Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conheça Dembélé, o substituto de Neymar no Barcelona

Ambidestro e de origem africana, atacante francês de 20 anos se tornou o segundo jogador mais caro da história ao trocar o Dortmund pelo clube catalão

O Barcelona confirmou nesta sexta-feira a contratação de Ousmane Dembélé, jovem atacante francês que estava no Borussia Dortmund, por 105 milhões de euros (388,99 milhões de reais), o que faz dele o segundo jogador mais caro de todos os tempos, atrás apenas de…Neymar, justamente a quem Dembélé irá substituir no Camp Nou. O Barcelona já informou que o candidato a craque vestirá a camisa 11, que pertencia ao brasileiro.

Dembélé terá uma cláusula de rescisão de 400 milhões de euros (1,48 bilhão de reais) e deve formar o novo trio de ataque do time, ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez. O veloz jogador de origem africana, no entanto, ainda é pouco conhecido fora da Alemanha e da França.

Como pode ser visto no vídeo abaixo, uma de suas principais características é ser ambidestro. Ele conduz a bola e finaliza com qualidade tanto com a perna esquerda quanto com a direita. Questionado, disse ser canhoto, mas cobra os pênaltis com a direita, porque “bate melhor assim”.

Nascido em 1997 na cidade francesa de Vernón, Dembélé é filho de pai malinês e mãe senegalesa. Iniciou sua vida futebolística em 2004, aos sete anos, no Évreux e se desenvolveu até 2010, quando se transferiu para o Rennes, clube no qual iniciaria sua carreira como profissional.

Sua estreia aconteceu no dia 6 de setembro de 2014, aos 17 anos, no time B do Rennes, em uma divisão inferior francesa, contra o time B do Guingamp, entrando aos 33 do segundo tempo, em vitória de 2 a 0 de seu time. Já seu primeiro gol veio pouco depois, no dia 9 de novembro, em triunfo de 6 a 1 sobre o Laval, no mesmo torneio. Foram 18 jogos e 13 gols na temporada 2014/2015.

Ao final do ano, o jovem tinha propostas de equipes maiores, mas sua mãe o convenceu a ficar no Rennes. Fatimata Dembélé, por sinal, é a maior incentivadora da carreira do filho e o acompanha por todos os lugares – semelhante ao caso do brasileiro Gabriel Jesus e dona Vera.

No começo da temporada 2015/2016, após quatro jogos no time B, teve sua primeira chance no time principal. Em 6 de setembro de 2015, já com 18 anos, fez sua estreia na Ligue 1, a primeira divisão francesa. Entrou nos últimos quatro minutos da vitória de 2 a 0 sobre o Angers, no lugar do polonês Grosicki. Dois meses depois, no dia 22 de novembro, marcou seu primeiro gol pelo time principal, no empate em 2 a 2 com o Bordeaux.

Dembélé fez 26 jogos e 12 gols no Campeonato Francês de 2015/2016 e se tornou o jogador mais jovem na história do torneio a atingir a marca de 10 gols. Naquele ano, o Rennes ficou na oitava colocação. Era hora de alçar voos maiores e a escolha foi pelo Borussia Dortmund, por 15 milhões de euros, com bônus que poderiam chegar até 52 milhões de euros.

A escolha pelo Borussia se deu mais pelo estilo de jogo da equipe do que por valores. Real Madrid, Barcelona, Leicester City queriam o atleta, que escolheu o time alemão para se destacar em mais uma temporada. Ele, de fato correspondeu: fez dez gols em 49 jogos pelo tradicional clube alemão.

Futuro da seleção francesa

Com passagem por todas as categorias de base da seleção francesa, Dembélé é importante jogador da nova geração, que tenta chegar à Copa de 2018, na Rússia. Ele já fez sete jogos pela seleção principal, com quatro vitórias, dois empates e apenas uma derrota.

No último jogo, em triunfo de 3 a 2 sobre a Inglaterra, marcou seu primeiro gol pelo time, o da vitória, mesmo com um jogador a menos. Nos próximas Copas, deve formar com Kylian Mbappé, revelação de 18 anos do Monaco, o ataque do time.