Eduardo Cunha é preso em Brasília

Ordem de prisão preventiva foi expedida pelo juiz federal Sergio Moro

O ex-deputado Eduardo Cunha foi preso nesta quarta-feira em Brasília. A ordem de prisão preventiva – ou seja, sem data prevista para soltura – foi expedida pelo juiz federal Sergio Moro, que conduz os processos resultantes da Lava Jato em Curitiba. Acompanhado do advogado, Cunha foi preso no bairro da Asa Sul, região central de Brasília, perto da casa em que vive na capital federal. O ex-deputado já está a caminho do hangar da corporação em Brasília para embarque rumo a Curitiba. A previsão de chegada à capital paranaense é entre as 17 e as 18 horas.

A prisão preventiva de Cunha leva em conta investigações que revelam a existência de contas secretas na Suíça e informações de que o empresário Idalécio de Castro Rodrigues de Oliveira pagou propina ao ex-deputado para ser beneficiado em um contrato de aquisição dos direitos de participação na exploração de um campo de petróleo no Benin. Ao todo, teria sido pago a Cunha 1,311 milhão de francos suíços, o equivalente a 1,5 milhão de dólares. Na transação, o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Jorge Zelada teria atuado como intermediário no acerto dos valores.

O Ministério Público conseguiu mapear o caminho do dinheiro movimentado na transação e a participação do lobista ligado ao PMDB João Augusto Henriques, apontado como destinatário de pelo menos 10 milhões de dólares em propina na transação. Nas investigações, foram encontrados registros de que a offshore Acona Internacional repassou 1,311 milhão de francos suíços para a conta Orion SP, que pertence a Eduardo Cunha. A partir da Orion, novos repasses foram feitos para contas ligadas ao político e à mulher dele, a jornalista Cláudia Cruz, que também responde a processo na Lava Jato.

Veja também

Em despacho datado de ontem e tornado público nesta quarta-feira (confira abaixo), o juiz autorizou que os agentes da PF entrassem na casa de Cunha “com as cautelas devidas para evitar incidentes desnecessários”. Ao pedir a prisão de Cunha, o MP alegou que há risco de o ex-parlamentar atrapalhar as investigações e também de fugir do país, já que ele tem dupla nacionalidade, brasileira e italiana. “Enquanto não houver rastreamento completo do dinheiro e a total identificação de sua localização atual, há um risco de dissipação do produto do crime, o que inviabilizará a sua recuperação. Enquanto não afastado o risco de dissipação do produto do crime, presente igualmente um risco maior de fuga ao exterior, uma vez que o acusado poderia se valer de recursos ilícitos ali mantidos para facilitar fuga e refúgio no exterior”, disse Sergio Moro no despacho em que determinou a prisão do ex-presidente da Câmara dos Deputados.

Para embasar a necessidade de prender o ex-deputado, os procuradores citam diversas ações de Cunha, quando ele ainda ocupava a presidência da Câmara, para atravancar as investigações, como a convocação da advogada Beatriz Catta Pretta para depor à CPI e as manobras no Conselho de Ética para enterrar o processo que pedia a cassação do ex-deputado. Ao pedir a prisão de Cunha, o MP listou argumentos similares aos que já haviam sido invocados pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, quando ele defendeu que o político fosse suspenso do mandato parlamentar. Segundo a força-tarefa da Lava Jato, também evidenciam a disposição de Cunha de atrapalhar as investigações iniciativas como o assédio a lobistas, o uso da extinta CPI da Petrobras para coagir a advogada Beatriz Catta Preta e o doleiro Alberto Youssef e a contratação da empresa de investigação Kroll para desqualificar informações dadas em depoimento por delatores.

Afirmou Moro na decisão: “Os episódios incluem encerramento indevido de sessões do Conselho de Ética, falta de disponibilização de local para reunião do Conselho e até mesmo ameaça sofrida pelo relator do processo”. Ainda segundo o juiz, a cassação não suprimiu os riscos que ensejam a prisão, até porque o ex-deputado agiu por intermédio de terceiros, “inclusive agentes que não são parlamentares”.

