Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dono do DIS chama pai de Neymar de ‘vagabundo’ e fala em suborno

Delcir Sonda revelou que atacante já estava fechado com o Real Madrid quando o presidente do Barcelona atravessou negociação, em 2011

O empresário Delcir Sonda segue atacando Neymar Jr. e seu pai e empresário, Neymar da Silva Santos. Dois dias depois de dizer que “vestir uma camisa de Neymar é apoiar a corrupção”, o dono do grupo de investimentos DIS  que detinha 40% do passe do atacante quando ele era do Santos – chamou o pai do jogador de “vagabundo” e disse que Neymar só não se transferiu ao Real Madrid porque foi “subornado” pelo então presidente do Barcelona, Sandro Rosell.

“O primeiro clube a mostrar interesse em Neymar foi o Real Madrid. E Neymar disse que sim. Até fez os exames médicos numa clínica de um amigo meu. Estavam dispostos a pagar os 65 milhões de euros da cláusula, inclusivamente mais 10 milhões”, revelou Sonda em entrevista ao diário espanhol AS.

“Para ser claro: Sandro Rosell subornou o pai de Neymar. Esse é o delito de corrupção do qual o acusamos”, afirmou o empresário, citando o “empréstimo” pago à empresa da família do jogador, ainda em 2011, dias antes de o Santos ser goleado pelo próprio Barcelona na final do Mundial de Clubes.

Sonda não economizou nas ofensas ao pai de Neymar. “Desde o início, seu pai exerceu uma má influência sobre ele. O pai de Neymar é, como dizemos no Brasil, um vagabundo. Um picareta que graças ao seu filho tornou-se rico do dia para noite. A avareza desse homem vai levá-lo para o mau caminho. Desde o início ele se aproveitou de Neymar.”

O empresário contou ainda uma história envolvendo Neymar e o amigo Paulo Henrique Ganso que teria estremecido a relação entre o jogador e seu pai. “Neymar assinava muitos contratos publicitários e só recebia metade do dinheiro, o resto ficava com seu pai. Ele descobriu isso um dia que fez uma propaganda para a Gilette com Ganso e soube que o parceiro ganhava mais. Ele veio me perguntar como isso era possível e aí descobrimos que o pai dele ficava com metade do dinheiro, fazia isso em todos os contratos.” Questionado se um dia perdoaria a dupla, Sonda respondeu: “Neymar pode ser. Seu pai, nunca”.

Entenda o caso

O atacante Neymar e Sandro Rosell do Barcelona

Neymar e Sandro Rosell, na apresentação (Europa Press/Getty Images/Getty Images)

Neymar e seus familiares são alvo de processos na Espanha e no Brasil. O caso que pode levá-lo à prisão, tratado pela imprensa espanhola como “Neymar 2”, se refere à quantia que o fundo de investimento DIS teria direito a receber com a transferência, pois detinha 40% dos direitos do jogador. 

Inicialmente, o Barcelona informou que o negócio custou ao clube 57,1 milhões de euros (cerca de 249,5 milhões de reais na época). Oficialmente, o Santos recebeu 17,1 milhões de euros (cerca de 74,8 milhões de reais). Depois, o clube catalão admitiu que gastou 86,2 milhões de euros (pouco mais de 364 milhões de reais). Mas o clube espanhol alega que pagou 40 milhões de euros de indenização à empresa N&N, da família de Neymar.

Inicialmente, o tribunal concluiu que o dinheiro que o grupo DIS reclamava se referia a salários e bônus acertados, e não ao valor da transferência. O grupo, no entanto, manteve as denúncias contra Barcelona, Santos, Neymar e seus familiares. 

O DIS pediu, então, uma indenização de até 195 milhões de euros (700,3 milhões de reais). O fundo de investimentos solicitou ainda que o brasileiro seja condenado a cinco anos de prisão, enquanto os promotores do Ministério Público da Espanha querem dois anos de prisão e 10 milhões de euros (35,9 milhões de reais) de multa para o atacante. O DIS ainda pede oito anos de prisão para o atual presidente do Barcelona, Josep María Bartomeu, e seu antecessor, Sandro Rosell. Neymar e seus familiares também respondem à Justiça brasileira a acusações de fraudes fiscais.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Marcos Binelli

    Nossa o pai roubava o próprio filho….Que coisa….

    Curtir

  2. José Carlos Lopes de Oliveira

    Pai e filho = mesma laia.

    Curtir

  3. Napoleao Gomes

    Vagabundo é quem ganha dinheiro com trabalho dos outros! No caso, todos os investidores do futebol, que fizeram desse esporte um antro de corrupção e também todos os cartolas são vagabundos e deveriam serqueimados juntoa seeusdescendentes em estádios no Brasil!

    Curtir

  4. Concordo em grau e numero!Eita familia Vaga…..bunda.Mas,o pior dos piores VA GA bu DOS ,sao os brasileiros…sim,esses mesmos!Esses que defenden sonegadores,traficantes,assassinos,e uma outra familia tao imunda quanto essa em questao.A do nove dedos,ou sapo barbudo,ou,cachacheiro 51,esse que nao pode pronunciar seu nome,por que a censura bloqueia.enfim…parabens a Sid por revelar o que os sennsatos ja sabem.A familia imunda sonegou,tirou dinheiro da saude,ROUBOU…Parabens

    Curtir

  5. Familia Neymar….

    Curtir