Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Qual o primeiro clube de cada uma das cinco regiões do país a ter seu departamento de futebol fundado?

Conheça o clube de cada região a ter seu departamento de futebol fundado primeiro

Pergunta de Paulo Cesar Martin Bianque – Sarutaiá (SP): Olá, amigos da revista PLACAR. Minha pergunta é: qual o primeiro clube de cada uma das cinco regiões do país a ter seu departamento de futebol fundado? E dos 12 grandes, o mais velho pelo mesmo índice (departamento de futebol, não como clube de regatas etc.)?

R: Caro Paulo, uma ótima questão. Ao final do século XX, muitos clubes foram criados no país, a maioria deles composta de imigrantes europeus que se reuniam para disputar competições de regatas e cricket. Em outubro de 1894, com a chegada de Charles Miller, um brasileiro que fora estudar na cidade inglesa de Southampton, que trazia em uma mala, entre outras coisas, duas bolas de futebol e um livro de regras, o esporte começou a ser praticado de forma mais organizada em vários desses clubes. A imprecisão na definição da data da criação de um departamento de futebol propriamente dito nos leva a utilizar como critério o início da prática do futebol nos clubes ainda em atividade no país.

NORTE (NACIONAL-AM)

Fundado em 5 de fevereiro de 1905, o Grupo do Remo, posteriormente, em 15 de agosto de 1911, reorganizado como Clube do Remo, é o mais antigo da Região Norte.

No entanto, formou sua primeira equipe de futebol apenas durante o ano de 1913 e seu primeiro confronto data de 21 de abril. Por conta disso, coube ao Nacional da cidade de Manaus o título de clube de futebol mais antigo da Região Norte, uma vez que foi fundado em 13 de janeiro de 1913, a partir de uma dissidência do Manaos Sporting, já tendo em vista permitir que o futebol fosse praticado por brasileiros, daí nota-se a razão do nome. A estreia dos amazonenses aconteceu em 20 de julho.

NORDESTE (VITÓRIA-BA)

O Club de Cricket Victoria foi criado em 13 de maio de 1899 e, como o próprio nome sugere, voltado para o cricket, uma clara influência de seus fundadores, pertencentes a tradicionais famílias de Salvador, e que tinham aprendido o esporte enquanto estudaram na Inglaterra.

O futebol foi praticado pela primeira vez pelo clube em 22 de maio de 1901, quando alguns associados formaram um time para enfrentar uma equipe de tripulantes de navios estrangeiros atracados no porto da capital baiana. O clube adotou o futebol, e outros esportes, como uma prática a partir de 1902, já como Sport Club Victoria. Sua primeira partida foi em 13 de setembro de 1902.

CENTRO-OESTE (CORUMBAENSE-MS)

Há registros que as duas primeiras bolas de futebol tenham chegado à cidade mato-grossense de Cuiabá em 1905, sendo usadas apenas como atividade recreativa do colégio salesiano São Gonçalo.

Passaram cerca de oito anos, para que, em 15 de novembro de 1913, fosse realizada a primeira partida na região, entre duas equipes que não existem mais, o Cuiabá Futebol Clube, que venceu por 3 a 0, e o Internacional Futebol Clube. No entanto, não veio da então capital do estado, que viria a se dividir em dois, na prática, a partir de 1979. O primeiro clube dedicado ao futebol foi de Corumbá, onde foi criado, em 1° de janeiro de 1914, o Corumbaense Futebol Clube.

SUDESTE (SPAC-SP)

Por conta de Charles Miller ser associado ao Spac, o Clube Atlético São Paulo, fundado em 13 de maio de 1888, foi o primeiro clube onde o futebol passou a ser praticado com as devidas regras. O clube entrou em campo de forma oficial pela primeira vez em 12 de março de 1899 quando goleou o Mackenzie College por 3 a 0. Campeão da primeira edição do campeão paulista, que é a competição mais antiga do país, o clube de origem inglesa abandonou a Liga Paulista de Foot-Ball em 1912, conquistando ao todo quatro títulos paulistas. Fiel ao amadorismo manteve a prática do futebol e até os dias atuais enfrenta anualmente a equipe do Rio Cricket.

SUL (RIO GRANDE-RS)

A chegada de um jovem alemão no ano de 1900, Johannes Christian Moritz Minneman, à cidade gaúcha de Rio de Grande teve forte influência na criação do Sport Club Rio Grande.

Coube a ele, um entusiasta do football association, ao se enturmar com jogadores locais, propor a realização de uma reunião onde seria discutida a criação de um clube na cidade dedicado à prática do futebol. Após algumas ida e vindas, enfim no dia 19 de julho de 1900, foi oficialmente criado o clube gaúcho. Por conta do fato de a CBF considerá-lo o mais antigo clube de futebol em atividade, em sua data de aniversário passou a ser comemorado o Dia do Futebol.

12 GRANDES (FLUMINENSE-RJ)

Coube a Oscar Cox ser um dos fundadores do primeiro clube de futebol do estado, o Fluminense Football Club, em 21 de julho de 1902. O carioca nascido em 20 de janeiro de 1880 já houvera sido um dos grandes responsáveis pela introdução do esporte em seu estado, quando, ao voltar da Suíça, onde fora estudar, trouxe consigo duas bolas de couro e passou a promover a prática do esporte entre os frequentadores do Rio Cricket, clube de origem britânica.

Posteriormente, em 1911, dissidentes do Fluminense partiram para o Flamengo, que fora fundado em novembro de 1895 para a prática de regatas, onde fariam sua primeira partida de futebol em 1912.