Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fernando Henrique desafia Lula a disputar novas eleições

O tucano rebateu as críticas feitas pelo petista em relação a um artigo publicado na última semana

O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso desafiou seu sucessor, Luiz Inácio Lula da Silva, a disputar uma nova eleição. O comentário foi feito nesta segunda-feira, em entrevista ao jornalista Alexandre Machado, em seu novo programa Começando o Dia, na Rádio Cultura FM. FHC respondia às críticas feitas a ele por Lula, na última semana.

Fernando Henrique havia publicado um artigo na revista Interesse Nacional defendendo que o PSDB deixasse o “povão” para buscar votos na nova classe média brasileira. De Londres, quando dava palestra na Telefônica, Lula o recriminou: “Não sei como alguém que estudou tanto depois diz que quer esquecer do povão”.

Na entrevista para a rádio, o ex-presidente tucano retrucou, dizendo ter sido interpretado de maneira maliciosa. “O Lula que era contra a privatização está lá falando para a Telefônica, ganhando 100 mil dólares, o filho dele é sócio de uma empresa de telefonia. Aderiram totalmente às transformações que nós provocamos, vêm dizer que nós somos a favor da elite contra o povo e estão mamando na elite”, disparou FHC.

O tucano ainda também disse ter sido o criador das políticas sociais e lançou um desafio ao petista. “Ele (Lula) se esquece de que eu o derrotei duas vezes. Quem sabe ele queira uma terceira? Eu topo”, comentou. Desde o início do ano, Fernando Henrique Cardoso tem voltado à cena pública para defender o partido no papel de líder, sob o incentivo dos caciques do PSDB.

(Com Agência Estado)