Governo nomeia presidentes do BNDES, Caixa e Ipea

Nomeações foram publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira. Posse deve ocorrer em solenidade no Palácio do Planalto

O governo interino de Michel Temer nomeou nesta quarta-feira Maria Silvia Bastos Marques para ocupar a presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); Gilberto Occhi para o comando da Caixa Econômica Federal; e Ernesto Lozardo como presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). As nomeações estão publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

A posse dos novos titulares deve ocorrer nesta manhã em solenidade no Palácio do Planalto. O evento ainda não consta oficialmente da agenda de Temer, mas a expectativa é que ocorra por volta das 9h30. Além de BNDES, Caixa e Ipea, serão empossados hoje os novos presidentes da Petrobras, Pedro Parente, e do Banco do Brasil, Paulo Caffarelli – este último, nomeado nesta terça-feira para o posto.

A edição desta quarta do Diário Oficial ainda traz a exoneração de Luciano Coutinho da presidência do BNDES e de Manoel Pires do Ipea. Ex-secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Pires ficou no cargo apenas treze dias. Ele tinha sido nomeado para presidir o Ipea no último dia 18 de maio.

(Com Estadão Conteúdo)