Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

João Santana é condenado a 8 anos e 4 meses de prisão

Marqueteiro do PT foi sentenciado por recebimento de propinas de lobista do grupo Keppel Fels. Mônica Moura e mais quatro também foram condenados

O juiz federal Sergio Moro condenou nesta quinta-feira o marqueteiro do PT João Santana e sua mulher, Mônica Moura, pelos crimes de lavagem de dinheiro no esquema de corrupção na Petrobrás alvo da Operação Lava Jato. Os dois foram condenados a 8 anos e 4 meses de prisão cada um.

“Entre os nove crimes de lavagem, reconheço continuidade delitiva. Considerando a quantidade de crimes, elevo a pena do crime em 2/3, chegando ela a oito anos e quatro meses de reclusão e cento e oitenta dias-multa”, escreve Moro na sentença.

Foram condenados também o ex-presidente da Sete Brasil João Carlos de Medeiros Ferraz, o ex-executivo da empresa e ex-gerente da Petrobrás Eduardo Musa e o lobista  e engenheiro Zwi Skornicki. O ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto também está entre os condenados.

João Santana e Mônica Moura foram presos na 23ª fase da Operação Lava Jato, batizada de Acarajé. Na ocasião, ele não foi encontrado porque estava no exterior, onde trabalhava na campanha à reeleição do presidente da República Dominicana, Danilo Medina.

Em agosto do ano passado, o casal foi solto após uma decisão de Moro alegando que diante dos depoimentos prestados por eles, não havia motivo para manutenção da prisão preventiva.

Segundo a denúncia da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, os envolvidos acertaram propinas do grupo Keppel Fels em contratos de plataformas e navios-sondas da Petrobrás. A denúncia do Ministério Público Federal (MPF) aponta a transferência de 4,5 milhões de dólares a João Santana e Mônica Moura por crimes cometidos diretamente contra a Petrobras. Esse valor correspondia a um montante maior destinado ao PT em decorrência da participação no esquema instaurado.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcio Freitas

    Petista bom é petista preso !!! Parabéns Dr. Sergio Moro por limpar este país destes petralhas corruptos !!

    Curtir

  2. Definitivamente Louco

    Moro não perdoa corrupto e continua trabalhando, enquanto isso no supremo ( aquela suprema vergonha ) continua a fabricação da massa da pizza que irá ao forno logo. Lembram do mensalão?

    Curtir

  3. Gilberto Goes Junior

    Como e Bom ouvir esses Canalhas Presos,só falta uma Lei (Medidas contra Corrupção 10)Para Tomar tudo que Esses Corruptos Tem Endurecer as Penas Cada vez Mais,Petista bom é Petista Preso Da-lhe MORO

    Curtir

  4. Geroldo Zanon

    E agora JOÁO manda o LULA te salvar

    Curtir

  5. 1 sexto da pena…blá blá… já está saindo

    Curtir

  6. PARABÉNS, SERGIO MORO !! e preciso dar um recado bem claro para aqueles que violão as leis, eu tenho convecção em que Deus esta nos ajudando a ver o que a debaixo do tapete, ele tem usado pessoas serias que sentem compaixão deste povo chamados BRASILEIROS, um dia no futuro Juízes, políticos, empresários, trabalhadores que tenha orgulho de cidadães patriotas. ( E ISSO AI CANA, NA MADAME CHICLE ).

    Curtir

  7. E o sorriso?… Vamos Dr. Sergio Moro!

    Curtir

  8. Estão envolvidos em outros processos? Pior ainda para os dois. As penas se somam. Façam a delação certeira e coloque os chefões na cadeia. Vão ficar com o mico na mão? STF, o que tu és? STF, que justiça vc pratica? STF, vc é protetora dos privilegiados? STF e PGR, vcs realmente investigam e punem os criminosos que usaram o poder para os malfeitos? STF e PGR, por que tantos arquivamentos?

    Curtir

  9. Fernando Ceschin

    ✠ Só 8 anos, deviam matar esse porco comunista, parabéns para o senhor Sergio Moro, mas comunista merece ir pro inferno.✠

    Curtir