Líder do PMDB na Câmara avalia retirar Sergio Zveiter da CCJ

Deputado recomendou a aceitação da denúncia contra Temer na CCJ. Rossi afirma que poderia tê-lo retirado da relatoria, mas que momento não era 'razoável'

O líder do PMDB na Câmara, deputado Baleia Rossi (SP), disse nesta sexta-feira que avalia fazer mais uma troca na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), mesmo após a aprovação de um parecer contrário ao prosseguimento da denúncia contra o presidente Michel Temer. O alvo é o deputado Sergio Zveiter (PMDB-RJ).

Isso porque, mesmo sendo do partido do presidente, Zveiter recomendou a aceitação da denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) por corrupção passiva contra Temer, quando foi escolhido como relator da matéria na comissão. O relatório do peemedebista fluminense acabou sendo rejeitado pela maioria do colegiado, após doze trocas de deputados com direito a voto na CCJ, comandada pelo Planalto.

A possível troca de Sergio Zveiter evitaria que ele fosse escolhido novamente como relator em uma possível segunda denúncia apresentada contra Temer pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

“Vamos fazer essa avaliação. Eu poderia ter feito essa troca assim que ele (Sergio Zveiter) foi escolhido como relator. Achei que não era o momento razoável. Agora existe uma determinação do partido para que os deputados em plenário acompanhem a decisão da legenda”, argumentou Baleia Rossi.

O PMDB fechou questão sobre como seus deputados devem votar em relação à denúncia. Isso significa que os parlamentares que desrespeitarem a orientação e votarem pela aceitação da acusação contra o presidente serão punidos ou até mesmo expulsos da sigla. “O certo é que o partido fechou questão e vamos aguardar as votações em Plenário”, disse Rossi.

O plenário da Câmara vai analisar o parecer contrário à aceitação da denúncia, elaborado pelo deputado Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG) e aprovado na CCJ, no dia 2 de agosto. Para que o relatório de Abi-Ackel seja derrubado e a denúncia possa ser analisada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), são necessários 342 votos.

(com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. o Zveiter deveria sair do PMDB imediatamente.

    Curtir

  2. No parlamentarismo ou apoia o governo ou cai fora!

    Curtir

  3. Neli Aparecida de Faria

    Olha, não gosto dele, não votei nele. Mas que o Temer é o melhor presidente que o PT ja elegeu, isso é…FICA TEMER

    Curtir

  4. Marcos Ferax

    Com Certeza !!! Vc vai Por um inimigo no seu Time pra jogar contra outro??? Esta passando da Hora do PMDB expulsar os Inimigos de dentro do partido, são espiões Perigosos. Kátia Abreu, Requião, Leonardo Picciani e por ai vai.

    Curtir

  5. José Batista de Freitas

    Os crimes de corrupção matam mais que qualquer guerra, o dinheiro chega onde tem que chegar, como alguém pode apoia estes políticos. Infelizmente, o país tem os políticos merecem.
    Perderam o senso do certo e do errado.
    merecem

    Curtir

  6. José Batista de Freitas

    Parabéns ao Sergio Zveiter da CCJ, e todos os políticos Honesto, que são raros!

    Curtir

  7. José Batista de Freitas

    Parabéns ao Sergio Zveiter da CCJ.

    Curtir