Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo estuda criar órgão para o desenvolvimento sustentável

No Rio, ministra Izabella Teixeira, do Meio Ambiente, faz suspense e afirma que “novela” terá novos capítulos em breve

A menos de um mês da Rio+20, o governo federal está pensando em inovar e criar formas de governança que incluam o desenvolvimento sustentável. Questionada pela imprensa francesa durante o lançamento da versão em português do documento Povos Resilientes, Planeta Resiliente, ocorrido hoje no Rio, sobre a possível criação de um ministério para o desenvolvimento sustentável, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, sinalizou que mudanças podem ocorrer em face da conferência.

“Talvez (criar um ministério do desenvolvimento sustentável) não seja a solução. Mas ele (o governo brasileiro) pode tratar uma estrutura de governança de desenvolvimento sustentável brevemente. Tem uma outra novela chamada ‘Avenida Brasil Sustentável’. Eu sugiro que vocês aguardem os próximos capítulos. Mas eu tenho certeza de que nós teremos boas notícias”, sinalizou.

Sem especificar o que será anunciado, a ministra deixou no ar uma possível mudança na estrutura do governo. Consolidado pelo Relatório Brundtland, publicado pela comissão liderada pela ex-primeira ministra norueguesa Gro Harlem Brundtland, em 1987, o conceito de desenvolvimento sustentável leva em conta três pilares que devem caminhar juntos: o social, o econômico e o ambiental.

Pensar em uma governança que satisfaça esse conceito requer uma coordenação que aproxime pelo menos três pastas do governo federal: ministério da fazenda, ministério do meio ambiente e ministério do desenvolvimento social.

A ministra, no entanto, manteve o mistério sobre o que pode ser feito: “Como diria o Carlos Minc (ex-ministro do Meio Ambiente e atual secretário do Meio Ambiente do Rio), cuidado com a eco-ansiedade. Então vamos com calma, que dará tudo certo”, despistou.

LEIA TAMBÉM:

O que é economia verde?

Brasil defenderá “dose maior de ambição” na Rio+20

O que é economia verde?

A lista de autoridades internacionais na Rio+20: sem Obama, com Ahmadinejad

Rio terá feriadão de cinco dias durante a Rio+20

Saiba como será o feriado no Rio durante a Rio+20

Conheça o calendário da Rio+20