Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chapecoense leva gol no fim e perde título no Japão

Urawa Red Diamonds venceu por 1 a 0 e levou o título da Copa Suruga

A Chapecoense perdeu nesta terça-feira a chance de conquistar um título inédito, o da Copa Suruga, no Japão. Em uma partida de baixo nível técnico, a equipe catarinense levou um gol de pênalti, aos 49 minutos do segundo tempo, e foi superada pelo japonês Urawa Red Diamonds por 1 a 0, em Saitama.

O Urawa apresentou mais organização tática e controlou o primeiro tempo. No complemento, a Chapecoense teve mais chances de gol, mas foi derrotada graças a um pênalti cometido pelo zagueiro Douglas Grolli, em lance muito contestado pelos brasileiros. O capitão Yuki Abe marcou e deu o título ao time da casa.

A Chapecoense se garantiu na disputa da Copa Suruga após ser declarada campeã da Copa Sul-Americana de 2016 pela Conmebol depois da tragédia aérea que provocou a morte de 71 pessoas quando a equipe seguia para a disputa da final com o Atlético Nacional, na Colômbia. Já o Urawa Red Diamonds conquistou no ano passado o título da Copa da Liga Japonesa, que também dá vaga para o torneio.

Veja também

Antes da Chapecoense, outros dois clubes brasileiros participaram da Copa Suruga: o Internacional, que levou a taça da competição amistosa em 2009, e o São Paulo, derrotado em 2013. Além disso, esta foi a sexta vez em dez edições que a taça ficou com um time do Japão.

Agora, após a passagem pela Europa e pelo Japão, a Chapecoense retornará ao Brasil e jogará no próximo domingo, no Allianz Parque, contra o Palmeiras, em duelo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe catarinense está na zona de descenso, na 17ª posição, com um jogo a menos do que os concorrentes.

(com Estadão Conteúdo)