Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Deputado petista pede à PGR suspensão de fundo eleitoral de Huck

Jorge Solla (PT-BA) quer apuração dos 'reais objetivos' do grupo de empresários que pretende dar bolsas de estudo a candidatos ao Legislativo

O deputado Jorge Solla (PT-BA) quer suspender o Fundo Cívico para a Renovação da Política. O parlamentar pediu à procuradora-geral da República, Raquel Dodge, uma investigação sobre o fundo RenovaBR, criado por um grupo de empresários para conceder bolsas de estudos de 5.000 reais mensais a interessados em se candidatar ao Legislativo nas eleições de 2018. Entre os idealizadores do fundo estão o apresentador Luciano Huck e Eduardo Mufarej, sócio da Tarpon Investimentos e presidente da Somos Educação.

No requerimento enviado à Procuradoria-Geral da República (PGR), Solla pede que sejam apurados os “reais objetivos do grupo” e também que “seja expedida determinação pela imediata suspensão da criação do Fundo Cívico, direcionada aos seus idealizadores”.

O petista quer que o grupo apresente “cópia de protocolos de intenção, atas de reuniões de fundação, contrato social, formulários de cadastro, e todo tipo de documentação produzida para o funcionamento do Fundo Cívico”. Ele também pede, “ao final”, a instauração de um inquérito civil para apurar a criação do fundo.

Além de Huck e Mufarej, fazem parte do FundoRenovaBR, como coordenadores ou investidores, figuras como o publicitário Nizan Guanaes, o ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga e o empresário Abílio Diniz. A intenção do grupo seria tentar eleger de setenta a 100 deputados federais na próxima eleição.

Segundo Jorge Solla, “há fortes indícios” de que, por meio de uma pessoa jurídica, o fundo, o grupo de empresários busca “burlar a lei”. “O Supremo Tribunal Federal, em julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade nº 4650, reconheceu a impossibilidade de doação, a campanhas eleitorais, de pessoas jurídicas, e pretende o ‘Fundo Cívico’ caminhar também por mais esse ilícito”, alega o deputado a Raquel Dodge.

(com Estadão Conteúdo)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Democrata Cristão (Liberdade de Expressão é meu direito CF 88 art 5 e art 220)

    Petistas, socialistas, comunistas, esquerdistas…e outros vermelhos são os parasitas do Estado, são os parasitas dos nossos impostos. Livre-se de um comunista e ficarás livre de impostos.

    Curtir

  2. Social Democrata Nem Direita Nem Esquerda

    Petralha é tudo igual…não aceita perder. Estão cagando perna abaixo pois sabem que a boquinha acabou e não serão mais reeleitos. Tchau petralhada. Renovação total.

    Curtir

  3. WILSON DOURADO DA GAMA FILHO

    Por que ele não se interessa pelas contas do chefe dele, que vive viajando de jatinho. Deixa de ser hipócrita e vai tratar da lama que é o seu partido.

    Curtir

  4. Os comunas e os quadrilheiros do Congresso estão com medo da renovação da política.

    Curtir

  5. Denis Romanzini

    Não sei nada a respeito desse fundo mas se é um petista que está reclamando deve ser algo bom.

    Curtir

  6. Valmir Garcia

    Ele só foi à PGR porque não está na lista dos beneficiados, senão ficaria caladinho.

    Curtir

  7. O nada ilustre dep’utado deveria pedir para investigar também as reais intenções dos políticos filiados ao PT em sua atuação no Legislativo nos últimos 15 anos.

    Curtir

  8. Antonio Carlos Pereira

    O PCC poderia ver isso, não é uma boa ideia !

    Curtir