Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Comerciantes de Búzios lançam esgoto no mar

Em 15 dias de operação, MP vai notificar proprietários de 60 estabelecimentos

Comerciantes de Búzios, cidade da Região dos Lagos famosa pelas praias de águas claras, lançam esgoto no mar. Nesta terça-feira, fiscais da Promotoria Ambiental do Ministério Público Estadual vistoriaram estabelecimentos em duas das mais movimentadas vias do centro da cidade: Rua das Pedras e Manoel Turíbio de Farias.

Corantes foram usados para identificar lojas, hotéis e restaurantes que literalmente jogam lama no turismo da cidade que atrai cerca de 1 milhão de visitantes por ano, segundo a prefeitura. Agentes da administração municipal e do Ministério Público abriram cerca de doze bueiros e fizeram testes jogando a substância em locais como vasos sanitários para confirmar se o esgoto estava ligado à rede.

Nas primeiras três horas de operação, que deve se estender por mais 15 dias, foram notificados quatro estabelecimentos. Em algumas casas, os bueiros estavam obstruídos por cimento que, ao serem violados, estavam secos. Em outros, não havia sequer ligação de água ou esgoto.

Autuação – O objetivo é notificar 60 comerciantes para que liguem o esgoto de seus estabelecimentos à rede separativa, evitando que ele desemboque no mar. De acordo com o promotor Leonardo Kataoka, responsável pelo caso, os comerciantes notificados terão 30 dias para providenciar as mudanças – depois desse prazo, eles podem ser multados em até 50.000 reais.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente e Pesca de Búzios, Adriana Saad, os comerciantes não foram pegos de surpresa. “Temos notificado os comerciantes para aderirem ao projeto. Fizemos reuniões durantes dois meses no Cine Bardot, porque 70% das casas não estavam ligadas à rede separativa. De lá para cá avançamos, mas ainda restam uns 20% que não estão”, disse, lembrando que o município tem 45 quilômetros de rede separativa de esgoto e água.