Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cármen Lúcia diz que áudio é agressão inédita à dignidade do STF

Presidente do STF enviou ofícios à PF e à Procuradoria-Geral da República cobrando urgência nas investigações contra Joesley Batista e Ricardo Saud

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, disse que o áudio de uma conversa entre o executivo Joesley Batista e o diretor de Relações Institucionais da JBS, Ricardo Saud, é uma agressão inédita à dignidade da Corte. Ela enviou ofícios ao diretor-geral da Polícia Federal (PF), Leandro Daiello Coimbra, e ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pedindo uma investigação urgente para apurar os fatos citados.

Pelo menos quatro ministros do STF – Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Edson Fachin e a presidente, Cármen Lúcia – são mencionados na gravação da conversa entre Joesley e Saud. Há também uma citação a “Marco Aurélio”, mas é possível concluir que não se trata do ministro Marco Aurélio Mello.

As citações, no entanto, não trazem nenhuma informação concreta ou evidência de que os magistrados pudessem estar implicados em alguma irregularidade. Os diálogos são desconexos – começam a falar de alguém, logo depois mudam de assunto – e há muitas partes inaudíveis.

Há também citações ao Supremo como um todo, na maioria das vezes atrelada a algum comentário sobre o ex-ministro José Eduardo Cardozo (Justiça). Em um deles, eles dizem que a advogada Fernanda (aparentemente Fernanda Tórtima) “surtou” quando foi levantada a possibilidade de arrastar o ex-auxiliar de Dilma Rousseff (PT) para as delações.

Confira abaixo a íntegra do pronunciamento da ministra Cármen Lúcia:

“Ontem, o procurador-geral da República veio a público relatar fatos que ele considerou gravíssimos e que envolveriam este Supremo Tribunal Federal e seus integrantes.

Agride-se, de maneira inédita na história do país, a dignidade institucional deste Supremo Tribunal e a honorabilidade de seus integrantes.

Impõe-se, pois, com transparência absoluta, urgência, prioridade e presteza a apuração clara, profunda e definitiva das alegações, em respeito ao direito dos cidadãos brasileiros a um judiciário honrado.

Enviei agora ao diretor-geral da Polícia Federal e ao procurador-geral da República ofícios exigindo a investigação imediata, com definição de datas para início e conclusão dos trabalhos a serem apresentados, com absoluta clareza, a este Supremo Tribunal e à sociedade brasileira, a fim de que não fique qualquer sombra de dúvida sobre a dignidade deste Supremo Tribunal Federal e a honorabilidade de seus integrantes.”

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Bruna Scalon

    ‘Dignidade do …STF???? KKKK..Essa foi boa! Faz-nos rir!!!A ministra anda cega, equivocada, ou muiiiito alienada da realidade, dos fatos, e, principalmente, sobre o conceito que 90% do povo brasileiro honesto e de bem tem sobre (esse) STF!!!
    Que ‘dignidade’ pode haver em um tribunal que RASGA diuturnamente a Constituiçao?!!
    #VIVA MORO/LAVAJATO/PF/FFAA!!!! Esses, SIM, nos representam!!!!

    Curtir

  2. AUGUSTO MARAJÓ

    Dignidade, não, ministra. Desde que estourou a lava jato, eu falo incessantemente que o problema maior é o STF. Parece que, agora, chegou lá. Se existisse essa referida dignidade, pessoas como o Lula não estariam por aí a solta arrotando baixaria e ofensas contra a justiça, de modo geral.

    Curtir

  3. banda Mero Judas

    Qual é a dignidade do STF? Quais ministros pretendem anular as delações? Seria bom citar os nomes, especificar. Senhores Ministros. A fruteira do STF já está podre faz tempo. Cabe aos Ministros que ainda não se contaminaram a mostrar quem é quem, sob pena de prevaricação, inércia e omissão. Separar urgente o joio do trigo é o primeiro passo.

    Curtir

  4. Bruna Scalon

    Como se ninguém soubesse que o ‘ZÉ’ Defensor de AntA fosse tão criminoso e corruPTo quanto a quadrúpede que defendia e quanto os seus coleguinhas ‘supremamente’ togados!!
    Inédito…foi ótimo!!! Mas, ‘dignidade…’ foi tragecômico, patético!
    A ministra e seus pares têm que abrir as janelas de seus carrões blindados, assim como abrirem seus ouvidos, e verão que a ÚLTIMA COISA que o povo de bem acha que o “Supreminho” é é digno ou confiável!!
    Como diria uma certa apresentadora da GloboLixo – “Acooooorrda menina!”

    Curtir

  5. Bruna Scalon

    Como se ninguém soubesse que o ‘ZÉ’ Defensor de AntA fosse tão criminoso e corruPTo quanto a quadrúpede que defendia e quanto os seus coleguinhas ‘supremamente’ togados!!
    Inédito…foi ótimo!!! Mas, ‘dignidade…’ foi tragecômico, patético!
    A ministra e seus pares têm que abrir as janelas de seus carrões blindados, assim como abrirem seus ouvidos, e verão que a ÚLTIMA COISA que o povo de bem acha que o “Supreminho” é é digno ou confiável!!
    Como diria uma certa apresentadora da GloboLixo – “Acoooooorrrrda menina!”

    Curtir

  6. ENTÃO PRENDE O CARA SUA F*D*P!!!! SUA DIGNIDADE ESTÁ NA PRIVADA!!

    Curtir