Na quinta-feira passada, Moro ratificou a ação penal aceita pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-deputado pelos crimes de corrupção passiva, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. Como Cunha teve o mandato cassado em setembro e perdeu o foro privilegiado, caberá a Moro julgá-lo por suposto recebimento de propina em contratos da Petrobras para exploração de petróleo em um campo no Benin, na África, ocultada em contas na Suíça.

O ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato no STF, havia encaminhado a Moro em setembro, poucos dias após a cassação de Eduardo Cunha, as duas ações penais já abertas contra o ex-deputado no Supremo. Sergio Moro seguiu o Ministério Público Federal do Paraná e não aceitou a denúncia inicialmente oferecida pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, contra Cunha por crime eleitoral. Janot havia acusado Cunha de omitir as contas no exterior de suas declarações de bens ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Despacho prisão Cunha

Despacho em que Moro autoriza prisão de Cunha (Reprodução)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Jose Renato Pinto

    Demorou! Agora vai toma banho frio.

    Curtir

  2. housekeeping

    agora não demora pra b#o*sta no ventilador.

    Curtir

  3. bruno henrique dias

    A justiça só funciona em primeira instância. Parabéns Sergio Moro estamos com você….agora a porcaria do STF tudo vira gaveta, o sociedade tem que se revoltar contra esses ministros do STF.

    Curtir

  4. Ronaldo Silva Jr

    O país está se mostrando eficiente neste aspecto. Parabéns ao magistrado Sérgio Moro

    Curtir

  5. Será que ele tem algo a contar? Será que ele sobreviverá à Prisão? A seguir cenas do próximo capítulo…

    Curtir

  6. Marcos Antônio Dias

    Quem bom, não temos bandido se estimação, agora falta o grand finalle, o Capo di tutti i capi

    Curtir

  7. alfredo carlos gomes

    E o molusco , nada?

    Curtir

  8. Antonio de Castro Junior

    E o Lula?! ….Por que continua solto e dizendo tantas asneiras?!…

    Curtir

  9. Italo Soares.

    Pq não prende o Lula?

    Curtir

  10. Mas o desprezível Renan continua sendo protegido pela tal ‘justiça’. Os bandidos continuam no poder impunemente. A ‘Justiça’ é torta, falha e desonesta, é uma farsa!

    Curtir

  11. QUERO VER É O JARARACA SENDO PRESO, VOU ESTOURAR ROJÃO E GRITAR VIVA O BRASIL.

    Curtir

  12. Gerador emprego

    Parabéns Sergio Moro e equipe lava jato…mais uma prova q não tem privilégio pra ninguém todos vão cair…esse legado acaba nessa geração….temos ter força pra aguentar tudo isso é limpar esse país desses tumores ora que nossos filhos tenham país digno…

    Curtir

  13. housekeeping

    Renaãn, Jucáá, Sarnêyêy, Barbalhooo, Temerrrr, Lobãââo, Raupeeee, pmdbeee.

    Curtir

  14. Alexey Heronville Gonçalves da Silva

    E não é que temos um novo herói nacional?? VIVA SÉRGIO MORO!!! VIVA A OPERAÇÃO LAVA-JATO!!! VIVA O MPF!!! VIVA A PF!!! FORA LULA!!! FORA PT!!! FORA CORRUPTOS DE TODOS OS MATIZES E PARTIDOS!!! PRENDA O LULA JUIZ SÉRGIO MORO!!! RÁPIDO!!! PRENDA O RENAN CALHEIROS!!! PRENDA A DILMA POR CRIME DE LESA-PÁTRIA TAMBÉM!!!

    Curtir

  15. Edmilson Jesus

    E cadê os defensores do 4 dedos que diziam que moro só mandava prender Petistas?

    Curtir

  16. Genivaldo Marques

    Cadê minha postagem?

    Curtir

  17. Sergio Moro para Presidente 2018.

    Curtir

  18. Democrata Cristão

    Cade o homem “mais honesto” do Sistema Solar, candidato a Imperador da Via láctea? Cade a Jararaca?

    Curtir

  19. Lino De Moura Araujo Junior

    Tudo não passa de mais uma ação midiática para então prende Lula. Assim que confirmada a verdadeira intenção do Excelentíssimo Tucano Dr. DesMoronando, vai ser solto.

