Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

A vingança de Asensio: xodó do Real foi esnobado pelo Barcelona

Catalães deixaram de contratar seu algoz na final da Supercopa por se negar a pagar antecipadamente "meros" 2 milhões de euros

Está nascendo um novo ídolo do Real Madrid. Com apenas 21 anos, o atacante espanhol Marco Asensio  se tornou um dos xodós do técnico Zinedine Zidane e da torcida madridista e mostrou ter estrela: só em 2017, marcou na final da Liga dos Campeões, diante da Juventus, em maio, e nos dois jogos da Supercopa da Espanha, diante do Barcelona, o último nesta quarta-feira. Seu sucesso é muito mais doloroso para os catalães por um motivo: Asensio, por muito pouco, não foi jogar no Camp Nou.

O clube catalão, que gastou 40 milhões de euros na contratação de Paulinho nesta temporada, ficou sem o promissor atacante canhoto por se negar a pagar antecipadamente “meros” 2 milhões de euros. Aos 17 anos, Asensio atuava pelo Mallorca, clube de sua cidade natal, e já estava na mira do Barcelona, por meio do agente Horacio Gaggioli, que havia trazido Messi da Argentina para o clube.

Os catalães ofereceram 2,5 milhões de euros no ato, com um extra de 2 milhões de euros caso o atleta jogasse a primeira divisão espanhola. O Mallorca queria 4,5 milhões de euros no ato e não aceitou negociar. Nesse momento, o Real Madrid entrou na jogada, pagou o valor no ato e levou o jogador por 3,9 milhões de euros, deixando-o permanecer na equipe do Mallorca até o final daquela temporada 2014/2015.

Asensio, filho de mãe holandesa, tem o nome Marco em homenagem ao ex-craque holandês, Marco Van Basten, e sempre foi um torcedor do Real Madrid, além de ser fã de Zidane, quando jovem. Segundo seu agente, Gaggioli, a proposta do Real era mais benéfica esportiva e financeiramente ao jogador, o que facilitou o “chapéu” dado pelo time da capital espanhola.

Desde niño he soñado con partidos como el de mañana. ¡Nos vemos en el Bernabéu! #ElClásico #HalaMadrid

A post shared by Marco Asensio (@marcoasensio10) on

Na conquista da Supercopa da Espanha, pelo Real Madrid em 2017, Asensio marcou o terceiro gol na vitória de 3 a 1 do Real, na Catalunha, e fez o primeiro, em novo golaço na partida de volta.

Na última temporada, o jogador esteve nos dois jogos contra o Barcelona no Campeonato Espanhol, sem grande destaque. Na temporada 2016/2017, a primeira pelo Real, disputou duas finais e marcou em todas. A primeira foi a Supercopa da Europa de 2016, contra o Sevilla, com vitória de 3 a 2 do clube, com um gol do jovem atacante. A outra, foi na final da Liga dos Campeões, em goleada de 4 a 1 sobre a Juventus, em que marcou o quarto gol.

Futuro da seleção espanhola

Campeão europeu sub-19 em 2015 e vice-campeão europeu sub-21 em 2017 sendo eleito o Chuteira de Prata, segundo melhor jogador do torneio, Asensio é também um dos grandes nomes do futuro da seleção espanhola.

Pelo time principal foram três jogos. Além dos amistosos contra Colômbia e Bósnia e Herzegovina, o jogador participou da goleada de 8 a 0 sobre Liechtenstein, nas Eliminatórias para a Copa do Mundo.

Partido importante. ¡Vamos, España! 💪🏽🇪🇸 #U21EURO

A post shared by Marco Asensio (@marcoasensio10) on

Debutante de sucesso

Asensio também se destaca pelos gols que marca em estreias com a camisa do Real Madrid. Veja abaixo a lista:

09/08/2016 – Real Madrid 3 x 2 Sevilla – Supercopa da Europa (marcou em sua estreia pelo Real Madrid e seu primeiro jogo na Supercopa europeia)
21/08/2016 – Real Sociedad 0 x 3 Real Madrid – Campeonato Espanhol (marcou em seu primeiro jogo pelo Real Madrid no Campeonato Espanhol)
18/10/2016 – Real Madrid 5 x 1 Legia Varsóvia – Liga dos Campeões (marcou em seu primeiro jogo pelo Real Madrid na Liga dos Campeões)
26/10/2016 – Cultural Leonesa 1 x 7 Real Madrid – Copa do Rei (marcou dois gols em seu primeiro jogo pelo Real Madrid na Copa do Rei)
13/08/2017 – Barcelona 1 x 3 Real Madrid – Supercopa da Espanha (marcou em seu primeiro jogo pelo Real Madrid na Supercopa da Europa)