Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Foto feita por assessor de Doria cai nas redes e irrita Alckmin

Governador não gostou de imagem sua esperando em fila para voo, interpretada por aliados do prefeito, que viaja de avião particular, como provocação

Uma foto compartilhada no perfil do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), no Facebook, causou animosidade na equipe de comunicação do tucano. Na imagem, registrada pelo publicitário Daniel Braga, estrategista de redes sociais do prefeito João Doria (PSDB), o governador aguarda pacientemente na fila de embarque do Aeroporto de Congonhas. Alckmin sabia da foto tirada, mas não foi consultado sobre a publicação e se irritou.

Braga encontrou o governador na espera para o embarque em um voo de carreira para Brasília e pediu autorização para fazer a foto, enviada posteriormente para a equipe de Alckmin, que divulgou a imagem na página oficial dele. A imagem levou a um clima de desconfiança mútua, sendo encarada como uma provocação. Pela lógica dos aliados de Doria, a divulgação do governador esperando para viajar em um voo de carreira para Brasília era uma referência ao fato do prefeito só utilizar o próprio avião para viajar pelo país.

Políticos próximos a Alckmin, por outro lado, questionam as boas intenções do publicitário, enxergando na iniciativa a intenção de transformar o gesto do governador (de aguardar na fila e voar em jatos de carreira) numa mera jogada publicitária. A VEJA, Daniel Braga nega essa versão e afirma que há boa relação entre as equipes de Alckmin e Doria e que “é normal que um publicitário veja uma boa oportunidade e faça uma sugestão”. “Eu sempre estive próximo ao governador por causa da relação que o prefeito João Doria mantém com ele. Sempre tirei fotos de Alckmin e mandei como sugestões”, completa.

Questionado sobre a publicação, o governador Geraldo Alckmin disse que “há uma vontade de criar animosidade minha com o prefeito”, sem indicar quem seria o autor dessa articulação. “Quero desfazer isso. Dizem que postei a foto na fila do avião para cutucar o prefeito. Mas o assessor do prefeito estava indo para Brasília, me viu lá e pediu para tirar foto. Isso é rotina, eu jamais tiraria. Não tinha propósito de cutucar ninguém”, afirmou o governador.

O publicitário corrobora a versão de Alckmin. “Se houvesse, de fato, uma animosidade entre os dois poderia ser uma provocação. Mas diferente do que está sendo veiculado, a relação é tão boa que eu posso fazer isso e o João [Doria] jamais se importaria”, concluiu.

Sucesso

Seja qual for a reação dos aliados de prefeito e governador, o público na rede social recebeu bem a publicação. Enquanto as interações de Alckmin na rede social oscilam entre 400 e 1.000 curtidas, a foto já teve mais de 5.500 interações e mais de 650 comentários na página do governador.

De fato, a imagem destoa das demais compartilhadas no espaço, que raramente traz Alckmin quebrando um protocolo institucional. Já o prefeito leva sempre um profissional pago com recursos próprios para registrar cada passo em fotos e vídeos. A ideia é que a equipe de Alckmin para viagens, hoje formada apenas por um ajudante de ordens e um assessor de imprensa, ganhe o reforço de um responsável exclusivamente para essa área entre o fim deste ano e o começo de 2018.

Vídeo: Doria versus Alckmin: clima de desconforto

(Com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. José Antonio Debon

    Essa mesma foto já foi publicada no inicio da semana por essa mesma revista mas com outra matéria citando a correta postura do governador.

    Curtir

  2. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Veja, decida! Afinal vocês são contra ou à favor de um político viajar em um voo comercial como qualquer outro cidadão? Pelo visto vocês gostam é de publicar matérias de políticos usando carros oficiais, aviões da FAB…dá mais ibope não é jornalistas?

    Curtir

  3. O bom da VEJA é que após olhar a página, você pode voltar uma semana depois e só mudou os 3 primeiros quadrinhos.

    Curtir