Beneficiários do Bolsa Família doaram R$ 16 mi nesta eleição

TSE apura indícios de fraude envolvendo o programa por partidos e candidatos. Apenas um beneficiário doou 67.000 reais

Beneficiários do Bolsa Família doaram 15.970.436,50 a candidatos e partidos políticos nesta eleições, segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgado nesta quinta-feira. O valor total de arrecadação declarado à Justiça Eleitoral até o momento é de mais de 1 bilhão de reais e, de acordo com o cruzamento, pelo menos 16.000 beneficiários do programa social aparecem como doadores. Agora, o TSE vai apurar indícios de falta de capacidade econômica de doadores inscritos no cadastro e que realizaram doações para campanhas eleitorais.

Para o cargo de vereador, os cadastrados no programa doaram, em todo país, 12,3 milhões de reais. Já aos candidatos a prefeito, o valor das doações soma 3,5 milhões de reais. Também foram verificadas doações a partidos políticos, que somam 204.433 reais. O maior valor doado por beneficiário do Bolsa Família foi 67.000 reais. Para se ter uma ideia, só podem receber o benefício (que chega a 195 reais) famílias com renda até 170 reais por pessoa.

O ministro Gilmar Mendes, presidente do TSE, afirma que tudo indica que pode haver fraude. “Ou essa pessoa não deveria estar recebendo Bolsa Família ou está ocorrendo o que chamamos de ‘caça CPF’, ou seja, a manipulação de CPF de alguém que está inocente nessa relação, então tudo isso será investigado”. Segundo ele, antes a análise das contas só era feita tempos depois da eleição e, agora, a Justiça Eleitoral troca informações com o Ministério Público, a Polícia Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU), o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF), a Receita Federal, além do Ministerio do Desenvolvimento Social e Agrário, para analisar irregularidades ainda durante a campanha.

O levantamento foi feito a partir do cruzamento de dados do TSE e do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA), que cadastra beneficiários de programas sociais do governo federal. “A parceria foi muito importante e vamos investigar cada caso desses para saber se pessoas que não necessitam do Bolsa Família estão recebendo ou se os CPFs delas estão sendo usados para praticar crime eleitoral”, disse o ministro Osmar Terra.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. Ou seja, PT usa laranjas para roubar dinheiro público.

    Curtir

  2. Marcos Rainho

    Caso simples de resolver: Apreenda-se as quantias; proceda-se a oitiva do doador para saber se foi o mesmo que efetuou a doação, caso positivo, descadastre-o do programa e IPF nele; proceda-se a oitiva do político beneficiado com tal doação, se comprovada a fraude e IPF nele.

    Curtir

  3. Andrei Tchepurnoy Machado

    Que lindo! Kkkkk

    Curtir

  4. Antonio Carlos Dos Santos

    Suspenda-se de imediato o registro de todos os candidatos beneficiados por essas doações. Veremos então quem pode provar que não está se beneficiando das fraudes.

    Curtir

  5. Onix Sheldon

    Mais uma linha de corrupção, que está difícil acabar. Como temos bandidos nesse país!

    Curtir

  6. Ezequiel lima feitosa

    Isso é trabalho da desgraça do PT mais uma vez.

    Curtir

  7. Fabiano Niehues

    entenderam agora o porque o governo do PT não queria acabar com o “bolsa família”? mais uma falcatrua para beneficiar bandidos…… a bolsa acabou virando bolsa partido…..

    Curtir

  8. Fábio Luís Inaimo

    Por isso os beneficiários do Bolsa Família não para de aumentar! Por isso o falastrão mor se esgoelava; “Elles querem acabar com o Bolfsa fsamilia” É Gópi duzestadunido !!!

    Curtir

  9. CARLOS RIBEIRO

    São tantos escândalos que a única solução seria redescobrir o Brasil, para que surgisse uma nova raça.

    Curtir

  10. Franklin de Paula

    Depois dizem que Lula e Dilma mentiram. Aí: beneficiários do Bolsa Família contribuíram com 16 milhões de reais para a campanha eleitoral. Prova que saíram da linha da pobreza.

    Curtir

  11. luiz s silvestre

    Que o TSE apure mais esse esquema – possivelmente petralha, e puna severamente os responsáveis. Veja deveria informar em quais estados isso está ocorrendo e a proporção por região.

    Curtir

  12. Luiz Domiciano

    Esse programa bolsa familia deveria ser extinto e recomeçado com outro nome.

    Curtir

  13. Nelson Marchetto

    Estão mal de vida os “bolsistas” né? Estão abaixo da “linha de pobreza” como diziam lula e dilma mas, se formos investigar, uma grande maioria são, comerciantes, funcionários públicos (que precisam ser investigados) e famílias com emprego e renda, recebendo o que deveria ser para os abaixo da linha de pobreza e não recebem!!!

    Curtir