    Curtir

  20. Clara Eñelee Kornetz Alves

    Hiii, as “meninas” do Goebels News vão ter orgasmos triplos!!!

    Curtir

  21. André Carioca

    Show !!! Mas quero saber o porquê do Lula ainda não ter sido preso???? Espero muito por esse dia…

    Curtir

  22. Democrata Cristão

    Não é possível! Será que não tenha uma prova sólida se quer para prender o Jararaca?

    Curtir

  23. Reinaldo Favoreto Júnior

    o lula e dilma já roubam antes dele, e muito mais, e estão ainda soltos

    Curtir

  24. Lá com o Moro o bicho pega e anda rapidinho, e a próxima é a paquita Cláudia Cruz. Cana neles!

    Curtir

  25. só falta o lula, a dilma, o mercadante, o jacques wagner, o renan, …. a lista é grande, a nação não aguenta mais tanto ladrão e vagabundo nos roubando, aquele dinheiro que faz uma enorme falta nos hospitais, matando nossas crianças, pena de morte já, crimes hediondos e terrorismo…. eta petralhada do inferno…

    Curtir

  26. Lizbeth Klein

    <<<<<SENTADINHA AQUI ESPERANDO A MESMA NOTICIA COM RESPEITO A JARARACA DESDENTADA…

    Curtir

  27. Alvaro Monteiro

    É de espantar a diferença entre Sérgio Moro e os ministros do STF. Enquanto o primeiro faz justiça, mandando prender todos os que, claramente, insurgiram contra a lei, os ministros do STF fazem exatamente o contrário, mandam soltar os bandidos que foram presos no Mensalão, e não são poucos! Ah se tivéssemos no STF ministros do porte de Moro que, sem ter rabo preso com os políticos, principalmente Lula, prende sem pestanejar os fora da lei! Embora não faça mais do que sua obrigação, temos que parabenizar este juiz!!!

    Curtir

  28. Alberto Lopes Lapolli

    Essas prisoes sao desnecessarias ou podiam ser domiciliarmente.Agora p

    Çr

    Ç

    E o Lula Moro???Falta-lhe coragem ou as provas sao como algodao docep
    Ç na

    P

    E o Lula…moro????Coragem Homem…

    Curtir

  29. alfredo carlos gomes

    E o MOLUSCO? nada

    Curtir

  30. Adriano Titonelli

    E o barbudo de nove dedos? quando vai?

    Curtir

  31. Tá chegando a hora da cereja do bolo….

    Curtir

  32. Fernanda Oliveira

    Goooooool do Brasil!!! O nome dele ‘e Sergio Moro!

    Curtir

  33. Vanderlei Nunes

    Agora onça bebe agua… PMDB deve esta tremendo na base com o que este senhor sabe e pode falar. muita gente deve ta reservando passagem de avião só de ida para uns “compromissos” fora do país.

    Curtir

  34. Gilberto Goes Junior

    Falta o Renan é a Paquita Claudia Cruz,vão Todos de Braços e Algemas Dadas Para Cadeia que é Lugar de Bandido.

    Curtir

  35. housekeeping

    doppia cittadinanza, anche italiani, parla che si fa bene

    Curtir

  36. Ezequiel lima feitosa

    Parabéns ao Juiz Sergio Moro,o senhor é o orgulho do Judiciário e do povo Brasileiro.

    Curtir

  37. Tchau “meu malvado favorito”! kkkkk

    Curtir

  38. E Lula quando vai ser preso? Com tantas provas contra ele não entendo por que ainda esta solto!!!

    Curtir

  39. Juarez Antonio Firmino

    tem gente que acredita em papai noel brasil esta cheio disso ,, eu so acredito se eu ver , aqui no brasil tudo pode menos ser honesto . alguém acha que este cara esta preso , crime aqui não acontece nada , dinheiro que eles roubaram , não ferio ninguém se ele estiver preso dentro de um ano estará , nas ruas ou mudara para outro pais , aqui cai tudo no esquecimento , este e brasil .

    Curtir