partido também criticaram o fato de a Rede ter se aliado ao PMDB na chapa do vice-prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (PMDB), que tenta o cargo de prefeito, em vez de ter formado coligação com Luciana Genro do PSOL. Segundo eles, esse foi um exemplo “lamentável” do “deslocamento político da Rede em direção ao bloco hegemônico”.

Por fim, os ex-integrantes disseram que o debate interno do partido “é uma ficção”, que repete “a doença senil dos partidos” e que esperam que a carta “contribua para a reflexão interna da REDE”.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Democrata Cristão

    A esquerda possui intelectuais? Onde? KKK

    Curtir

  2. Carlos Roberto Pohlmann

    Sem entrar no mérito, fico me perguntando: na prática, o que faz de útil um intelectual?

    Curtir

  3. Nestor Almeida

    Intelectuais comunistas???!

    Curtir

  4. intelectual esquerdista é uma “contradição em termos”

    Curtir

  5. alfredo carlos gomes

    mais ptzão brabo

    Curtir

  6. Quanta ignorância…..

    Curtir

  7. Finalmente essa melancia sonsa pode cair no esquecimento.

    Curtir

  8. O ET de Biafra é melancia: verde por fora, vermelha por dentro.

    Curtir

  9. Marcio Eustaquio

    Bacana. kkkkkk nem ligo

    Curtir

  10. Dalgoberto Coelho de Araújo

    A Rede se rasgou. 🙂

    Curtir

  11. Ricardo Amaral

    Por que a gente nunca conhece essas pessoas que a esquerda chama de “intelectuais” ? Uma vez descobri que um professor de pós que eu tive, a pessoa mais tapada que já conheci, era considerado um “respeitado pensador de esquerda”, sendo que tudo que o distinto elemento não fazia era pensar.

    Curtir

  12. A petita enrustida engana o povo despreparado com conversinha suave, mas não engana o Brasil decente.

    Curtir

  13. Intelectuais? kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  14. Benjamin Rodrigues

    essa rede nunca passou de um pangaré paraguaio

    Curtir

  15. housekeeping

    certeza absoluta, certeza absolutissima, Marina presidente pior que a Dilma; acabaria de afundar o Brasil de vez.

    Curtir

  16. Jorge Wehbeh

    Não é verdade que a REDE apoiou o impeachment, seu Senador foi um defensor da Dilma, e para os desavisados a REDE e o PSOL nada mais são que braços do PT.

    Curtir

  17. Sonia Martins

    Não tenho a menor ideia de quem sejam esses fulanos citados, não fazem nenhuma diferença na minha vida e não vou perder tempo pesquisando quem são. Agora, quem diz que Marina tem uma dimensão humana admirável e extraordinária não pode, certamente, ser levado a sério, certo? Ou está apenas puxando o saco, ou está tentando livrar a própria cara ou, o que parece ser o mais provável, é apenas descerebrado!

    Curtir

  18. Aloisio Barros

    Piada! Fica uma dica: filiem-se ao PT.

    Curtir

  19. Luiz Eduardo Soares, Miriam Krenzinger, Marcos Rolim, Liszt Vieira, Tite Borges, Carla Rodrigues Duarte e Sonia Bernardes…..são famosos quem? Petista famosos existem? Sim nas manchetes quando vão presos, páginas policiais. Radicais socialistas….um lixo, formadores de opinião para quem sofre lavagem cerebral. Não me admira que gostem dessas pessoas os seguidores de Lula, Dilma, Zé Dirceu, Jandira Feghali, Luciana Genro, seguidores do Lulinha, Marisa Letícia, Palocci ……

    Curtir

  20. esses petistas são fogo.

    Curtir

  21. Robson radaro

    Em minha humilde opinião, intelectuais geralmente deveriam ser pessoas inteligentes. Se são esquerdistas, logo não são inteligentes. Não seria mais correta se a matéria divulgasse… Um grupo de burros resolveu abandonar o pasto?

    Curtir

  22. Wilson A. Zamignani

    Intelectual de Esquerda? isso existe? é igual cabeça de bacalhau…ninguém nunca viu….

