Em debate sobre abuso de autoridade, Lindbergh e Moro discutem

Petista criticou juiz por condução coercitiva de Lula e divulgação de grampos com Dilma. Moro respondeu que o senador "evidencia" intenção do projeto de lei

Durante debate no Senado sobre o projeto de lei de abuso de autoridade, o senador Lindbergh Farias (PT-RJ) criticou a atuação do juiz Sergio Moro em determinação de condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e também na autorização e divulgação de grampos de conversas do petista com a ex-presidente Dilma Rousseff. O magistrado reagiu e disse perceber na fala do senador a tentativa de criminalização da operação Lava Jato.

“Tem que ter abuso de autoridade para todo mundo, inclusive para o Ministério Público e Judiciário. Tem abuso de autoridade no Judiciário também, como em interceptações telefônicas e divulgação seletiva de informações”, alegou o senador e, em seguida, citou o caso Lula.

O parlamentar citou o ministro Marco Aurélio Mello, que, segundo ele, defendeu que não havia qualquer necessidade para condução coercitiva, vez que o investigado não se opôs a prestar depoimento.

O magistrado, por sua vez, deu respostas duras ao parlamentar. “Há intenção clara de que o projeto de lei do abuso seja utilizado especificamente para criminalizar condutas de autoridades envolvidas na Lava Jato. Para mim ficou evidente com o discurso do senador ao afirmar categoricamente que eu teria cometido abuso de autoridade ao conduzir essa operação”, afirmou.

O juiz disse que quer saber, exatamente, se a intenção do projeto é ou não criminalizar a operação Lava Jato. E caso não seja essa a intenção, que a discussão seja adiada para não passar um “recado errado” para a população.

Moro também alegou que não pede que juízes e procuradores estejam fora do escopo da lei de abuso de autoridade, mas reitera que é necessário que a interpretação dos juízes não seja criminalizada.

O ministro Gilmar Mendes, que até então havia se posicionado ao lado dos parlamentares, em favor da lei de abuso de autoridade, fez um afago ao juiz Sérgio Moro e saiu em defesa do magistrado. “Pode ter ocorrido um erro aqui e acolá, mas é um trabalho peculiar por todos os tipos”, disse.

(com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Claudiney Oliveira

    Esse petista e um babaca, palhaço que só tumultua assuntos sérios. Quer se aparecer…Daqui a pouco e ele que vai preso….

    Curtir

  2. antonio luiz menegassi

    o que este pigmeu imoral petralha quer é tumultuar a lava-jato

    Curtir

  3. Osmerivaldo de Sa Alves

    Quero dizer esse babaca parasita bolivariano, que atende pelo nome de Lindbergh Farias, que preferimos os “abusos” cometidos pelo juiz Sérgio Moro aos atos de “defesa do estado de direito” praticados por você. É lamentável que dinheiro do nosso imposto vá pagar o salário desse idiota, que ainda acha que está em um grêmio estudantil.

    Curtir

  4. Alexandre Augusto Seixlack Caramaschi

    Gilmar Mendea falando em velocidade, em ano sabático … justo o STF que deixa tudo prescrever e leva 9 anos pra julgar Renan, com o voto dele por absolvê-lo? Chocante!

    Curtir

  5. glauco arias

    O ABUSO DE AUTORIDADE DO CONGRESSO VISA APENAS O JUDICIÁRIO DO QUAL É ALVO.
    OS CORRUPTOS DO CONGRESSO TEM ASSUNTOS MAIS IMPORTANTES PARA APROVAR, MAS SÓ PENSAM EM SE SALVAR COM MEDIDAS VERGONHOSAMENTE A FAVOR DA IMPUNIDADE.
    LINDBERG É UM DELES E AINDA DEFENDE LULA, COMO VÍTIMA DE ABUSO.
    ESTE CANALHA SEM VERGONHA FAZ PARTE DESTA ORCRIM QUE ASSALTOU O PAÍS E NOS COLOCOU NESTA CRISE SEM PRECEDENTES.
    ABUSO DE AUTORIDADE É O CONGRESSO LEGISLAR EM CAUSA PRÓPRIA EM REGIME DE URGÊNCIA NA CALADA DA NOITE. GRAÇAS A SENADORES COMO LINDBERG O PAÍS ESTÁ NESTA CRISE BRUTAL E NÃO SAI DELA.
    CORRUPTO, CÚMPLICE E PARTÍCIPE DESTE PARTIDO QUE FRAUDOU AS ELEIÇÕES COM DINHEIRO ROUBADO DO POVO, O PETRALHA NÃO SE CALA NEM DIANTE DAS PROVAS CONTRA O LULADRÃO.
    NUNCA VI UM PETRALHA SE INDIGNAR COM O ROUBO NA PETROBRÁS OU COM A CRISE QUE DEIXOU MILHÕES DE DESEMPREGADOS.
    ESTES TRAIDORES DA PÁTRIA, GOLPISTAS QUE FRAUDARAM AS ELEIÇÕES, LADRÕES E CORRUPTOS, DEVERIAM ESTAR PRESOS E BANIDOS DA VIDA PÚBLICA “AD ETERNUM”.

