Fachin autoriza inquérito contra Renan, Jucá e Sarney

Pedido da PGR afirma que senadores e ex-presidente formam "quadrilha" que tentou obstruir investigações da Operação Lava Jato

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin autorizou na noite desta quinta-feira a abertura de inquérito para investigar os senadores Renan Calheiros (PMDB-AL), Romero Jucá  (PMDB-RR), o ex-presidente José Sarney e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado por tentativa de obstrução da Operação Lava Jato. A decisão de Fachin, a primeira desde que ele foi sorteado como novo relator da Lava Jato na Corte após a morte do ministro Teori Zavascki, atende ao pedido feito pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nesta semana.

O pedido de Janot, que afirma que os peemedebistas formam uma “quadrilha”, tem como base o acordo de delação premiada de Machado, que gravou seis horas de ligações telefônicas os senadores e o ex-presidente. Nos diálogos com o ex-diretor da subsidiária da Petrobras, Sarney, Renan e Jucá fizeram comentários que demonstravam suas intenções de brecar as apurações da Lava Jato.

Tanto Sarney quanto Renan, que agora é alvo de 13 inquéritos no Supremo, buscavam alternativas para influenciar o então relator da operação no STF, Teori Zavascki, enquanto Jucá foi ainda mais direto: falou em “estancar essa sangria”.

“É chocante, nesse sentido, ouvir o senador Romero Jucá admitir, a certa altura, que é crucial ‘cortar as asas’ da Justiça e do Ministério Público, aduzindo que a solução para isso seria a Assembleia Constituinte que ele e seu grupo político estão planejando para 2018”, ressalta Rodrigo Janot.

De acordo com o procurador-geral, o objetivo dos peemedebistas era construir um acordo com outros partidos no Congresso para alterar leis que pudessem interferir nos rumos da Lava Jato, entre as quais a proibição de acordos de delação premiada com investigados ou réus presos, mudanças nas regras para que empresas firmassem acordos de leniência, permitindo que os acordos fossem firmados mesmo sem o reconhecimento de crimes, e a proibição de execução de penas após julgamento na segunda instância.

Para Janot, há “elementos concretos de atuação concertada entre parlamentares, com uso institucional desviado, em descompasso com o interesse público e social, nitidamente para favorecimento dos mais diversos integrantes da organização criminosa”.

No pedido aceito pelo relator da Lava Jato no STF, a PGR também aponta como tentativa de obstrução a intenção de reduzir poderes do Judiciário e do Ministério Público com a realização de uma nova constituinte. “Não bastasse a trama para mudar a legislação, os senadores Renan Calheiros e Romero Jucá e o ex-presidente José Sarney ainda revelam o plano de incluir o Supremo Tribunal Federal, reserva necessária de sobriedade institucional, na costura política de um grande acordo espúrio para evitar o avanço do complexo investigatório”, conclui o procurador-geral da República.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. E só! Lula como sempre, permanece blindado.

    Curtir

  2. Elbio Soares da Silva

    Gostei, senhor ministro! O Brasil, com estes cânceres da política PRESOS, será, com certeza, um NOVO BRASIl!

    Curtir

  3. Sem querer entra no mérito mas o cara que disse em grampo telefônico que iria botar a polícia federal no seu “divido lugar” não foi denunciado por obstrução a justiça.

    Curtir

  4. Fernando Kozlowski

    O povo brasileiro espera uma resposta positiva do STF no combate eficaz e definitivo contra a corrupção que tomou conta do nosso país.

    Curtir

  5. Só uma perguntinha…..ex presidente tem foro privilegiado ? Por que Sarney tem que ter licença do Supremo para ser processado ?

    Curtir

  6. O dia em que prenderem o Renan eu passarei a acreditar em um novo Brasil.

    Curtir

  7. Antonio Junior De Araujo Alexandre

    Agora vai. A prisão de Lula será a cereja do bolo!

    Curtir

  8. .Louvável a atuação do ministro Fachin. Certamente sua família, assim como milhões de brasileiros indignados com tanta corrupção, estão exultantes com o bom senso deste louvável ministro. Jucá foi flagrado em conversas telefônicas juntamente com Sarney e Renan (réu que tripudiou sobre uma decisão do STF) e juntos formam uma quadrilha de peso, pois são todos bandidos travestidos de bons moços. A sociedade espera que a justiça prevaleça e estes meliantes tenham uma pena que seja compatível com os crimes praticados. Parabéns ao ministro Fachin e à PGR.

    Curtir

  9. Aldano Silva

    Falam em incluir o mercadante, mas essa mesa diretora do senado que foi eleita essa semana tem mais BOs que muita quadrilha que existe por ai….

    Curtir

  10. José Vicente de Andrade sousa

    Começou bem! Já inquiriram muitos corruptores, falta, porém, inquirir, agora, os corruptos. Todos de todos os partidos e será o bastante para se tornar patente que a política brasileira, com raríssimas exceções é um fracasso total, uma decepção só, um fracasso total.

