Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Atlético de Madri vence Liverpool nos pênaltis e fatura Audi Cup

Tradicional torneio amistoso foi vencido pela segunda ver por um clube espanhol

O Atlético de Madri conquistou o título da Copa Audi nesta quarta-feira ao vencer o Liverpool na disputa por pênaltis. A vitória no torneio, que acontece a cada dois anos em Munique, na Allianz Arena, veio após empate por 1 a 1 no tempo normal e triunfo por 5 a 4 nas penalidades.

Esta é a segunda vez que o título da Copa Audi fica com um clube espanhol, em cinco edições disputadas. Em 2011, o Barcelona faturou o troféu ao vencer o Bayern de Munique na semifinal. Aquela foi a primeira edição com um clube brasileiro, o Internacional, que ficou em terceiro. Nas outras três ocasiões, em 2009, 2013 e 2015, o título ficou com os donos da casa, o Bayern. Em 2013, o São Paulo jogou foi o quarto e último colocado.

O jogo

Melhor no primeiro tempo, o Atlético fez 1 a 0 com um belo gol aos 32 minutos. Após troca de passes no ataque, Vrsaljko recebeu lançamento pela direita e tocou no meio para Ángel Correa, que finalizou à queima-roupa. Ward fez grande defesa e a bola ainda tocou no travessão, e Keidi Bare cabeceou para a rede.

Na etapa final, o Liverpool foi para cima. Quando parecia que a vitória seria espanhola, os ingleses chegaram ao empate aos 37, com gol brasileiro. Origi recebeu na área e finalizaria para o gol, mas foi calçado por Gabi. O árbitro marcou pênalti, que Firmino bateu com categoria.

Nos pênaltis, o Atlético acertou todas, com Griezmann, Fernando Torres, Gabi, Gaitán e Filipe Luis, enquanto pelo Liverpool, Firmino, Origi, Kent e Grujic converteram suas cobranças, mas Moya defendeu a segunda cobrança, de Henderson, e garantiu o título ao time espanhol.

Antes de derrotar o Liverpool na final, o Atlético havia passado pelo Napoli, por 2 a 1, na semifinal. Já o time inglês derrotara o Bayern de Munique por 3 a 0. Na decisão do terceiro lugar, mais cedo nesta quarta, os alemães voltaram a decepcionar, perdendo para o Napoli por 2 a 0 e ficando na última posição.

(com Estadão Conteúdo)