Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vídeo: um jogo do Real Madrid visto pelos olhos do árbitro

Major League Soccer instalou uma câmera no corpo do juiz no Jogo das Estrelas diante da equipe espanhola, gerando imagens espetaculares

Ser árbitro de futebol é uma missão ingrata, já que na maioria das vezes o profissional só é notado quando erra e, por isso, é alvo constante de críticas e ofensas. Um dos lados positivos, porém, é poder ter uma visão privilegiada do espetáculo e estar bem perto dos craques. A Major League Soccer (MLS), a principal liga de futebol dos Estados Unidos, decidiu mostrar, em detalhes, como é uma partida vista pelos olhos do árbitro e instalou uma câmera na cabeça do apitador Allen Chapman no Jogo das Estrelas, diante do Real Madrid, realizado em 2 de agosto, em Chicago.

Nesta semana, a MLS divulgou imagens da experiência e o resultado ficou sensacional. Sob a perspectiva do árbitro, foi possível ver arrancadas de Kaká, reclamações de astros como o alemão Toni Kroos, belos gols e as cobranças de pênalti – e também o quanto a visão do juiz é diferente da que vemos nos replays de dezenas de câmeras instaladas pelo estádio. O jogo terminou empatado em 1 a 1 e o Real Madrid venceu nos pênaltis, por 4 a 2.