    Curtir

  6. Fernandoda Rocha

    Lembro deste senador em uma época negra para o Brasil. Nunca o vi com bons olhos. Não acredito em nada do que diz.

    Curtir

  7. Marcos Rainho

    Eu não sei o motivo de tanta celeuma? Quem vai julgar os “abusos”? O parlamento? O judiciário? É obvio que será o judiciário. Então, qual é o medo dos juízes e dos promotores? É só dar a sentença absolutória e FIM.

    Curtir

  8. Marco Águila

    Fica cada vez mais evidente a sistemática tentativa de desqualificar o Judiciário por parte dos corruptos, dos caciques do Judiciário q se incomodam com o prestígio, relevância e atuação; e até de jornalista da Veja q não consegue aceitar q Sérgio Moro seja mais popular q ele… Realmente patético.
    É todo um modus operandi fartamente usado pela tb corrupta Itália, na reação contra a Operação Mãos Limpas. Cabe a nós protestarmos contra esses e apoiar Moro & cia.

    Curtir

  9. Carlos Freitas

    PTISTA verme.

    Curtir

  10. Ademir Roberto Ometto

    Por que ladrão de galinha vai coercitivamente e um ladrão lesa Patria não pode?Alguém explica?

    Curtir

  11. Aniclecio Gomes Matos

    Se não fosse o Foro esse sujeito já estaria no xilindró. Ainda acha que pode criticar um magistrado. E pensar que um dia eu votei nesses petistas.

    Curtir

  12. Sonia Vieira

    Graças ao juiz Sérgio Moro o Brasil inteiro teve a oportunidade de tomar conhecimento daquelas gravações telefônicas. Se na fosse por sua coragem, talvez nunca saberíamos das tramoias nelas demonstradas. Obrigada juiz Moro.

    Curtir

  13. Almerio P. Gaertner

    E um debate desigual. De um lado um senador medíocre, de outro um juiz preparado. O medíocre faz defesa de um ladrão, no caso o Lula. O juiz aplica a lei para leva-lo as barras da justiça. O senador tem inúmeros processos por prevaricação, o juiz não tem. Julguem quem e o melhor.

    Curtir

  14. Concordo com o comentário que chamou Lindbergh de pigmeu moral, anão moral, micróbio moral.
    Já Sérgio Moro tem seu nome na história do Brasil, como um dos nossos grandes heróis. Daqui 100 anos seu nome será lembrado com alegria, como um dos ícones do Brasil honesto que anseia por nascer. Já Lindbergh será lembrado como um dos monstros que anseiam por abortá-lo.

    Curtir

  15. Francisco Jose

    Esse Lindberg é o que se pode chamar de um autêntico PraLaMentar. O PT deve ser Extinto.

    Curtir

  16. De Lindbergh ele não tem nada. verdadeiro foi um grande piloto. De Farias. está errado. Corigindo de farinhas. Quem sabe sabe. Voa mas não é de aviao.

    Curtir

  17. Jorge Gabriel

    Este é mais um VERME criado pelo LULALAU MENSALÃO 9 DEDOS, fede igual o CACHAÇA que SIC deu a UNE quando isto era presidente um prédio usando o nosso dinheiro. As espécies se juntam Cobra com Cobra. Gato com Gato. Rato com Rato. CorruPTo com CorruPTo. Simples assim. Tô Louco Então ?

    Curtir

  18. De Lindbergh ele não tem nada. O verdadeiro foi um grande piloto. De Farias. está errado. Corigindo de farinhas. Quem sabe sabe. Voa mas não é de aviao.

