Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mundial sub-17 teve sua segunda final africana na história

A primeira foi em 1993, com Nigéria e Gana

Nigéria e Mali decidiram, no domingo (8), o Mundial sub-17. A Nigéria conquistou seu quinto título no torneio. Contudo, essa foi apenas a segunda decisão africana na história do torneio.

A primeira aconteceu 22 anos antes, em 1993, quando a competição foi decidida pela mesma Nigéria contra Gana. Na ocasião, os nigerianos, maiores campeões do torneio, conquistaram seu segundo mundial. Gana, na época, mandava na categoria. Foi campeã em 1991 e 1995, deixando os anos 1990 dominado pelo africanos.

Naquele ano o torneio aconteceu no Japão e a Nigéria venceu Gana na final por 2 x 1. Abriu o placar com Oruma e Anosike aos 3 da primeira e 30 da segunda etapa; e viu Gana diminuir com Fameye aos 35 do segundo. Três anos depois, os nigerianos seriam os primeiros africanos a vencer os Jogos Olímpicos.

Neste ano, no Chile, os nigerianos tiveram mais facilidades na final. Venceram Mali por 2 x 0, com gols de Osimhen e Bamgboye aos 11 e aos 14 minutos da segunda etapa.

A Nigéria é a maior vencedora do torneio com cinco taças, seguida do Brasil, que tem três. Gana e México tem duas conquistas cada.