Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mundial de Clubes pode ser disputado a cada dois anos

Projeto depende do encerramento da disputa da Copa das Confederações

A Fifa está estudando a possibilidade de fazer mudanças no Mundial de Clubes. A ideia da entidade é aumentar o tamanho da competição, que seria disputada por 16 ou 24 clubes, mas realizá-la a cada dois anos, em anos ímpares, antes do início da temporada europeia.

A criação desse novo formato está atrelada ao fim da Copa das Confederações. Segundo o diário “AS”, da Espanha, o projeto está nas mãos do comitê organizador do Mundial, que já teria convencido o presidente Gianni Infantino. Para a ideia avançar, será necessário que a Conmebol aceite que a Copa América seja disputada no mesmo ano da Eurocopa.

Atualmente, o Mundial de Clubes conta com sete equipes: os campeões das seis confederações e o campeão do país-sede. No novo modelo, haveria uma fase de grupos antes do mata-mata.

O torneio se chamaria Taça Intercontinental e contaria com a participação dos dois últimos vencedores da Liga dos Campeões, da Liga Europa e da Copa Libertadores, e talvez dos vice-campeões dessas competições. As outras vagas seriam distribuídas entre os vencedores continentais de Ásia, África, América do Norte, Central e Caribe e Oceania. No caso de o torneio ter 16 clubes, essas confederações só teriam um representante.

(Com Gazeta Press)