Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Brasil vence Japão com participação do árbitro de vídeo

Primeiro gol brasileiro veio com pênalti, marcado com ajuda do VAR

Com algumas participações do árbitro de vídeo, o Brasil venceu o Japão por 3 a 1 na manhã desta sexta-feira, em Lille, na França, no penúltimo amistoso preparatório antes do sorteio para a Copa do Mundo de 2018. Danilo, Jemerson, Thiago Silva, Giuliano e Willian foram testados no time titular.

Com nove minutos o Brasil abriu o placar graças ao árbitro de vídeo. Um jogador japonês segurou Fernandinho na área em cobrança de escanteio favorável aos brasileiros, mas o juiz não viu. Após consultar o vídeo, marcou pênalti que foi convertido por Neymar, que chegou a oito gols contra os japoneses pela seleção em quatro jogos.

Aos 16 Neymar teve a chance de ampliar em novo pênalti, dessa vez cometido em cima de Gabriel Jesus. Kawashima defendeu e mandou para escanteio. Após a cobrança, a defesa japonesa rebateu mal e Marcelo, da entrada da área, acertou um chute no ângulo do goleiro, marcando o segundo. O terceiro veio aos 35, após ótima troca de passes da seleção. Danilo cruzou e a bola chegou limpa para Gabriel Jesus, que na pequena área completou para o gol.

Na segunda etapa, Cássio, Alex Sandro, Douglas Costa, Diego Souz, Taison e Renato Augusto ganharam chance e o árbitro de vídeo voltou a entrar em ação, dessa vez contra o Brasil. Aos 10 minutos, Neymar deixou a mão na cara de um adversário e recebeu o cartão amarelo após a consulta do árbitro.

O Japão criou alguns lances de perigo durante o jogo, como aos 28 do primeiro tempo, em que Yoshida cobrou uma falta no travessão. No segundo tempo, a equipe foi superior ao Brasil em muitos momentos e chegou ao gol no minuto 17, com Makino, que subiu mais que Jemerson e marcou de cabeça, após cobrança de escanteio. Aos 39, os japoneses marcaram outro gol de cabeça, que foi anulado por impedimento.

Na próxima terça-feira, a seleção brasileira enfrenta a Inglaterra em Londres, às 18 horas (de Brasília). Esse será o último amistoso do time antes do sorteio que define os grupos da próxima Copa do Mundo.