    Curtir

  19. Osvalmir Primo Matos

    Não sei todos tem o mesmo pensamento que eu, mas acho que os eleitores dessa corja que é o PT que ajudou a eleger um candidato dessa estirpe e os outros também do mesmo partido se tiverem consciência nunca mais deveria nem tocar no nomes deles quanto mais votar neles. Abre o olho povo carioca deixa de ser trouxa!

    Curtir

  20. Lula havia sido intimado 3 ou 4 vezes, se bem me recordo, e EM NENHUMA DELAS compareceu. Então foi coercitivamente, o que o Senador Lindbergh Farias omite.

    Curtir

  21. mmarcena@oi.com.br

    Que em 2018 toda população votante dê uma resposta a essa corja toda. Viva Sérgio Moro!

    Curtir

  22. Vanessa Pereira

    Lindberg sendo o idiota de sempre. Dia 04 apareça nas manifestações, Lindberg. Desafio qualquer político a mostrar o focinho nesse dia.

    Curtir

  23. Henrique Postal

    O que aconteceu com o Gilmar Mendes que passou repentinamente para o lado do Leviandowski?

    Curtir

  24. Alexandre Henrique

    Esse Lindbergh e um lixo,foi o pior prefeito de nova Iguaçu,seu imundo

    Curtir

  25. Adilson Nagamine

    É ilário ver o ex-cara pintada e Collor juntos contra o único juiz honesto.

    Curtir

  26. O pior é que tem canalha que ainda vota nele.

    Curtir

  27. Djalma Wilson Janini Franco

    É muito importante lembrar aqui que o Lindbergh Farias não é absolutamente ninguém na ordem do dia, especialmente se confrontado com o Juiz Sérgio Moro.

    Curtir

  28. Francisco Ferreira

    Manda prender esse moleque de recado do lula.

    Curtir

  29. Francisco Ferreira

    Sérgio Moro manda prender esse moleque de racado do lula.

    Curtir

  30. Walter Matos de Oliveira Jr

    Lindinho está cortando o baralho errado. Neste momento não há quem ouse mexer com Moro sem provocar reações “nuncadantesvistanestepaiz”.

    Curtir

  31. Sergio Bertoni

    E pq esse vagabundo ainda não está em cana?

    Curtir

  32. Antonio Costa Filho

    Lindenberg é um canalha !…

    Curtir

  33. Senador, vossa excelência é verme.

    Curtir

  34. Gilberto Goes Junior

    Cheirador desse Maldito Petista,Não é Homem Nem Para Debater Com Moro,Todo Petista deve e Vai Parar na Cadeia

    Curtir

  35. Tadeu Monteirinho

    Dr Sergio não deve dar ouvido ao que esses elementos dessa facção de corruptos falam.

    Curtir

  36. O judiciário e o MP estāo jogando a populaçāo desinformada contra o Congresso. Quem, desses que estāo criticando a câmara, conhece pelo menos duas medidas do pacote anticorrupçāo.

    Curtir

  37. Nelson Carvalho

    Lindbergh Farias tem muita ‘moral’ para bater de frente com Moro.
    Quantos processos ele tem nas costas ?
    Por que votou as pressas o projeto, que seu ‘amigo de farda’ Renan queria aprovado da NOITE para o dia ?

    Curtir

  38. Lindberg , Lula , Renan , se o Brasil tivesse lei , eles estariam na cadeia mofando , bando de corruptos.

    Curtir

  39. Luiz Carlos Bittencourt

    iço !!! convoca ele pra depor, ele avisa todos os comparsas, combina tudo, esconde tudo … daí vai com a cara limpa depor … os caras são especialistas em distorcer tudo … existem vários diferentes motivos para conduzir coercitivamente o suspeito

    Curtir

  40. Cesar8002UTB

    Lindbergh é um dos piores em um congresso dominado por ladrões.

    Curtir

  41. Carlos Ramalho

    Somente um imbecil de galocha pode ser contra a Lei de abuso de autoridade, imagine um “asno” defendendo que um juiz ou promotor, usa da sua prerrogativa de autoridade e chincalha o “asno” e ele ainda o defende, tem milhares de asno mandando email um para os outros. Só pedem ser torcedores de algum time ou novelista.

    Curtir

  42. Franklin de Paula

    O estudante profissional da UNE, que nunca formou-se em nada, dançou-se. PILANTRA AGE ASSIM MESMO.

    Curtir

  43. JOSÉ CANUTO V. DA S. JR.

    Eu também acho um absurdo terem levado o Lula para depor no aeroporto, tinha de ir direto para cadeia.

    Curtir