Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Doria: se prenderem o Lula, será pior ainda, vai incendiar o país

Prefeito diz a empresários que prisão em meio ao processo eleitoral ‘seria um erro histórico’; ele também criticou a ‘fragilidade’ das ideias de Bolsonaro

A eventual prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em plena corrida eleitoral seria um “erro histórico”, uma vez que incendiaria o país, declarou nesta quarta-feira (4) o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB). “Mesmo que Lula não seja candidato, ele vai ter um preposto e serão dois a fazer campanha”, disse o tucano, em almoço com empresários franceses e brasileiros na capital paulista. “Se prenderem o Lula, pior ainda, porque ele vai se vitimizar e aí incendeia o país.”

O ex-presidente foi condenado a nove anos e meio de prisão pelo juiz Sergio Moro no processo envolvendo a posse de um triplex no Guarujá, que seria de Lula e fruto de propina da OAS decorrente de contratos na Petrobras. O petista nega a acusação e recorre ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) – se for condenado em segunda instância, ele pode ser preso e ficar inelegível.

“Seria a pior hipótese a Justiça, embora totalmente soberana para decidir, aprisioná-lo em meio ao processo eleitoral. Seria um erro histórico”, prosseguiu o tucano, que, no entanto, defendeu que “a Justiça faça justiça”. “Mas tenha sensibilidade também de não emitir uma sentença durante o processo eleitoral. Creio que para o país seria arriscado ter uma liderança como a do ex-presidente preso. Poderia criar uma conturbação muito grande.”

Doria disse ainda que o processo eleitoral já começou de fato. “A meu ver, fazer campanha e seguir até outubro é algo que seria democraticamente aceitável. Se vier a ter alguma sentença, que seja após as eleições.”

Creio que para o país seria arriscado ter uma liderança como a do ex-presidente preso. Poderia criar uma conturbação muito grande

João Doria (PSDB), prefeito de São Paulo

Na última pesquisa Datafolha, divulgada no domingo, Lula aparece em primeiro lugar em todos os cenários pesquisados, com no mínimo 35% dos votos. Já Doria oscila de 7% a 10% dependendo da situação. Nos bastidores, ele disputa a candidatura pelo PSDB com o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin.

Bolsonaro

Ainda de acordo com o prefeito de São Paulo, a candidatura de Jair Bolsonaro (PSC-RJ) terá muita dificuldade de se sustentar nos primeiros lugares das pesquisas de opinião à medida em que se aproximam as eleições presidenciais de 2018. Segundo o Datafolha, o parlamentar é o segundo colocado em todos os cenários, com percentuais de votos que vão de 15% a 19%. Para o tucano, a tendência é que Bolsonaro “desidrate” por causa de suas ideias.

Na visão de Doria, o lugar de destaque de Bolsonaro nas pesquisas hoje se deve ao fato de ele ainda “estar fora da mídia”. “Não quero fazer nenhuma observação negativa em relação a ele, mas a fragilidade de suas ideias tende a desmotivar parte desse público que hoje vota nele.”

Durante o almoço com os empresários, o prefeito ainda analisou o cenário para 2018 e disse que uma eventual fragmentação de candidaturas de centro deverá favorecer os nomes dos extremos do espectro político, de ambos os lados. No entanto, é mais provável que a esquerda seja mais beneficiada nesse processo.

“O sentimento lulo-petista tem mais chances de cativar parte do eleitorado, principalmente as pessoas mais pobres nas regiões Norte e Nordeste, que tem menor quantidade e informação, de debate e que ainda tem grau de confiabilidade surpreendentemente elevado num personagem como esse, que tem nove indiciamento criminais”, lembrou.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Alberto de Araujo

    Independente de quaisquer situações o Lula deverá ser preso.Se isso não acontecer a credibilidade da justiça , resgatada com a lava jato, será abatida com a flecha de bambu.A esperança de um país renovado vai para o espaço.

    Curtir

  2. christian_Jlle

    Cala boca Dória!…Aprende a governar SP e vira um ministro do STF. Depois você pensa em dar pitaco nas decisões judiciais…Prender o sem vergonha do LULA é a chave de ouro da justiça brasileira. Vocês tem medo de prender o LULA não por causa do povo, mas por causa da legalidade, assim voces pensam: “…se prenderem o LULA, também podem nos prender…”

    Curtir

  3. Sem medinho dos vermelhos… são covardes mas são em menor número.

    Curtir

  4. José Smigle

    Cala a boca, Dória. Lula tem de ser preso, porque você não vai conseguir ganhar dele. Se ele concorrer, vai ter o apoio maciço da Globo e os bilhões da JBS para ganhar as eleições e o Brasil vai virar uma nova Venezuela.

    Curtir

  5. AUGUSTO MARAJÓ

    Que incendeie… O que não pode, é o país ficar refém de um vagabundo, como “nunca, antes, na história desse país”. Vamos ver se o Brasil tem colhões, com o quer que o mundo pense…!

    Curtir

  6. news da hora

    Essa historinha de incendiar o Brasil , não cola . Lula tem que ir para a cadeia para pagar pelos crimes cometidos . Milhares de vidas foram perdidas , por causa dos desvios bilionários .

    Curtir

  7. news da hora

    Quantas vidas poderiam ter sidos salvas na saúde , segurança , …., Lula e suas quadrilhas desviaram mais de 1 trilhão e 300 bilhões nos 13 anos de desgoverno do PT .

    Curtir

  8. Luiz Chevelle

    Se incendiar, o Mourão apaga.

    Curtir