    Curtir

  23. Joao B. Garcez

    Quem sao essas pessoas. Nunca tinha ouvido falar delas ants. Sao mesmo intelectuais? Se forem devem fazer parte do grupo de viuvas da ex Uniao Sovietica ou podem ser viuvas do “Carnicero de Santa Rosa” ( Ernesto Che Guevara) ou mesmo do maluco Hugo Chaves.
    O Brasil precisa se livrar da influencia dessas pessoas e caminhar rumo ao primeiro mundo.

    Curtir

  24. Alex Dos Santos

    Intelectuais?

    Curtir

  25. Ruciana Correa

    Não entendi, foi contra o impedimento, mas deveria ter se aliado ao PSOL, que foi contra tb!!!!

    Curtir

  26. João carlos

    Pode fechar a rede já nasceu rasgada só tem político ruím e vai ser eterno nanico,o TSE tem que mandar fechar todos os nanicos,são partidos na contramão do país.

    Curtir

  27. Paulo Santos

    Marina não sabe a que veio. Foi TRITURADA pelo PT (aquilo sim foi um golpe) e parece que gosta dos patifes. Nunca ví alguém ser tão humilhada como a Marina. Foi “desconstruída” em menos de uma semana !!!

    Curtir

  28. #Choro eterno dos esquerdistas sobre o #Impeachment .Essa Marina é um #Lula de saia, só não tem o #Triplex. Ela vai pela onda e esse partido dela é um fiasco vide resultado das eleições.Desfiliação de intelectuais?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk morrida

    Curtir

  29. Intelecto nessa direção não é mérito nenhum, intelecto usado pra cavalgar nas costas da população que trabalha e do empresário que emprega batendo esporas quando governa é exatamente o que as urnas mostraram que não querem mais, invencionismo politico errático e sem prover grandeza só objetivando proveito próprio como é característico da esquerda “idiocratica” que sugere que 80% trabalhe pra sustentar 20% que são eles próprios…

    Curtir

  30. Valdir Gomes

    Com todo respeito aos demais que comentaram também: “To cagando” para esses “intelectuais”, para a D. Marina e para a REDE.

    Curtir

  31. Arceu Cesario DA Silva

    Intelectuais no partido REDE!? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Que piada!

    Curtir

  32. José Carlos Lopes de Oliveira

    Como alguém pode ver essa mulherzinha de origem petista como alguma coisa que pode ser útil a essa nação?

    Curtir

  33. Benedito Maximo dos Santos Filho

    Marina é uma inútil, assim como e qualquer um que se alie a esta figura nefasta. Ela e sua REDE devem ser jogados na lata de lixo da história!

    Curtir

  34. Vocês ainda levam a sério esse troço?

    Curtir

  35. Jose Augusto Do Amaral

    Bem amigos da veja que por sinal já não é mais a mesma,o que o Brasil precisa na verdade é de pensadores e não de intelectual caviar ou esquerda festiva com falávamos quando eu era adolescente.

    Curtir

  36. Silvio Ferrari

    Houve um tempo – o da inocência- em que ser de esquerda era chic…atualmente é falta do que fazer!

    Curtir

  37. Intelectual de “Boteco” nao falta a Esquerda. Nem Marina nem estes “Intelectuais” sao ou serao relevantes.

    Curtir

  38. ivan nogueira de souza

    Essas porcarias não dão voto. Mande eles se filiarem ao PT.

    Curtir

  39. isso mostra a decepção dos coligados de Marina em não ser mais uma “nova esquerda”….no final das contas se nota a real intenção destes”intelectuais’

    Curtir

  40. Fabio Gonzales

    Intelect…WHAT? Sócrates, Platão, Aristóteles, Spinoza…faltam mais três, quem seriam? Intelectuais de esquerda é uma contradição. Por favor, substituam esse ou essa jornalista.

    Curtir

  41. adson miranda de almeida

    enquanto Marina não tirar o pt do sangue, não tem chance para ela.

    Curtir