Denunciado, Lula se faz de vítima. E nada explica sobre acusações

Petista fez discurso político, atacou o Ministério Público - e sugeriu candidatura em 2018

Apontado pelo Ministério Público Federal como chefe do megaesquema de corrupção desvendado pela Operação Lava Jato, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva discursou nesta quinta-feira cercado de aliados: e, ainda que tenha falado por mais de uma hora, não emitiu uma explicação para as graves denúncias que pesam contra ele. Lula abriu o pronunciamento dizendo que não falava como político, mas como cidadão indignado. Mentiu. Sua fala foi apenas política: sobraram ataques ao MP e à imprensa. O petista também reforçou a intenção de se lançar candidato em 2018: “A história mal começou. Alguns pensam que terminou. E ainda vou viver muito. Por isso estou me preparando”.

Ao longo do discurso, Lula falou aos seus: ressaltou os feitos do Partido dos Trabalhadores, chamou de ‘seus’ os alunos do Prouni e reforçou o discurso que compara o impeachment de Dilma Rousseff a um golpe. “Tenho profundo orgulho de ter criado o mais importante partido de esquerda da América Latina”, afirmou, já na abertura da fala. Ao final, conclamou os petistas a usar vermelho, cor símbolo da legenda: “Cada petista do país tem que começar a andar de camisa vermelha. Quem não gostar, coloque de outra cor, esse partido tem que ter orgulho”. Aproveitou ainda para atacar a ‘brutalidade’ da Polícia Militar, em uma crítica ao governo Geraldo Alckmin, citado nominalmente quando Lula exaltou o movimento de estudantes secundaristas formado no ano passado.

Embora tenha afirmado que não pretendia fazer de seu pronunciamento um ‘show de pirotecnia’, em referência à apresentação da denúncia contra ele pelo procurador Deltan Dallagnol, Lula foi Lula: chorou, contou histórias e atacou adversários. “Eles construíram uma mentira, como se fosse o enredo de uma verdade, e está chegando o fim do prazo. Já cassaram Cunha, já elegeram Temer pela via indireta, já cassaram a Dilma. Agora precisa concluir a novela. Quem é o bandido e quem é o mocinho? Vamos ao fecho: acabar com a vida política do Lula. Não existe explicação para o espetáculo de pirotecnia feito ontem”, afirmou. “Provem uma corrupção minha e eu irei a pé para a delegacia”, provocou.

LEIA TAMBÉM:
Em 7 frases, quem era Lula, segundo o MP
Defesa de Lula reage à denúncia: ‘Espetáculo de verborragia’
PF encontra recibos de móveis para apartamento em nome de Lula e Marisa

Em uma tentativa de defesa que parece ter sido emprestada do dilmês, Lula afirmou: “As pessoas achincalham muito a política, mas a profissão mais honesta é a do político, porque todo ano, por mais ladrão que ele seja, ele tem que ir pra rua e pedir voto”.

Dirigindo-se aos procuradores, pediu respeito à sua família e afirmou: “Por favor, parem de procurar caspa onde não tem, procurem em outro lugar”.  “Eu acho que os companheiros que compõem o Ministério Público têm que ficar atentos porque não podem permitir que meia dúzia de pessoas estraguem a história de uma instituição tão importante no país”, prosseguiu. “Me dedicaram um apartamento que não tenho, uma chácara que não é minha, de ser o comandante maior. ‘Eu não tenho prova, mas tenho convicção’”. Também afirmou que está à disposição das ‘pessoas sérias do MP.

Acusado de ter comandado não apenas o petrolão, como também o mensalão, Lula citou o esquema, ainda que indiretamente. “Hoje nós vivemos momento no Brasil em que a lógica não é mais do processo, não é mais os autos, é a manchete, quem é que nós vamos criminalizar pela manchete, quem vamos demonizar. Está acontecendo isso desde 2005. O PT é tido como o partido que tem que ser extirpado da história política brasileira”. Por esquecimento ou má-fé, Lula não disse que o julgamento dos acusados de envolvimento no esquema criminoso levou para a cadeia próceres do partido, como José Dirceu – hoje novamente atrás das grades por causa da Lava Jato.

LEIA MAIS:
Denúncia contra Lula: por dentro do tríplex
Diretor da OAS sobre o tríplex e o sítio: ‘O presidente pediu e eu fiz’
Mensagens provam que OAS bancou reformas para Lula

A fala de Lula foi recheada de esquetes típicos do ex-presidente, como histórias envolvendo líderes mundiais e passagens que ressaltam sua origem pobre. Mas nenhuma frase expôs tanto a humildade de Lula quanto essa: “Eu tô falando como cidadão indignado, como pai, como avô, como bisavô, eu tenho uma história pública conhecida. Acho que só ganha de mim aqui no Brasil Jesus Cristo. Pense num cabra conhecido e marcado neste país”.

Ao contrário do que se viu no discurso de março, quando foi conduzido coercitivamente pela Polícia Federal para depor, Lula fez um discurso mais comedido. Atacou os inimigos de sempre, como de praxe, mas não esbravejou. “Se quiseram matar a jararaca, não bateram na cabeça. Bateram no rabo, e a jararaca está viva como sempre esteve”, disse na ocasião. Nesta quinta, contudo, a jararaca sumiu.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. José da Silva Galvão Filho

    O cara é um “artista”!

