Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rival na Liberta, Nacional será adversário do Palmeiras em final

Clube uruguaio venceu o Peñarol e enfrenta o Verdão no sábado

O Palmeiras já conhece seu adversário na final do torneio de verão que disputa no Uruguai. O cabeça-de-chave de seu grupo na Libertadores, o Nacional do Uruguai será o rival.

O Nacional venceu o Peñarol por 3 x 1 na quinta (20). Fernandez fez 1 x 0 para o Nacional. Fucile empatou no fim da primeira etapa. Na segunda etapa, com MacEachen expulso no Peñarol, o Nacional marcou mais duas vezes com Romero e Lopez.

Este será o 15° jogo na história entre as duas equipes, que ainda se enfrentam mais duas vezes, ao menos, neste ano. Contando amistosos e jogos oficiais, são cinco vitórias palmeirenses, cinco do Nacional e quatro empates, com 24 gols marcados pelo Verdão e 19 pelos uruguaios.

O primeiro duelo entre as equipes foi na Copa do Atlântico de 1947, um torneio parecido com esse, disputado por ambos os clubes neste ano. Naquele dia 1° de fevereiro, no Centenário de Montevidéu, o Nacional venceu o Verdão por 1 x 0.

A primeira vitória palmeirense foi apenas em 1964, em amistoso na cidade de Montevidéu, com triunfo palmeirense por 3 x 0 no Centenário. 

A maior goleada do confronto também foi do Verdão na casa do adversário. No dia 19 de agosto de 1998, na primeira fase da Copa Mercosul, o Palmeiras fez 5 x 0 nos uruguaios.

A última derrota palmeirense no duelo foi no dia 18 de maio de 1971, em Montevidéu, na semifinal da Copa Libertadores. Naquele dia, o Nacional venceu por 3 x 1 e chegou à final do torneio. Em 2009, o Nacional passou pelo Palmeiras nas quartas de final da Libertadores, mas pelo gol marcado fora de casa, após dois empates.

Nesta quinta (21), o Verdão enfrenta um possível rival na fase de grupos da Libertadores, o River Plate-URU. O Palmeiras enfrenta o rival em um jogo-treino.