Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Léo Pinheiro, Vaccari e mais 10 viram réus no caso Bancoop

Denúncia recebida hoje pela juíza Maria Priscilla Ernandes também envolvia inicialmente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

A juíza Maria Priscilla Ernandes, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, aceitou denúncia do Ministério Público de São Paulo contra o empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS, o ex-tesoureiro do PT e ex-presidente da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop), João Vaccari Neto, e mais 10 investigados nesta sexta-feira. A acusação envolve irregularidades nos empreendimentos Casa Verde, Liberty Boulevard, Mar Cantábrico (atual Solaris), Ilhas D’Itália, A’Bsoluto, Colina Park e Altos do Butantã, todos da Bancoop, entre 2009 e janeiro de 2015.

Léo Pinheiro é acusado de associação criminosa e estelionato. A Promotoria de São Paulo imputa a João Vaccari associação criminosa, falsidade ideológica, estelionato e violação à Lei do Condomínio. Ambos já foram condenados na Operação Lava Jato e estão presos no Paraná.

A Bancoop, cooperativa fundada nos anos 1990 por um núcleo do PT, em dificuldade financeira, repassou para a OAS empreendimentos inacabados. A transferência provocou a revolta de milhares de cooperados, que protestam na Justiça que a empreiteira cobrou valores muito acima do previso contratualmente.

A denúncia recebida hoje pela juíza Maria Priscilla Ernandes também envolvia inicialmente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ex-primeira-dama Marisa Letícia, o filho do casal Fábio Luis Lula da Silva e o triplex 164-A no Solaris, no Guarujá (SP). Em março, a magistrada mandou a acusação e o pedido de prisão de Lula, feito pelos promotores paulistas, para o juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações da Lava Jato na 1ª instância.

A Lava Jato denunciou Lula no caso triplex e acusa o ex-presidente de ter recebido 3,7 milhões de reais em benefício próprio – de um valor de 87 milhões de reais de corrupção – da empreiteira OAS, entre 2006 e 2012. O petista é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no esquema de cartel e propinas na Petrobras.

Em 20 de setembro, Moro aceitou a denúncia da Procuradoria da República, no Paraná, e determinou a devolução, à Justiça de São Paulo, dos autos enviados pela juíza Maria Priscilla Ernandes. O juiz ordenou na ocasião a “supressão porém de todas as imputações relacionadas ao ex-presidente da República e seus familiares e igualmente em relação a qualquer fato envolvendo o apartamento 164-A do Condomínio Solaris”.

Ao mandar abrir hoje ação penal contra Léo Pinheiro, João Vaccari e mais 10 investigados, a juíza determinou. “Excluídas deste processo as acusações contra Marisa Letícia Lula da Silva, Luiz Inácio Lula da Silva e Fábio Luis Lula da Silva, ante a decisão da 13ª Vara Federal de Curitiba”, afirmou a magistrada.

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. LADRÃO, BANDIDO, SAFADO!

    Curtir

  2. Pedro Maciel

    Mais uma pra coleção da “jararaca”…kkkkkkkk

    Curtir

  3. Catson Aruak

    Está faltando saco roxo no “judiciário” brasileiro.
    Ô orguinho fajuto, sô!

    Curtir

  4. Arlindo Forni

    Quando serão presos?

    Curtir

  5. Boa noite.
    Nossa, quantos crimes contra os interesses da União e da sociedade brasileira.
    Tudo para um projeto de poder esquerdista bolivariano?
    Seja o que for, esta erva daninha tem que ser varrida de Terras Brasilis.

    Curtir

  6. Robson Rodrigues

    #Mafiocracia.

    Curtir

  7. Robson Rodrigues

    #Mafiocracia.
    Revolução Gentil.
    ” Meu candidato Cidadania, nosso partido Brasil ! ”
    POLITICOS SÃO TODOS BANDIDOS DA MESMA QUADRILHA, PORQUE PARTIDOS SÃO FACÇÕES !
    POLITICOS MAFIOCRATAS NÃO VALEM O VAZIO DA PRÓPRIA AUSENCIA !
    NADA COMENTAR PELA RAZÃO INDIGNAR !
    TUDO AGIR NA LÓGICA SENTIR !
    CAOS TOTAL, LASTRO DO RASTRO !
    MAFIOCRACIA BANALIZOU GERAL !
    EXPLODA MITOCRACIA !
    EXPLODA CLEPTOCRACIA, ROUBOCRACIA, LADROCRACIA !
    EXPLODA CORRUPTOCRACIA !
    EXPLODA MAFIOCRACIA !
    # ” CIDADANIA CIVICA JÁ ! ”
    #Kinnrob*:::>>>)——–

    Curtir

  8. bancários MILITONTOS tem mais é que comer grama… até hoje fazem greves, apoiam pt… cada povo com o governo que merece

    Curtir