    Curtir

  2. dalmi leone rocha goncalves

    Como esse camarada é falso, e os seus capangas que ficam ladeando, levem ele para cadeia logo, só assim ele para com as bravatas na imprensa, SE OS CORRUPTORES estão na cadeia os CORRUPTOS, já eram para estar vendo o sol nascer quadrado

    Curtir

  3. Nem os candidatos do PT estão usando o vermelho! Em Floripa, tirando uma cambada da humanas da UFSC, a candidata do PT não está usando vermelho e a estrela nem aparece. Como se o PT não existisse na coligação. E na eleição passada, parecia a chapeuzinho vermelho.

    Curtir

  4. adson miranda de almeida

    TENHO QUE RIR DO LULAKKKKKKKKK

    Curtir

  5. Fernando Dutra

    Alem de farsante, mentiroso, enganador, corrupto, saqueador de presentes, corrupto o cara é ator, chorar é demais. Meu caro a fome nao justifica essa bandidagem toda. O Sr é uma vergonha, e uma vergonha para todos os brasileiros. Cadeia é lugar certo para o chefe dessa quadrilha, o senhor.

    Curtir

  6. Arildo França Amorim

    É uma afronta ao povo brasileiro essa coisa ainda andar solto!

    Curtir

  7. Pega Ladrão

    Como pode ser tão dissimulado e mentiroso. Não explicou nada, sr fez de vítima com aquelas historinhas de sempre, achando que alguém vai acreditar novamente nas suas lorotas. Cadeia pra esse BANDIDO!!!!

    Curtir

  8. Shorahya Rocha

    Pelo amor de Deus, Nossa Senhora, não enviem essa porcaria de revista, que infelizmente assinei por mais de 20 anos. O “jornalismo” de vcs, sempre foi parcial, mas não era tanto. Imprensa tem que ter isenção, saber que nem todos que a leem são de um partido só. Sou petista, sou LULA desde 79, confio nele. E em vcs está claro que não confio, não gosto e, como consumidora exijo que não enviem nenhum exemplar pro meu endereço. Não os respeito, pelo contrário, eu os desprezo. Saudações petistas e, principalmente, lulistas. Sem mais, atenciosamente,

    Curtir

  9. Rômulo Pinheiro

    O sujeito e é um completo psicopata.
    Tem uma visão distorcida da realidade, egocêntrico, dissimulado, simula atitudes e emoções e não demonstra um mínimo de arrependimento de tudo o que causou ao pais e seu povo, nem ao menos aos seus “amigos” mais próximos que estão presos.
    Só pensa em si. Os comparsas da quadrilha, quando pegos com a boca na botija e presos, são esquecidos de imediato.
    E ainda tem um monte de alienado que presta reverência a esse estrume em forma humana.

    Curtir

  10. João carlos

    A jararaca virou minhoca o choro não livrará da prisão ele cometeu muita corrupção,é o nordestino pobre que nunca comeu melado e lambuzou.

    Curtir

  11. Ney Gercey L. Barbosa

    Não importa o nome que você de para essa operação. Lulinha paz e amor, vc vai pra fita…..

    Curtir

  12. Fábio Luís Inaimo

    Todo idiota funcional tem o direito de ser petista, mas , inclua Deus e Nossa Senhora fora desta !!

    Curtir

  13. Murilo Teixeira de Mello

    O Lula como todos os petistas que o seguem são D O E N T E S…

    Curtir

  14. Gianinni Araujo

    Até a cor vermelha Lula quer roubar!

    Curtir

  15. ivone s Nascimento

    Esse vigarista e toda a sua gangue roubou muito, em nome dos pobres. O que o país está passando hoje, é resultado desses anos do PT no governo. Não votei pra ninguém pra presidente na ultima eleição, e mesmo não gostando do PT, eu tinha certeza que o ROMBO desses anos de comando desses PTralhas ia vir a tona. Vergonhoso, um pai e uma mãe dá esses ensinamentos para um filho.

    Curtir

  16. Leonardo Freitas

    Cara de … feio, barbudo e logo logo tudo mundo vai querer meter o pau, kkkk

    Curtir

  17. Ronaldo Proceski

    “Legal
    Se comparando a Jesus Cristo”
    De certo está na luta pra deixá-lo em segundo lugar…
    mortal hipócrita!

    Curtir

  18. Jonata Ribeiro

    Não sei se tenho raiva ou pena . Jesus Cristo? Acho que ele quis se comparar com o maior cachaceiro do Brasil

    Curtir

  19. Ezequiel lima feitosa

    Cala a boca carniça,imundície,seu verme.

    Curtir

  20. lugar de canalha e pilantra desse calibre é na cadeia

    Curtir

  21. Eduardo Neville

    Lembrem-se que Suzana Von Richthofen chorou copiosamente no enterro dos pais…

    Curtir

  22. Bianca Hadassa

    Nossa com essa manchete a veja mostra o tamanho da sua imparcialidade !

    Curtir

  23. FRANCISCO SALGADO SOBRINHO

    Lula é o nosso Pablo Escobar

    Curtir

  24. Todo bandido chora quando vai preso.

    Curtir

  25. Manoel Miranda

    Esse FDP ladrão chora, mas é de medo. Safado!!!!!

    Curtir

  26. Chester Petronis

    ATENÇÃO PGR E PF:
    Querem arrancar a verdade do Lula ?
    Prendam a mulher, filhos, filhas, amigos, senadores, altos funcionarios do PT, e deixem estes apodrecer na cadeia.

    Curtir