Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rússia chega pela primeira vez à final do Mundial de Futsal

Rival será conhecido após duelo entre Portugal e Argentina

Ao bater o surpreendente Irã, a não tão surpreendente Rússia chega à final do Mundial de Futsal pela primeira vez na história.

A Rússia foi semifinalista três vezes antes disso, e sempre caiu na semifinal. Em 1996, enfrentou o Brasil na semifinal e foi derrotado por 6 x 2. Ficou com o bronze ao vencer a Ucrânia por 3 x 2.

Em 2000, o time perdeu na semifinal para a Espanha, por 3 x 2, e perdeu o bronze em derrota de 4 x 2 para Portugal.

Em 2008, a Rússia voltou a perder para o Brasil, dessa vez por 4 x 2. Na disputa do bronze, perdeu para a Itália por 2 x 1. Em todas os ocasiões, os russos perderam na semifinal para os campeões.

Neste ano, o time surpreendeu a Espanha nas quartas de final por 6 x 2, enquanto o Irã chegou à semifinal após surpreender outro favorito, o Brasil, nos pênaltis, após empate em 4 x 4. Nas quartas, o time passou pelo Paraguai com vitória de 4 x 3, após a prorrogação.

Na semifinal, os russos fizeram 4 x 3 no Irã e chegaram à decisão do torneio. Com as eliminações de Brasil e Espanha, o torneio terá um campeão inédito. E uma final inédita. Em sete torneios oficiais da Fifa até o momento, quatro tiveram Brasil e Espanha na final.

Essa foi a segunda semifinal da história do Irã, que havia chegado nesta fase apenas em 1992, perdendo para os EUA na semifinal (4 x 2) e para a Espanha na disputa do bronze (9 x 6).

A outra semifinal deste ano será entre Argentina e Portugal, que tentam chegar à final pela primeira vez na história. Cada um tem apenas uma semifinal na história.

Em 2000, Portugal foi semifinalista, mas perdeu na semifinal para o Brasil (8 x 0) e ficou com o bronze ao vencer a Rússia por 4 x 2.

Já a Argentina foi semifinalista em 2004, mas perdeu para a Itália por 7 x 4 na semifinal. Na disputa do bronze, perdeu para o Brasil pelo mesmo placar, 7 x 4.

Veja tudo sobre o Mundial de Futsal