Após cinco anos, Mazembe volta ao Mundial de Clubes

Clube foi campeão africano de 2015

Velho conhecido dos brasileiros, especialmente dos torcedores do Internacional, o Mazembe volta a disputar o Mundial após cinco anos. A última vez em que isso aconteceu foi no ano de 2010, justamente quando eliminou o Inter na semifinal do torneio.

O Mazembe chegou ao Mundial ao vencer a Liga dos Campeões da África. O clube do Congo venceu o USM Alger, da Argélia, na final. Após ter vencido por 2 x 1 na Argélia, o clube congolês venceu em casa por 2 x 0, com gols de Samata aos 31 e Assale aos 49 do segundo tempo, ficando com o título.

O clube chega ao Mundial de Clubes pela terceira vez na história. Na primeira, em 2009, o time africano perdeu nos Emirados Árabes Unidos na semifinal, com derrota de 1 x 2 para o Pohang Steelers, da Coreia do Sul. Na disputa do quinto lugar, perdeu para o Auckland City-NZL por 2 x 3.

No ano seguinte, em 2010, foi o primeiro clube não sul-americano ou europeu a chegar à final do Mundial. Venceu o Pachuca-MEX nas quartas de final por 1 x 0, o Internacional na semifinal por 2 x 0 e foi derrotado para a Internazionale-ITA na decisão por 0 x 3.

Agora, cinco anos depois, o clube volta a disputar o Mundial e enfrenta, nas quartas de final, o vencedor do jogo entre Auckland City-NZL e o campeão japonês. Caso passe, enfrenta o River Plate-ARG na semifinal.