São Paulo terá jovem chinês no elenco em 2017

Meia Zhang Yuanshu, apelidado de "Oscar", tem 19 anos e está no Brasil desde 2015

Zhang Yuanshu, 19 anos, é o novo meia do São Paulo, pelo menos até o fim de 2017. O jogador assinou um contrato de empréstimo com o clube até o final desta temporada, como parte da negociação de Jucilei, que está emprestado pelo Shandong Luneng, time de onde veio o jovem chinês.

O meia chegou ao Brasil em 2015 para desenvolver seu futebol. Até 2016 treinou no CT de Cotia com o time de base do São Paulo e, ainda em 2016, jogou com a equipe do sub-20 do Desportivo Brasil um torneio na China, a Weifang Cup, contra clubes como Real Madrid, Benfica, Wolfsburg, além da seleção chinesa, que foi vencida na final pelo Desportivo Brasil por 4 x 1.

Neste ano, chegou a ser titular do time do Desportivo Brasil na Copa São Paulo e, logo em seguida, subiu para o time profissional, que disputa a série A3 do Campeonato Paulista. Todavia, fez apenas treinos com o time, sem disputar um jogo como profissional. Em quarenta partidas pelos times de base do clube, marcou onze gols.

O jogador foi um dos primeiros chineses do projeto que o Desportivo Brasil firmou com o Shandong Luneng, clube dono de seus direitos econômicos. Em 2016, pela parceria, o clube tinha cinco chineses no elenco, com dois atletas no sub-17 e três no sub-20. Atualmente, não há chineses treinando em Porto Feliz, pois os jogadores disputam uma espécie de torneio entre províncias na China.

No Brasil, seu nome é Oscar

Desde que chegou ao Brasil, Yuanshu usa o nome “Oscar“, uma escolha de sua professora brasileira, para facilitar a comunicação com outras pessoas.

“O São Paulo é um time grande e conhecido, estou muito feliz de ter essa oportunidade”, disse “Oscar” ao site oficial do Desportivo Brasil, logo após assinar seu contrato de empréstimo com o clube tricolor.

No São Paulo, não há previsão de que o atleta atue pelo time profissional, como aconteceu com Zizao, no Corinthians. A princípio, o jovem ficará na equipe sub-20 do clube.