Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasileiro de 2016 já teve 55 estrangeiros em campo

Torneio de 2016 é o com mais gringos na história

Em levantamento feito pelo site Ogol, o Brasileiro de 2016 já teve 55 jogadores estrangeiros em campo. E, por conta disso, tornou-se o Brasileiro com mais estrangeiros na história da competição.

O torneio anterior com mais estrangeiros fora o de 2014, com 53 estrangeiros em campo. A evolução do número de estrangeiros veio com a evolução do torneio por pontos corridos. No primeiro, em 2003, apenas oito estrangeiros estiveram na disputa.

Na edição deste ano, o clube que mais utilizou estrangeiros foi o Cruzeiro, com nada mais do que oito jogadores de outros países. Já o São Paulo usou seis, mas deve alcançar o Cruzeiro, visto que contratou outros dois neste janela: Buffarini e Chávez.

Em contrapartida, a Ponte Preta não usou nenhum jogador estrangeiro no torneio e sem gringos no elenco, deve terminar o torneio assim. Já Fluminense, América-MG e Atlético-PR também não usaram estrangeiros, mas tem jogadores no elenco e podem fazer estreias até o fim da competição.

Os argentinos são maioria no torneio. Até o momento, 18 jogadores do país entraram em campo, com Centurión, do São Paulo, em primeiro, com 14 partidas até o momento. E o argentino é o estrangeiro com mais partidas, ao lado do uruguaio De Arrascaeta, do Cruzeiro.

A Colômbia aparece em segundo, com 10 jogadores em campo no torneio. Os paraguaios vêm em terceiro, com sete jogadores, seguido de chilenos, equatorianos e uruguaios, com quatro cada; peruanos e venezuelanos, com dois. Por fim, Bolívia, Camarões, Costa Rica e Turquia têm um jogador cada.

E os jogadores se destacam na disputa da Bola de Prata. Até recentemente, Cazares liderava a Bola de Ouro, mas perdeu a liderança por não ter o mínimo de partidas. Até por isso, PLACAR criou o prêmio para o melhor estrangeiro. Veja abaixo os líderes.

ESTRANGEIROS NA BOLA DE PRATA

Pos.

Jogador

Clube

Posição

Média

Jogos

Nacionalidade

Gatito
Fernández

Figueirense

Goleiro

6,09

11

Paraguaio

De
Arrascaeta

Cruzeiro

Meia

5,93

14

Uruguaio

Romero

Corinthians

Atacante

5,90

10

Paraguaio

Lugano

São
Paulo

Zagueiro

5,70

10

Uruguaio

Joel

Santos

Atacante

5,70

10

Camaronês

Erazo

Atlético-MG

Zagueiro

5,50

8

Equatoriano

Lucas
Romero

Cruzeiro

Volante

5,44

9

Argentino

Mancuello

Flamengo

Meia

5,38

8

Argentino

Balbuena

Corinthians

Zagueiro

5,30

10

Paraguaio

10°

Centurión

São
Paulo

Atacante

5,29

14

Argentino