Janot diz que ‘sentiu náusea’ quando ouviu gravação de Temer

Procurador-geral da República relata que ficou enjoado ao ouvir a conversa do presidente com Joesley Batista e defende denúncia: 'A narrativa é fortíssima'

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou nesta quarta-feira que ficou enjoado ao ouvir a gravação da conversa entre o presidente Michel Temer e o empresário Joesley Batista, da JBS. “Fiquei chocado e senti náusea”, contou em entrevista à Globonews. “Foi minha reação física. Enjoado mesmo.”

Na gravação, que foi uma das bases da denúncia da PGR contra o peemedebista por corrupção passiva, Joesley relata a Temer em um encontro sem registro oficial no Palácio do Jaburu que “está bem” com o ex-deputado Eduardo Cunha, preso na Lava Jato, e que cooptou um procurador que o investigava.

Questionado sobre as críticas à denúncia, Janot defendeu a peça e lembrou que o ex-deputado Rodrigo Rocha Loures, flagrado recebendo uma mala de 500 mil reais de um diretor da JBS, foi indicado pelo próprio Temer a Joesley como seu intermediário. “Se isso é fraco, não sei o que é forte.”

“Um empresário investigado tem uma conversa que ele grava com um ex-deputado acertando a ida dele à residência do Presidente da República à noite, sem testemunhas. Chega ao palácio, não é sequer identificado na porta e tem uma conversa muito pouco republicana com o presidente”, disse Janot. “A narrativa é fortíssima.”

O procurador-geral negou que o Ministério Público tenha orientado Joesley a gravar a conversa com Temer. “Essa gravação foi feita espontaneamente por aquele que seria o delator. [A PGR] Não combinou absolutamente nada.”

Fatiamento

Janot também descartou qualquer motivação política na decisão de dividir as denúncias contra Temer, o que renderia maior desgaste ao peemedebista. Segundo o procurador-geral, as outras duas linhas de investigação continuam abertas e “têm o seu tempo próprio”. “São três fatos distintos – corrupção, obstrução e organização criminosa. As denúncias têm de correr separadas.”

Raquel Dodge

Na entrevista, Janot minimizou sua rivalidade com Raquel Dodge dentro do Ministério Público. A procuradora foi a escolhida por Temer para assumir o comando da PGR a partir de setembro, com o fim do mandato de Janot. Ela ainda precisa ser aprovada pelo Senado. “Minha forma de trabalho é diferente da dela, mas somos todos Ministério Público”, afirmou. E desejou sucesso à provável sucessora: “A responsabilidade será enorme. Ela vai ter muito trabalho”.

Ameaças

O procurador-geral também revelou que ele e sua família já sofreram ameaças. “Ando com sistema de proteção. Eu, minha mulher e minha filha”, afirmou. “Não tenho medo. Trato profissionalmente.”

 

 

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Ataíde Jorge de Oliveira

    Aí TEM

    Curtir

  2. Rogério Roberval

    E eu tenho náuseas ao ler essa matéria. O que o Janot sentiu quando Lula disse para ele se colocar no seu lugar e lembrar de quem o teria colocado lá, ou quando Lula disse que ele estava acovardado. Faça-me o favor Janot, vai contar essa histórinha para os jornalistas e para os artistas, só eles pensam como você.

    Curtir

  3. jose roberto

    Pode ter sido causado por inicio de gravidez, ou então, pelo bambu entalado no rabo do Janot que, ao ser retirado para confeccionar a flexa, causou esse dano.

    Curtir

  4. Marcelo Augusto

    Será que ele teve náuseas quando a Dilma avisou o Lula que o “BESSIAS” estava levando o passaporte para a impunidade? a nomeação para ministro? a justiça virou briga pessoal,ele queria ser conduzido e não foi…aí a birrinha !!

    Curtir

  5. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Sensacionalismo! Com relação ao Lula, Dilma e os petistas, o senhor sente o que? Prazer? Êxtase? Fica claro a cada dia a perseguição desse senhor ao Temer, Aécio…

    Curtir

  6. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Faça um teste de farmácia pois pode ser gravidez.

    Curtir

  7. Rogerio Wolter

    Acho que deve ter visto o abscesso na carne de vaca na JBS . Quem viu, vomitou.

    Curtir

  8. A única coisa enauseante é esta atuação criminosa do “rotulador geral”… deveria ser denunciado por crime de responsabilidade.

    Curtir

  9. eu leio mais não acredito ainda tem gente defedendo esse temer e o aecio? cade os coxinha? cade as paneleira?movimento brasil livre livre deque? saiu uns bandido e ficou outros e o povo fica queieto vai cer corderinho asim no inferno povo brasileiro esse povo tem mesmo é que se lascar mesmo

    Curtir