    Curtir

  11. José Mário de Brito Romano

    Amanhã terá um certo colunista da imprensa marrom, que estará descabelado. Há corrigindo ele não tem cabelo.

    Curtir

  12. E quando será a vez de Lula pagar pelos crimes que ele cometeu? Ano vai e ano chega,os meses passam e nada do Lula ser preso! 😦

    Curtir

  13. Antonio Pedro

    Chora Reinaldo Azevedo, o reinaldo é o aneurisma da imprensa brasileira, ele gosta de matar a verdade e quando não mata deixa sequela!

    Curtir

  14. Edclecio Gonçalves De Oliveira

    Temos que colocar o esses ladrões na cadeia de só que enquanto não prenderem o Lula e envestigarem o presidente da República e a fundo não vai se dar em nada.

    Curtir

  15. José Mário de Brito Romano

    Muito boa sua observação Antonio Pedro, já deveria estar banido desta revista. O que acontece a revista demite a Joyce. É mole?

    Curtir

  16. Diego Segvida

    Nada vai mudar se o povo não se unir e tirar esses bandidos a ponta pé do congresso.

    Curtir

  17. Gilberto Goncalves

    To comecando a gostar desse cara, vamos ver se ele nao arreda depois.

    Curtir

  18. Tadeu Passarelli

    Imagina, não dá nada… teatro; os investigados são os próprios “relatores” da embromação.. país doente…

    Curtir

  19. Ministro FAchin, parabens. Eu não acredita em ti. Mas espero estar enganado.

    Curtir

  20. Tem que tirar essa quadrilha de cena, subtrair-lhes qualquer chance de deliberar sobre qualquer assunto. Destruíram o País. Ladrões!

    Curtir

  21. jj guimaraes

    Agora falta Aécio e a quatrilha do PSDB!

    Curtir

  22. Aí agora pq os vermelinhos não estão apoiando a lava jato??? Não diziam que Erasmus contra o PT??? Pronto tá indo para os outros partidos agora, e o que vemos eh o PT se juntando c o PMDB para eleger presidente da câmara, presidente do Senado, votando leis para brecar a lava jato kkkk esses vermelho são muito burro a teoria de que a lava jato era para acabar c o PT caiu por terra e eles continuam insistindo, aos poucos a lava jato vai pegar todos os corruptos, independent do partidos e eh isso que o Brasil precisa….

    Curtir

  23. Adilson Silva

    Parabéns Ministro! Eles deviam estar presos e incomunicáveis!

    Curtir

  24. Paulo Roberto Correa Lima

    ONDE ESTÁ MEU COMENTÁRIO?

    Curtir

  25. Paulo Roberto Correa Lima

    PORQUE NÃO COLOCARAM MEU COMENTÁRIO ANTERIOR, DIZENDO QUE ESTAVA INDO RÁPIDO DEMAIS?

    Curtir

  26. Paulo Roberto Correa Lima

    AINDA NÃO ENTENDI ESSA COISA DE FORO RÁPIDO, AS PESSOAS ERRAM E NÃO PODEM RESPONDER POR ISSO NUMA BOA? COMO AS FORÇAS ARMADA ESTÃO NAS RUAS DE ALGUMAS CIDADES, DEVIAM APROVEITAR E IREM PARA BRASÍLIA PARA ACABAR COM A PALHAÇADA DESSE CONGRESSO E FECHAR TUDO DE VEZ. ESTÁ UMA VERGONHA NACIONAL.

    Curtir

  27. Geroldo Zanon

    Deveria ser assim LULA JUCA DILMA eRENAME

    Curtir

  28. Definitivamente Louco

    Acho que podíamos juntar mais alguns lá em Brasilia, cercar e transformar a praça dos Três Poderes em presidio.

    Curtir

  29. Fernando Santos

    É um bom começo para os que torcem pelo fim da impunidade. Vamos ver se a velocidade do STF aumenta, pois a dos corruptos está a 1000 por hora.

    Curtir

  30. Luciano Alonso

    E do presidente Temer. Nada se fala? Claramente ele esta manipulando para prejudicar as investigaçoes da lava jato, nomeando Moraes para a vaga de Teori e colocando Moreira como ministro. Esses movimentos são todos para obstruir as investigações em andamento. Tão cristalino quando agua da fonte. Só nao vê quem nao quer mesmo.

    Curtir

  31. Tomara que não termine arquivado, pois há provas cabais e de conhecimento de todos. O STF não tem crédito nenhum perante a população e nem perante a classe política (acreditam tanto na impunidade que fazem de tudo para escapar do Moro). Mas Fachin está dando sinais de que as coisas vão mudar. Cana nesses três larápios!

    Curtir